A rede 5G já é uma realidade. Sem dúvidas, esse era o momento mais aguardado pelo setor de telecomunicação – até porque, com a chegada de uma rede móvel integrada com recursos tecnológicos, ampliam-se as oportunidades de crescimento para as operadoras. Entretanto, em meio a toda empolgação, ainda existem obstáculos a serem superados nesse segmento.
O 5G vem com a promessa de fazer uma verdadeira
revolução na telecomunicação, deixando o setor ainda mais em evidência. Segundo
dados do IBGE, no último ano, foi registrado o avanço de 12,3% em Tecnologia da
Informação e Telecom (TIC) – resultado que, certamente, irá crescer ainda mais
com a chegada da nova rede.
Mesmo o momento sendo promissor, não há como deixar
de apontar os desafios ainda enfrentados no Brasil em relação a acessibilidade.
Afinal, o 5G oferta maior conectividade e velocidade de navegação, mas nem
todos possuem acesso à essa tecnologia revolucionária.
Outro ponto que merece destaque está no fato de que
a tecnologia embarcada nessa rede permite a conectividade entre diversos tipos
de aparelhos. Mas, vale ressaltar que o acesso a esses dispositivos com
capacidade de adaptação ainda é escasso, o que eleva o obstáculo das empresas,
que precisam avaliar em como suprir esses pontos de dificuldades.
É fato que as organizações têm o objetivo de
conseguirem a rentabilidade dos investimentos feitos. Porém, o sucesso da
aquisição do 5G como oferta de serviços dependerá de como as companhias irão
definir suas estratégias para obter lucratividade nas operações, levando em
conta esses desafios. Nesse processo, não há como descartar três pontos chaves
para as operadoras:
# 1 Estudo de mercado:
Considerando as disparidades de uma região para outra, é importante analisar
onde há um cenário promissor para investir para, a partir daí, traçar a
estratégia com foco nos resultados obtidos através desse reconhecimento
inicial.
# 2 Planejamento: Diferente
das demais, a rede 5G possui um valor ainda elevado, o que não dá margem para
falhas que podem impactar nos índices orçamentários. Então, é crucial ter um
planejamento contando quais serão os gastos e mão de obra, de modo que tenham
um controle em toda operação.
#3 Gestão: Toda novidade impacta o mercado
positiva ou negativamente, o que demanda uma gestão ainda mais eficiente, que
irá conduzir os próximos passos. Isso certamente irá trazer maior
confiabilidade e agilidade em todas as etapas.
É válido destacar que o 5G traz à tona os pontos
que ainda precisam de melhorias, mas, que também ajudam a dimensionar e guiar
as empresas por onde começar nessa jornada rumo à implementação e oferta desse
novo serviço – no qual o setor de telecomunicação tem muito a se beneficiar do
ponto de vista de melhorias e agilidade nos processos.
Afinal, a Inteligência Artificial que molda a rede
é uma importante auxiliadora no controle de dados e registros, graças à sua
capacidade de obter informações em tempo real e backoffice, os
quais ajudam as companhias a conhecerem melhor o seu negócio e impactando,
diretamente, nos resultados.
A previsão é que o 5G chegue em todas as cidades do
Brasil até dezembro de 2029. Durante esse período, as operadoras têm a missão
de constituírem suas estratégias, levando em conta os desafios apresentados e
pensando categoricamente de que forma podem obter benefícios para si próprias
com essa nova rede.
Nessa tarefa, ter uma gestão eficiente e a
utilização de sistemas robustos são importantes aliados para conduzir essas
operações, de modo que o sucesso seja obtido. Até porque, mais do que ser uma
realidade, o 5G ainda está em processo para se tornar uma rede acessível para
todos.
Juliana Najara - gerente de produtos da
G2 Tecnologia, consultoria especializada em SAP Business One.
G2
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