Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Cannabis medicinal: uma aliada em tratamentos odontológicos

Os ativos são aliados para diversas problemas, incluindo as psicossomáticas 

 

Atualmente, a cannabis medicinal é utilizada no tratamento de diversas patologias e pode ser eficaz para auxiliar em tratamentos odontológicos. Os ativos podem ser usados para controle de ansiedade pré-atendimento e para quadro de sintomatologia dolorosa, seja ela neurológica, articular ou nos dentes. Além disso, são funcionais para relaxamento muscular, controle ou indução de sono, cicatrização, entre outros.

Para Fabrízio Postiglione, CEO da Remederi, farmacêutica brasileira que promove qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal, é fundamental que cada vez mais os profissionais da saúde entendam os benefícios da planta. “São elementos naturais aliados no tratamento de diversas patologias”, ressalta.

Na odontologia, o processo para iniciar o tratamento consiste em uma consulta, onde é feita uma análise detalhada do histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente, além de exame clínico da cavidade oral, assim como outras estruturas da cabeça e pescoço. A partir disso, todo o direcionamento e orientação são passados para o paciente adquirir o medicamento, bem como o acompanhamento do profissional para o ajuste da dose.

De acordo com a dentista Monique Xavier de Sousa, é uma alternativa para pacientes fóbicos e os que precisam melhorar o condicionamento frente ao medo e ao estresse causados pelas consultas. “É comprovado que a odontofobia - medo de dentista -, pode agravar quadros de outras doenças como hipertensão, cardiopatias, dentre outras, somente pelo fato do paciente ir ao consultório”, explica.

Os ativos são considerados aliados, principalmente, em casos de bruxismo e patologias de origem psicossomática, onde existe controle, e não a cura. Por isso, a dependência de medicamentos convencionais é comum nessas situações. “A cannabis é uma excelente alternativa terapêutica para a substituição ou redução desse consumo que, na maioria das vezes, não está tratando a raiz do problema de fato”, ressalta Monique. 

Em linhas gerais, a cannabis pode ser prescrita para todos, em qualquer fase da vida, desde que possua um tratamento individualizado, avaliando os riscos e benefícios,  idade, indicação e patologia. Além dos benefícios descritos, a planta equilibra o sistema endocanabinóide, e consequentemente, proporciona qualidade de vida.

 

 Remederi - farmacêutica brasileira, com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal. Com qualidade e produtos certificados, produzidos com selo GMP (de boas práticas de fabricação) e ISO 17065, oferece às pessoas acesso à terapia canabinóide, de forma simples, segura e fácil.  A empresa possui também o Instituto de Ensino e Pesquisa Remederi, que promove cursos com objetivo de educar profissionais da saúde a respeito de medicamentos à base de canabidiol. Com sede em São Paulo, atualmente conta com um time de mais de 25 colaboradores e prestadores de serviços. Mais informações nos canais sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube; e no site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados