Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Museu têxtil promove exposição virtual Beleza Intelectual com obras de 43 artistas de vários paíse


Mostra virtual em 360 graus faz um recorte da produção artística contemporânea de arte têxtil entre os anos de 2004 a 2022
 

 

Com a participação de 43 artistas de 18 nacionalidades, o Museu Têxtil inaugura no próximo dia 1 de setembro, a 2ª Exibição Virtual Internacional, intitulada “Beleza Intelectual”, que exibe um recorte da produção artística contemporânea de Arte Têxtil e Técnica Mista entre os anos de 2004 a 2022. São 116 trabalhos que cruzam Poética e Estética para dar forma às novas possibilidades de interação com a Arte e com a Cultura. 

Buscando, mais uma vez, criar um diálogo e promover o intercâmbio cultural e artístico entre o Brasil e outros países, a exposição com curadoria de Rodrigo Franzão proporciona ao espectador uma experiência única, visto que, com a chegada definitiva do Metaverso, é necessário se familiarizar com os mecanismos contemporâneos de interação com a realidade virtual, adaptando-se a um mundo análogo, que tenta replicar a realidade com foco na conexão social. 

Para introduzir a universalidade dos conceitos e expressões de arte presentes nas pesquisas, técnicas e estilos que são apresentados por Artistas Têxteis e de Técnicas Mistas, o curador Rodrigo Franzão, para esta 2ª Exibição Virtual Internacional, intitulada como “Beleza Intelectual”, insinua as referências do filósofo grego, Platão, e do crítico de arte, Harold Osborne, levando-nos a refletir sobre o nosso próprio processo de evolução e de transcendência. 

Caminho percorrido individualmente por cada admirador da arte. Trajetória fascinante, que nos escolta amigavelmente de forma receptiva a clarividência de que o conceito de beleza está, intimamente, ligado à transparência no processo em que o indivíduo manipula e se apropria da materialidade do mundo para desabrochar a sua evolução. Apropriação esta que aparentemente se frequenta no mundo das ideias; afluência de memória, afeto, experiência e beleza. 

A exibição virtual ficará em cartaz entre 1 de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023, podendo ser contemplada pelo link museutextil.com Com entrada franca, o ambiente virtual em 360º graus pode ser navegado pelos pontos existentes no chão do espaço expositivo. Clicando nestes pontos o espectador transita e interage com as obras de arte distribuídas ao longo de 3 andares, acessados por elevador ou por escada. É possível, também, obter as informações dos artistas e de seus trabalhos apenas clicando nas obras expostas.

 

SOBRE O CURADOR

 Rodrigo Franzão é artista visual e curador independente de Arte Têxtil, Técnica Mista e Arte Dimensional e Fundador do Museu Têxtil. Graduado em Letras pela Universidade São Marcos e Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Possui MBA em História da Arte e da Cultura Visual pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Psicopedagogia e Arteterapia pela Faculdade Paulista de Artes. Atualmente aprimora-se com a MBA em Museologia, Curadoria e Gestão de Exposições pela Universidade de Taubaté.

 

 

SOBRE O MUSEU TÊXTIL 

Instituído em 2020, o Museu Têxtil, se propõe a promover o intercâmbio cultural e artístico entre o Brasil e outros países, para mostrar acima de tudo a universalidade dos conceitos e expressões de arte presentes nas pesquisas, técnicas e estilos que são apresentados por Artistas Têxteis, de Técnicas Mistas e Artes Dimensionais. 

A proposta é divulgar o trabalho de artistas que utilizam estratégias têxteis como suporte em suas criações. Além de fomentar um ambiente de pesquisa, produção e exposição dessa manifestação cultural e forma de expressão artística. 

O Museu Têxtil leva em consideração a arte como um casamento entre o real e o utópico, assim, intenciona expor, por meio da enfática retórica autorreferencial de artistas de diferentes culturas, os alicerces que estruturam suas pesquisas artísticas, investigando o significado representacional pelo qual o artista usa os sentidos e fala aos sentidos para aludir um mundo físico tangível a qual o ser humano se estabelece.



SERVIÇO

2ª Exibição Virtual Internacional, intitulada como “Beleza Intelectual”

Data: De 01/08/22 a 28/02/23

Local:  Ambiente Virtual em 360 graus - www.museutextil.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados