Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Líder, pare de apagar incêndios

Você já ouviu falar que tempo é questão de prioridade?


Quando você passa o dia “apagando incêndios” em sua empresa, você, realmente, não vê o tempo passar, se estressa, fica exausto e, no fim do dia, tem aquela sensação de que não fez nada – sendo que correu o dia todo.

Acredite, você precisa criar uma rotina produtiva!

Sirlei Mendes, diretora do Evolua Treinamentos e Desenvolvimento Humano e master trainer, relata: “inicialmente, deve-se ter a intenção de ter essa rotina produtiva e, no caso do líder e/ou empresário, isso significa ter tempo para pensar estrategicamente nos negócios.”.

O “apagar incêndio” pode ocorrer de forma esporádica, afinal, eventualmente, pode acontecer. No entanto, imprevistos constantes representam falta de planejamento.

“Então, pare de dizer que você não tem tempo! Ao invés disso, planeje-se para o dia seguinte: anotando as tarefas e reservando um tempo para pensar na estratégia que levará você e a sua equipe a conquistarem coisas maiores”, complementa a especialista.

Outro ponto a se ressaltar é que você como líder, não precisa estar disponível para todos o tempo todo. Defina horários em que você não seja interrompido para fazer aquilo que demanda uma maior atenção, visto que, a improdutividade ocorre quando há muitas interrupções. Cada vez que para um raciocínio, perde-se tempo e ideias.

Por fim, vale mencionar a importância de ‘ensinar’, orientar a sua equipe com relação a produtividade e disciplina! Tanto você quanto sua equipe precisam levar isso a sério. Quando você faz reuniões de alinhamento, lembre-se de finalizar com o acordo de mudança de atitude, a partir de determinada data. Isso gera mudança e compromisso por parte do liderado.

Assim, como líder de uma equipe você precisa ter tempo para todas as suas atribuições, que incluem: reuniões de alinhamento, reunião de feedback, estabelecer metas estratégicas, analisar indicadores e mostrar resultados. Mas, definitivamente, “apagando incêndio” o tempo todo, você não terá resultados!

 

Evolua Treinamentos e Desenvolvimento Humano Ltda

Sirlei Mendes - Diretora e Master Trainer
evoluatreinamento.com.br
Instagram: @sirleimendestreinadora
Facebook: Sirlei Mendes Treinadora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados