O
preço médio dos itens comercializados nos supermercados e atacarejos em julho
fechou 1,2% acima de junho’22, aumento ligeiramente menor do que o observado em
junho contra maio (1,6%)
Depois de um começo de ano com alta aceleração dos repasses de
preços, notamos uma estabilização nas altas nos últimos meses. Arroz segue em
deflação, enquanto o Café e outras commodities tiveram desaceleração das altas.
Mas o Leite segue aumentando, atingindo o ápice de 72% de aumento versus julho
2021. O mês de julho teve performance de vendas superior à média
no ano (+ 12,7% vs 9,7%), sendo o mês com maior patamar de vendas. Esses dados
foram revelados pelo estudo mensal Radar Scanntech.
“Com esses dados, podemos afirmar que julho deu sinais positivos na desaceleração da queda em unidades vendidas e nas altas de preços”, afirma Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
De acordo com Priscila Ariani, depois da aceleração de preços observada em março/abril, compreendemos que os aumentos de preços estabilizaram em torno de 17% no acumulado de 12 meses. Seguem sendo altos repasses, mas pelo menos pararam de acelerar. “Arroz segue em deflação, enquanto o Café e outras commodities tiveram desaceleração das altas. Mas o Leite nos surpreende atingindo 72% de aumento versus julho 2021”.
Outro dado chamou a atenção no Radar Scanntech desse mês: o fluxo de pessoas nas lojas aumentou (+6,6% vs julho’21) e as unidades vendidas por tickets mantiveram o nível de retração da média do ano de -9,5% vs 2021, mantendo níveis de fluxo e unidades por ticket similares ao período de pré isolamento social.
O Radar Scanntech mostrou que os preços continuam subindo, mas com menor velocidade. O aumento do preço médio de julho versus junho parou em 1 comparado com 1,6% de junho versus maio.
Das
principais cestas que impulsionaram o aumento de vendas de unidades, as bebidas
se destacam com o maior crescimento (+3,9%) no mês de julho A cerveja é a
bebida com maior performance, com aumento de 14% no preço médio.
Apesar
do total das cestas retraírem as vendas, as categorias relacionadas a Praticidade,
Saudabilidade e Indulgência cresceram em unidades e, mesmo com
menores repasses de preço, impulsionam suas vendas em níveis superiores à média
das demais categorias.
Para
acessar a análise completa do Radar Scanntech de julho 2022, clique aqui.
Scanntech - plataforma de dados granulares e acionáveis, que
aumenta a eficiência do Varejo, orientando através de inteligência de mercado
decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de
ofertas e promoções de forma ágil e precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário