Serviços de entrega de comida surgem como alternativas para
expanção do negócio de microempreendedores e possibilita alcançar novos
consumidores
Para expandir as operações e
alcançar novos consumidores, os pequenos estabelecimentos podem recorrer a
algumas alternativas disponíveis no mercado como, por exemplo, o delivery. Esse
serviço, que se tornou a principal fonte de renda de muitos comércios que
estavam fechados para atendimento presencial durante a pandemia, registrou
aumento de 13% no número de visitas (tráfego de pessoas) e superou a marca de
R$ 40,5 bilhões, alta de 24% no gasto em 2021 em comparação a 2020, segundo
dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador
(ABBT). Essa mudança no hábito de consumo registrada nesse período é algo que
tem se mantido mesmo com a volta das atividades presenciais. O delivery
continua sendo uma ótima opção para consumidores que buscam comodidade por ter
ao seu dispor diversas opções de refeições sem se locomover. Ao ampliar os canais
de atendimentos, bares e restaurantes saem ganhando já que por meio deles
conseguem manter o faturamento mesmo em dias de movimento fraco no salão.
Se você é um
microempreendedor e não sabe por onde começar e quais passos seguir para
implementar o serviço de delivery, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas,
estudos e análises relevantes no mercado e para o mercado da Sodexo Benefícios
e Incentivos, preparou um material com algumas dicas que podem ser consultadas
aqui.
‘‘Muitos microempreendedores
costumam achar que o atendimento por delivery é composto apenas pela
contratação de um motoboy responsável por fazer as entregas, o que é um grande
engano. Implementar esse tipo de serviço requer um bom planejamento com uma
série de orquestrações, que começa com a análise e definição do público-alvo,
escolha dos canais de atendimento, integração das ferramentas de gestão e
logística, por fim, o processamento do pedido em si. Se a entrega for mal
pensada, realizada com atrasos e gerar atendimentos ruins, ao invés de ajudar,
vai acabar por prejudicar a imagem do estabelecimento. Precisa estar atento em
proporcionar a mesma experiência independente do canal de venda. Vale lembrar
que as chances de encantamento são menores na modalidade delivery, por isso
ficar atento a todos os detalhes de cada etapa são cruciais para proporcionar a
melhor experiencia aos clientes. Por essa razão é preciso ter todas as ações
bem planejadas e orquestradas para que elas funcionem na prática”, afirma
Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor-executivo de Estabelecimentos da
Sodexo Benefícios e Incentivos.
O executivo destaca ainda que em um mercado dominado pelos serviços de entrega de comida, não aderir ao delivery pode significar ficar atrás da concorrência, pois, esse canal de atendimento, além de trazer facilidades para o cliente, ajuda também a aumentar o faturamento do negócio. “Independentemente de optar por utilizar aplicativo de entregas existentes ou desenvolver um próprio, o delivery é uma ótima estratégia para quem busca fidelizar seu público” finaliza o executivo.
Confira as dicas a seguir:
- Tenha um planejamento
Para que o serviço seja de
qualidade e tenha o efeito esperado, é preciso planejar toda a sua
infraestrutura e fluxo de execução. Por exemplo: Você terá motoboys próprios ou
fará parcerias com empresas de logistica? Criará canais proprietários ou fará
parcerias com plataformas de delivery? O ambos? O custo da entrega será repassado
ao consumidor como taxa de entrega ou será inserido nos custos do cardápio ?
Serão pagamentos online ou o entregador vai levar a maquininha? Que tipo de
embalagem usar para proporcionar boa apresentação e conservar a qualidade da
comida? Lembre-se de que muitas pessoas optam por pagar com vale-refeição,
pois, este é um benefício dado aos trabalhadores com esta finalidade
específica. Essas perguntas são fundamentais para entender como o delivery
funcionará estrategicamente dentro do seu negócio, alinhado dessa forma a
realidade do negócio e a expectativa do cliente.
- Organize a sua estrutura interna
Quando você abre a
possibilidade de trabalhar com negócio de delivery, é preciso considerar que
talvez haja uma demanda maior e um aumento relativo no número de pedidos. Além
do público presente no local, você também terá que liberar as entregas, que
devem ser realizadas em um tempo satisfatório. Por isso, em alguns casos, pode
ser necessário aumentar a equipe e adaptar o local de trabalho, incluindo a
cozinha e a área de retirada dos motoboys. Também é fundamental criar um fluxo
de trabalho que funcione de acordo com a ordem de prioridade dos pedidos,
evitando atrasos em ambas as modalidades.
- Analise a concorrência
Antes de abrir restaurante
delivery, analise a concorrência. A sua concorrência pode ser um bom parâmetro
de comparação para entender como está indo o desempenho do seu restaurante
delivery. No entanto, tenha atenção: compare-se a outros negócios semelhantes
ao seu. Você pode mirar nas grandes empresas, mas trabalhe sempre para ser o
melhor da sua categoria. Além disso, quando você entra no mercado de delivery,
a concorrência costuma ser bem acirrada. Praticamente todo microempreendedor já
se deu conta de que existe uma boa oportunidade aí. No entanto, o seu foco
deverá ser a diferenciação. Você deverá se concentrar no seu cliente para
proporcionar além daquilo que os outros oferecem. Transforme essa modalidade em
uma experiência surpreendente e inovadora para o consumidor. Invista em
embalagens de alto nível ou sustentáveis, seja cordial no atendimento mesmo na
entrega, e ofereça cupons de descontos, bebidas grátis e afins. Faça parceria
com empresas de benefícios. Os estabelecimentos credenciados na rede Sodexo,
por exemplo, podem alavancar suas vendas publicando promoções e ofertas no
Sodexo Club, um clube de vantagens exclusivo para os mais de 6 milhões de
usuários dos cartões da companhia. Na plataforma, é possível oferecer descontos
especiais para delivery e promoções em datas comemorativas.
- Considere ter entrega própria
É interessante considerar a
ideia de ter um time interno que faça as suas entregas e que seja treinado para
ir além do óbvio, o que inclui desde a utilização de um uniforme legal até a
padronização da abordagem na entrega, por exemplo. Faz toda a diferença contar
com um colaborador que também se preocupa em encantar o cliente. Assim, você
obtém todas as vantagens do delivery.
- Ofereça qualidade
Haja o que houver, a
qualidade do seu produto precisa ser algo intocável na modalidade delivery.
Para isso, é preciso contar com profissionais de confiança e que realizem o
serviço com o maior cuidado possível. O transporte minucioso dos lanches e
pratos também é crucial para que eles cheguem ao destino intactos. É claro que
existem outros aspectos envolvidos na qualidade da entrega e um dos principais
diz respeito ao uso de embalagens de alta qualidade e sempre adequadas ao tipo
de alimento que será transportado. Recheios de pizza misturados, molhos vazados
e bebidas quentes são episódios que nunca passarão despercebidos, portanto
evite-os ao máximo. Para isso, você pode trabalhar em parceria com uma empresa
especializada que consiga criar ou fornecer embalagens com compartimentos
próprios para o tipo de alimento que você entrega. Isso é importante não apenas
para evitar vazamentos e a mistura da comida, mas também para manter a
temperatura, a crocância e a maciez de cada pedido, já que esse cuidado
aparentemente tão pequeno faz toda a diferença na experiência do consumidor.
- Use as redes sociais para divulgação
Outro fator importante para
um restaurante delivery de sucesso é investir de forma inteligente na
divulgação do serviço. Hoje o microempreendedor já conta com o auxílio das
redes sociais, que fazem esse trabalho muito bem e ainda disponibilizam
recursos importantes para essa finalidade. No início, além de informar o
público, também é importante compartilhar as principais características do
serviço, ou seja, como ele vai funcionar. Isso inclui: os horários de
funcionamento do delivery; o tempo médio de espera para entrega; os dias da
semana em que ele estará disponível; o custo do serviço (caso seja cobrado do
cliente); a região em que o serviço atende; as eventuais restrições de zonas de
entrega. A melhor estratégia para isso é aquela que se adapta ao seu negócio.
Talvez seja interessante investir em anúncios pagos e fazer uma segmentação do
público local. Em outros casos, você pode lançar alguma promoção ou sorteio que
exija compartilhamento para participar. Caso queira estimular o consumo por delivery,
especialmente em momentos de maior pico no atendimento presencial, ofereça
combos e promoções online exclusivas para entrega. Assim, você estimula o
consumo em casa e não limita seu faturamento por estar com o restaurante cheio.
- Diversifique as opções de pagamento
No delivery, é muito
interessante dispor de opções de pagamento diversificadas. Quando você trabalha
com um sistema interno, por exemplo, é possível incluir já na etapa de compra o
método de pagamento do pedido, se em dinheiro, via PIX ou no cartão. Mas se
você não consegue oferecer essa opção ainda, as mesmas alternativas podem ser
incluídas no atendimento, seja por telefone, whatsapp ou redes sociais.
Adquirindo uma maquininha portátil para cartões você pode receber tanto no
débito quanto no crédito, bem como com cartões de refeição.
SODEXO BENEFÍCIOS E
INCENTIVOS
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