Executivo do Grupo FCamara aponta quais os melhores meios de pagamento nos dias atuais durante as compras online
Uma pesquisa realizada pela OLX Brasil, no ano passado, constatou em uma pesquisa que antecedeu o Dia dos Pais, que 24% do público entrevistado pretendia pagar suas compras de Dia dos Pais com cartão de crédito à vista. Pagamento com cartão de crédito parcelado e cartão de débito ficaram com 22% e 17%, respectivamente. Outras formas lembradas na pesquisa foram PIX (6%) e boleto (4%). Porém, segundo um levantamento feio pelo Neotrust, houve em abril deste ano a marca histórica de 11,5% de pagamentos via pix no comércio eletrônico desde a criação da ferramenta em 2020. Em abril do ano passado, representava apenas 2,6%. Sendo assim, os indicadores mostram que tem sido um método em constante crescimento e mais escolhido pelos consumidores.
Em datas comemorativas, os e-commerces precisam estar preparados para a data e um dos cuidados importantes é garantir que o negócio possa receber diferentes meios de pagamento.
“Com tantas inovações no mercado, frutos da transformação digital, o e-commerce precisa diversificar as opções para atender e agradar todo o público. Com mais formas de pagamento, pode-se atingir um número maior de consumidores”, explica Felipe Correia - Head Solution Finance – OpenX & Fin Services do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.
O
executivo indica os principais e mais vantajosos meios de pagamento para um
e-commerce oferecer aos clientes. Confira:
Cartão
de crédito
Levantamento
da Opinion Box indica que os cartões de crédito ainda são a forma preferida de
pagamento dos brasileiros. Isso porque é um meio versátil, que permite o
pagamento a prazo e o parcelamento das compras. Por isso, é importante
trabalhar com a aceitação das principais bandeiras, como Visa, MasterCard, Elo,
Amex, Dinners, entre outras. Assim, você não perde o cliente por não aceitar o
cartão que ele utiliza.
PIX
Apesar
de ser mais conhecido por permitir transferências, o Pix também pode ser uma
forma de pagamento no e-commerce e lojas virtuais. Basta fazer uma integração
com uma solução de pagamento que tenha o Pix entre os métodos de venda. “Há
inúmeras vantagens do Pix para as vendas digitais, que vão desde o pagamento à
vista até a rapidez de liberar o produto para entrega”, destaca Felipe. O pix é
também um ótimo chamador para oferecer descontos para quem usar desta forma de
pagamento, que acarreta na liquidação imediata da compra.
Carteira
digital
A
carteira digital nada mais é do que um aplicativo que possui os dados pessoais
do cliente e permite a realização de compras ou pagamentos digitais. Para
realizar o pagamento, o dono da carteira digital precisa apenas confirmar a
operação no aplicativo. Essa ação pode ser realizada de diferentes formas, como
autenticações via biometria ou reconhecimento facial. “Além disso, quando
falamos em carteira digital, normalmente existe em conjunto o programa de
pontos de cashback, que gera desconto e recompensas posteriores para o
cliente”, diz Felipe.
Boleto
bancário digital
O
boleto bancário é um dos meios mais tradicionais de pagamento e também tem sua
versão digital. “Para gerar um boleto digital, uma empresa precisa contratar a
solução em uma conta de Pessoa Jurídica nos bancos ou, ainda mais facilmente, contratar
uma fintech de meio de pagamento, que além de emitir o boleto, já faz o
registro e a baixa automática após o recebimento”, orienta Felipe.
Iniciador
de pagamentos
A
implementação do Open Banking trouxe diversos players para o mercado, e, a
partir da terceira fase, que se une com o PIX, vem a entrada dos iniciadores de
pagamentos, que são regulados pelo Banco Central do Brasil e permite aos
usuários realizarem pagamentos ou transferências, sendo direcionados ao
Internet Banking de forma imediata. Dessa forma, a jornada de iniciação de
pagamento reduz as etapas para conclusão de pagamento via PIX. Atualmente esse
processo consiste em até dez etapas, que envolvem o cliente sair do e-commerce
e acessar o seu internet banking para efetivar o pagamento. “A partir da
solução de Iniciação de Pagamento, o processo é reduzido para apenas 4 etapas
dentro do próprio checkout, promovendo inúmeros benefícios na jornada do
consumidor, como redução de até 50% do tempo de checkout com PIX, redução do
abandono de carrinho e manter-se no ambiente de compra para realizar o
pagamento, simplificando a jornada no e-commerce”, conclui o
especialista.
Grupo FCamara
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