Com base em estudos sobre o cérebro humano o neurobusiness auxilia na otimização dos processos da sua empresa
O
cérebro é a principal ferramenta de um empreendedor, é através dele que
decisões importantes para o futuro da empresa são tomadas e inovações são
implementadas em um negócio, assim, entender como ele funciona é essencial para
saber usá-lo da melhor forma, para, para isso existem um ramo da neurociência
voltado especificamente para a compreensão do comportamento do cérebro no meio
empresarial, o neurobusiness.
O
que é o neurobusiness
O
neurobusiness é um campo derivado da neurociência que compreende diversas
outras áreas da ciência como neurogestion, neuroeconomia, neuromarketing,
dentre outros.
Seu
principal objetivo é entender como o cérebro funciona no meio empresarial e
como usar a compreensão desses processos para melhorar a produtividade e
assertividade do trabalho, auxiliando na otimização e crescimento do negócio.
O
uso do neurobusiness por empresas tem se popularizado cada vez mais por
estimular a criatividade e ajudar a implementar ações estratégicas na empresa.
Áreas
da ciência que compõem o neurobusiness
O
neurobusiness utiliza conhecimentos de diversas áreas para entender o cérebro
no mundo dos negócios, é o que explica o estudo “Neurobusiness e sua aplicação como forma de otimizar o seu
negócio”, liderado pelo PhD neurocientista Dr.
Fabiano de Abreu Agrela, e publicado pela Revista Multidisciplinar de
Ciência Latina.
De
acordo com o estudo, algumas das áreas que compõem o neurobusiness são:
Neuroeconomia, neurocontabilidade, neuromarketing, neurosales, neuromanagement
e neuroliderança.
Conheça
um pouco mais sobre elas:
Neuroeconomia
É
um campo interdisciplinar que busca compreender o processo de tomada de
decisões e entender seu funcionamento em situações de risco, preferências
pessoais e o impacto de pressões externas nesse processo.
Neurocontabilidade
“Estuda
o indivíduo, a tomada de decisões financeiras, como ele recebe informações
contábeis e como você decide investi-las", afirma o artigo.
Neuromarketing
Utiliza
a neurociência para otimizar estratégias de marketing com base no entendimento
do comportamento dos consumidores, podendo definir também os impactos
emocionais do produto.
Neurosales
Busca
entender como funciona o cérebro dos consumidores e como estimulá-los a
comprar.
“As
neurosales são um campo abrangente e complementar de neuromarketing. É possível
mapear o comportamento dos potenciais clientes, descobrir quais produtos eles
têm maior capacidade de venda, tendências e até mapear o perfil de cada
candidato para vendedor”.
Neuromanagement
Consiste
na utilização da neurociência na gestão de negócios e na compreensão do
processo de tomada de decisões no ambiente organizacional.
Neuroliderança
Ramo
da neurociência que busca auxiliar na gestão de pessoas através do uso de
técnicas da neurociência, identificando métodos mais eficazes para um líder
utilizar com sua equipe.
“É a aplicação de estudos neurocientíficos sobre comportamento de líderes, sua maneira de pensar, seu relacionamento com gestores, parceiros e concorrentes, e sua forma para tomar decisões sob pressão”.
“A
neurociência veio para mostrar o caminho para o mundo executivo. Ele pode
estimular o resultados usando o neurobusiness como fonte de conhecimento,
criando novos técnicas e abordagens, delineando a tomada de decisões, apesar
de toda a excitação, temos que ter em mente que este é um trabalho diário, não
uma fonte de eventos milagrosos" ressalta o artigo.
Com
base nos estudos sobre neurobusiness, o Dr. Fabiano de Abreu lançará um curso
este ano com conceitos próprios para auxiliar empreendedores na aplicação do
neurobusiness, o curso será lançado pela Logos University Internacional nos
Estados Unidos e em parceria com universidades da américa latina também será
produzido em português e espanhol no Brasil, Bolívia, Espanha e México.
“Realizei um
estudo com base nos melhores artigos e acrescentei métodos próprios [...] Para
o curso não só foram acrescentadas e aprimoradas técnicas, como também todos os
módulos do curso são baseados em artigos científicos publicados.”
Acrescenta Dr. Fabiano.
Dr.
Fabiano de Abreu Agrela, - PhD em
neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também
tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em
neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH),
Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de
Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da
Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da
Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências
do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da
UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil,
investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da
APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário