Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Cinco dicas para melhorar a amamentaçã

MAM Baby, especialista em bebês, promoveu bate-papo com orientações para tornar a experiência do aleitamento materno mais confortável e segura


O Agosto Dourado é conhecido como um período de visibilidade do aleitamento materno. Além de celebrar esse momento único de conexão, a iniciativa pretende promover a troca de informações sobre o tema. Pensando nisso, a MAM Baby, marca especialista em bebês, realizou na quarta-feira, 24, uma live sobre amamentação com a consultora de aleitamento Tatiane Capelasso e a influenciadora Samantha Marçal. 

Na conversa, Samantha, mãe do Vicente, de quatro meses, expôs algumas dúvidas próprias e apresentou perguntas enviadas por seguidores, que foram esclarecidas pela Tatiane. Dessa forma, dicas para melhorar a amamentação foram oferecidas, a fim de ajudar mulheres gestantes a se preparar e também tornar o processo mais confortável e seguro para as mães e os bebês. 

Uma das dúvidas mais registradas foi sobre como evitar fissuras na mama. A especialista reforçou que, em vez de recorrer às inúmeras indicações de cremes e pomadas, que devem ser evitadas, a melhor prevenção possível é adotar a pega correta do bebê. Outras dicas estão descritas abaixo, e o bate-papo completo está disponível no link


Bombas extratoras para auxiliar na produção de leite

O uso das bombas extratoras é indispensável, principalmente para as mães que têm necessidade de passar alguns períodos longe do bebê. A utilização de produtos como a Bomba Tira-Leite Elétrica 2 em 1 da MAM pode auxiliar – e muito – na manutenção da lactação. O processo também pode ser útil para aliviar a mama de mulheres que produzem muito leite, já que o peito, quando muito cheio, pode até mesmo atrapalhar o processo de amamentação. 


Estimular a produção de leite antes de o bebê nascer pode ser prejudicial à saúde

Durante a live, a consultora explicou que a mama não é um estoque de leite, mas, sim, uma fábrica, cuja produção é feita de acordo com a demanda. Com isso, não é necessário se preocupar com a lactação antes de o bebê nascer, pois o corpo entende que a produção ainda não é necessária. Nesse período, o estímulo pode criar fissuras, mastite e, em casos mais graves, até resultar em um parto prematuro. 


Buscar uma consultora de amamentação é um excelente investimento

A melhor ferramenta para prevenir reveses durante a amamentação é o conhecimento, e essas informações valiosas podem ser passadas para a nova família por uma consultora que tenha vivência, entenda melhor o processo e possa orientar a mãe na busca da melhor experiência de aleitamento. O ideal é entrar em contato com a profissional antes mesmo da chegada do bebê, para que a mulher esteja mais preparada para o início da amamentação. 


Envolver a rede de apoio no processo é imprescindível

É importante que ambos os cuidadores sejam inseridos nos bate-papos com a consultora de amamentação e entendam as melhores práticas para o período. Apesar de não conseguir oferecer leite à criança, o pai pode ajudar de diversas formas, como colocar o bebê para arrotar após a amamentação e permitir que a mãe descanse e/ou cuide de outras tarefas. 

Quem ocupa a figura paterna tem a missão de resguardar a mulher. É necessário que outras preocupações da rotina, como abastecimento da despensa e da geladeira e cuidados com a casa, estejam em ordem para que a mãe possa se dedicar, com exclusividade, à amamentação. 


Manter a calma

A rede de apoio também entra em cena nesse ponto, pois deve garantir o bem-estar da mulher, cuidando da sua saúde física e, principalmente, mental, nesse período de dedicação ao bebê. Altos níveis de estresse podem causar diversos problemas para a experiência da maternidade, e até mesmo interromper a produção de leite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados