Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Caos On Canvas monta exposição interativa com 18 instalações na Casa da Rosas

 Sob curadoria de Didu Losso e Sergio Scaff, projeto de arte urbana completa 10 anos da 1a edição, desta vez sob a temática do meio ambiente e as cidades.


Fotografias de Lucas Lenci são suporte para intervenções de artistas brasileiros e internacionais e ficam de 01 a 30 de setembro em São Paulo, com entrada gratuita.

 

Gilberto Salvador

Celebrando dez anos da sua primeira edição, o projeto Caos On Canvas retorna ao circuito agora ainda mais potente e diverso. Com edições anteriores ligadas às temáticas do surf e skate, Didu Losso, idealizador do projeto, elegeu o Meio Ambiente e as Cidades como fio condutor para as intervenções sob fotografias. A exposição fica aberta ao público de 01 a 30 de setembro no jardim da Casa das Rosas (SP) com entrada gratuita, depois segue viagem para o interior do estado.

Dezoito artistas, brasileiros e estrangeiros, sob curadoria de Didu Losso e Sergio Scaff, foram convidados para a empreitada de produzirem arte sobre fotografias impressas em telas, captadas pelo renomado fotógrafo Lucas Lenci. As imagens, como um conjunto, passeiam por paisagens que propõem lugares de encontro entre o meio ambiente e as cidades no Brasil e mundo afora.

Sobre as imagens, bordados, acrílico, spray, plástico e muita tinta carregam ainda mais as cenas de sentido e convidam o espectador a refletir sobre os caminhos possíveis de convivência entre os dois meios - natural e inorgânico. Uma camada de realidade aumentada permite ainda que, direcionando a câmera do celular para a obra, o visitante possa ver a fotografia original, antes das intervenções.

Fernanda Eva
A montagem ganha peso extra pelo projeto expográfico, que evolui o conceito da exposição, anteriormente de pintura sobre fotografia para um novo momento, com uma grande instalação, composta por 18 fotografias expostas dentro de esculturas de metal que se assemelham a mini containers juntamente com 4 painéis inspirados também em portas de containers. À base de metais, os materiais ajudam a compor a percepção de contraponto entre o orgânico e industrial, ao mesmo tempo que circundam sem interferir na percepção das obras. “Caos On Canvas traz no cerne as premissas de ser coletivo, instigante e radical. O que antes era por meio dos esportes, agora aprofundamos o diálogo para jogar luz no tema das cidades e suas interferências no meio ambiente”, explica Didu Losso, idealizador, curador e também um dos artistas do projeto. “Dentro disso, nada mais natural que o time de artistas convidados também seja diverso, de variados suportes e linguagens, de diferentes lugares do globo, incluindo um coletivo de artistas com deficiência visual da Associação Laramara”, detalha.

São eles: Guto Lacaz, Gilberto Salvador, California Locos (Coletivo Californiano: John Van Hamersveld, Dave Tourjé e Nano Nobrega), Sandra Lapage, Tommy D Los Angeles, Soberana Ziza, Alessandra Rehder, Anna Guilhermina Baglioni, Fabio Haben, Paulo Pitombo & Ricardo Agapê (Coletivo Laramara), Felipe Innocente, Fernanda Eva, Karl Limbeck, Neno Ramos, Sandra Lapage, Skinny Dog, Tché Ruggi e William Baglione.

Itinerância

Após um mês de exposição na Casa das Rosas, a mostra segue para uma temporada de itinerância pelo interior de São Paulo.

Por fim, o cineasta Antônio Frugiuele comanda um documentário com imagens e entrevistas sobre o processo de criação, produção, exibição e viagens do projeto, que será lançado no final dessa turnê para fechar o projeto na cidade de São Paulo.

Histórico

Inspirada na teoria do caos e no álbum Chaos A.D do Sepultura que introduziram no cenário heavy metal inovações sonoras e estéticas, em 2011 Didu Losso criou o projeto Caos on Canvas, que é muito mais que uma exposição de arte uma vez que também promove ações sociais como a criação do “Beco da Fepa” em Jundiaí em 2019, uma iniciativa de revitalização da entrada da comunidade Fepasa juntamente com o Supermercado Tauste, Prefeitura e SESC da cidade.

A ideia da mostra é provocar artistas a criarem obras em fotografias impressas em canvas, ou seja, com a base de uma tela já iniciada, buscando misturar linguagens -- artes plásticas e fotografia -- e artistas de diversos estilos, especialmente buscando trazer para as telas a arte não usual a este suporte, como de grafiteiros, estilistas e tatuadores.

As duas primeiras edições tiveram a temática de esportes radicais, a primeira em 2012 -- o skate, e em 2016 o Surf, ambas com fotografias dos maiores nomes do esporte retratados, como Gabriel Medina, Bob Burnquist, Christian Hosoi, Adriano de Sousa, Tony Alva entre outros e grandes nomes da arte como mestre da pintura japonesa Kaoru Ito, o lendário tatuador Maurício Teodoro, o artista visual e líder da banda Rancid Tim Armstrong, um dos mais conceituados artistas de bordado dos Estados Unidos Tul Jutargate, os artistas com deficiência visual da Associação Laramara, entre outros.


Serviço

CAOS ON CANVAS

01 a 30 de setembro, jardim da Casa das Rosas (São Paulo)

Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Informações Casa das Rosas: (11) 3673-1883

Horário: Segunda a domingo, das 7h às 22h

Entrada gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados