Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Estudo genético fornece evidências de que o álcool acelera o envelhecimento biológico

 

Os efeitos a curto prazo do consumo excessivo de álcool são bem conhecidos, mas até agora não se tem certeza se o álcool também acelera o processo de envelhecimento. 

Tradicionalmente, investigar isso tem sido um desafio devido à falta de métodos confiáveis ​​para medir o envelhecimento biológico. Além disso, não ficou claro a partir de estudos observacionais se o álcool era a verdadeira causa de qualquer efeito ou se estava ligado a outros fatores, como status socioeconômico. 

Hoje, pesquisadores da Oxford Population Health publicaram resultados de uma nova análise genética que sugere que o álcool acelera diretamente o envelhecimento ao danificar o DNA nos telômeros. Os resultados são publicados na Molecular Psychiatry. 

Os telômeros são sequências repetitivas de DNA que cobrem o final dos cromossomos, protegendo-os de danos. O comprimento dos telômeros é considerado um indicador de envelhecimento biológico, uma vez que 50-100 bases de DNA são perdidas cada vez que uma célula se replica. Uma vez que os telômeros se tornam muito curtos, as células não podem mais se dividir e podem até morrer. Estudos anteriores associaram comprimentos mais curtos de telômeros a várias doenças relacionadas ao envelhecimento, incluindo doença de Alzheimer, câncer e doença arterial coronariana. 

Nesta análise, os pesquisadores investigaram a associação entre a ingestão de álcool e o comprimento dos telômeros em mais de 245.000 participantes no Biobank do Reino Unido. Eles usaram uma abordagem genética chamada Randomização Mendeliana (MR), a primeira vez que isso foi aplicado para investigar os efeitos do álcool no envelhecimento. Este método usa “proxies genéticas” para prever o nível de exposição para cada participante. 

Para este estudo, os pesquisadores usaram variantes genéticas que já foram associadas ao consumo de álcool e distúrbios do uso de álcool em estudos de associação genômica em larga escala. 

Para complementar a análise de RM, os pesquisadores também realizaram uma avaliação observacional, com base no consumo de álcool semanal autorrelatado pelos participantes no recrutamento. 

Na análise observacional, houve associação significativa entre alto consumo de álcool e menor comprimento dos telômeros. Comparado com beber menos de 6 unidades de álcool por semana (cerca de dois copos grandes de vinho de 250 ml), beber mais de 29 unidades por semana (cerca de dez copos de 250 ml de 14% de álcool por volume de vinho) foi associado a idade entre um e dois anos de mudança relacionada ao comprimento dos telômeros. 

Indivíduos que foram diagnosticados com um transtorno por uso de álcool tiveram comprimentos de telômeros significativamente mais curtos em comparação com os controles, equivalente a entre 3 e 6 anos de mudança relacionada à idade. 

Um aumento de 10 unidades para 32 unidades por semana foi associado ao equivalente a 3 anos de envelhecimento. 

No entanto, a associação entre o consumo de álcool geneticamente previsto e o comprimento dos telômeros foi significativa apenas para aqueles que bebiam mais de 17 unidades por semana. Isso sugere que uma quantidade mínima de consumo de álcool pode ser necessária para danificar os telômeros. 

A maioria dos participantes eram bebedores atuais, com apenas 3% nunca bebedores e 4% bebedores anteriores. 51% eram homens, 49% eram mulheres e a idade média era de 57 anos. 

A líder do estudo, dra. Anya Topiwala, da Oxford Population Health, diz que "essas descobertas apoiam a sugestão de que o álcool, particularmente em níveis excessivos, afeta diretamente o comprimento dos telômeros. Nossos resultados fornecem outra informação para médicos e pacientes que buscam reduzir os efeitos nocivos do excesso de álcool. Além disso, a dose de álcool é importante -- até mesmo reduzir o consumo de álcool pode trazer benefícios". 

De acordo com a equipe de pesquisa, um potencial mecanismo biológico para explicar a influência do álcool no comprimento dos telômeros é o aumento do estresse oxidativo e da inflamação. O processo que decompõe o etanol no corpo pode produzir espécies oxidativas reativas que danificam o DNA e reduzem os níveis de compostos antioxidantes que protegem contra o estresse oxidativo. 

O dr. Richard Piper, diretor executivo da Alcohol Change UK, diz que eles "recebem todas as pesquisas sobre os efeitos do álcool no corpo humano. Este estudo em particular mostra ligações claras entre o consumo de álcool e envelhecimento, e aponta para uma possível ligação entre álcool e Alzheimer. Os pesquisadores são transparentes de que este estudo não prova um nexo causal, mas também fazem um caso bem argumentado sobre o provável mecanismo biológico. Em geral, há um corpo cada vez maior de ciência mostrando como, exatamente, o álcool causa tantos problemas de saúde e tantas mortes prematuras". 

 

Rubens de Fraga Júnior é professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e é médico especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 

Fonte: A. Topiwala et al, Alcohol consumption and telomere length: Mendelian randomization clarifies alcohol's effects, Molecular Psychiatry (2022). DOI: 10.1038/s41380-022-01690-9

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados