• Apesar de ficar em último lugar, a quantidade de garrafas compradas pela Geração Z aumentou 30% no primeiro semestre deste ano
•
O levantamento avaliou hábitos de compras dos consumidores da Evino entre janeiro
e junho de 2021 e no mesmo período em 2020
Nas últimas semanas as
redes sociais foram tomadas pela comparação das diferenças dos costumes das
gerações - até mesmo o hábito de tomar café da manhã foi considerado pelos mais
jovens como cringe (quando algo é considerado vergonhoso). Pensando
nessas divergências, a Evino, maior e-commerce de vinhos da América Latina,
analisou os hábitos de compras de todas as gerações (considerando apenas
pessoas acima de 18 anos) para entender as preferências de cada grupo.
A empresa levantou
dados referentes ao primeiro semestre de 2021 e de 2020, para avaliar se houve
alguma diferença marcante, segmentando os consumidores de acordo com as quatro
principais gerações: Baby Boomers (1945 - 1964), que representam 20% da
base de clientes da Evino; Geração X (1965 -1980), que chegam a 40% dos
clientes; Geração Y ou Millennials (1981 - 1995), com 30% da base; e Geração
Z (1996 - 2015), que compõe 3,5%.
Até o momento, a
geração que mais compra vinhos é a Geração X, seguida pelos Baby Boomers e
Millennial. No entanto, apesar de ficar em último lugar, a Geração Z é a que
apresentou maior aumento no número de garrafas compradas no período avaliado,
com um crescimento de aproximadamente 30% (87.216 no primeiro semestre deste
ano contra 68.237 mesmo período em 2020), totalizando um- os Baby Boomers
ficaram em segundo lugar, com um aumento de 5%.
A base de clientes no
primeiro semestre de 2021 da Evino totalizava 350 mil clientes. Nesse mesmo
período, foram vendidas 5 milhões de garrafas.
Por gênero
Comparando a base de
clientes de cada uma das gerações no primeiro semestre de 2021, a Evino
percebeu que nas duas primeiras, compostas por pessoas agora com no mínimo 40
ou 41 anos, há uma grande diferença entre a quantidade de homens e mulheres
cadastrados.
Entre os Baby Boomers,
75% dos clientes são homens e apenas 25% mulheres - em se tratando de garrafas
compradas nesta geração, a distinção cai para 72% e 28%, respectivamente.
Apesar da grande diferença entre os gêneros, 44% das compras de
espumantes e 37% dos rosés entre os Baby Boomers foram feitas por elas.
Já 74% dos tintos e 65% dos brancos foram comprados pelos homens.
Na Geração X a
diferença se mantém elevada, com 64% da base sendo representada por homens e
36% por mulheres - em relação à quantidade de rótulos comprados por cada um, a
proporção fica em 61% e 39%, respectivamente. Aqui também é possível notar o
interesse do público feminino pelos espumantes e pelos rosés - 50% e 47% das
compras de espumantes e rosés, nesta ordem, entre a Geração X foram feitas por
mulheres. Por sua vez, 64% e 54% dos tintos e brancos, respectivamente, foram
comprados pelos homens.
A equidade começa a
aparecer na geração Millennials, com 57% e 45% da base de clientes sendo
representada por homens e por mulheres. Na mesma ordem, a proporção das
garrafas compradas vai para 55% e 45%, diminuindo ainda mais a distância. Com o
maior equilíbrio da base de clientes, é possível notar um balanceamento entre
os tipos de vinhos comprados pelos Millennials: 52% dos espumantes, 53% dos
rosés e 50% dos brancos foram comprados pelas mulheres, enquanto 57% dos tintos
foram comprados pelos homens.
Na Geração Z, a base
de clientes é dividida igualmente em 50% homens e mulheres, com uma pequena
diferença entre os rótulos comprados - 51% das garrafas compradas pela GenZ
foram por mulheres. Em relação à quantidade de garrafa comprada por tipo de
vinho, 50% dos espumantes, 58% dos rosés, 57% dos brancos e 50% dos tintos
foram adquiridos por elas.
Por estado
A quantidade de
garrafas vendidas por estado também variou de geração para geração, ainda que
as praças principais sejam quase sempre as mesmas. Entre os Baby Boomers, São
Paulo ficou em primeiro lugar, seguido pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais , Rio
Grande do Sul e Paraná. Em relação ao mesmo período em 2020, a ordem permaneceu
a mesma, porém o estado com maior crescimento nas compras foi Minas Gerais, com
um aumento de 24%.
Na Geração X, a
sequência permanece quase a mesma, com a inversão entre Minas Gerais, que apresentou
um crescimento de 24% em relação ao ano passado e ficou em segundo lugar. Entre
as quatro gerações, esta é a que mais comprou no período analisado, seguida
pelos Baby Boomers.
Entre os Millennials,
que ficaram em terceiro lugar em termos de compras feitas, a ordem dos
principais estados seguiu quase a mesma ordem da Geração X, com apenas o Paraná
passando o Rio Grande do Sul e se tornando o quarto estado mais comprador. Além
disso, Minas Gerais seguiu a tendência de crescimento, com um aumento de 23%.
A Geração Z, por sua
vez, manteve a sequência São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande
do Sul estabelecida pela Geração X, mas o quinto estado mudou bastante: a Bahia
ultrapassou o Paraná e entrou na lista dos cinco maiores compradores da
geração. Além disso, os percentuais de crescimento em relação ao primeiro
semestre foram bastante consideráveis: São Paulo e Rio de Janeiro cresceram
10%, Rio Grande do Sul chegou a 29% e Bahia apresentou 225% de aumento nas
compras.
Por tipo de vinhos
Não é de surpreender
que o vinho tinto lidere a preferência em todas as gerações e regiões.
Entre os Baby Boomers,
a região que mais preferiu esse tipo de vinho é a Centro-Oeste, onde 87% das
compras foram de tintos. Na Geração Z, o Sudeste ficou por último, com 75% - em
compensação, foi o que mais comprou brancos, com 11%.
Entre os meses de
janeiro a março, a venda dos brancos aumentou, enquanto no ano anterior o
espumante teve uma repercussão mais positiva entre os consumidores. Sendo
destaque em todas as análises, a Geração Z teve um acréscimo considerável no
consumo de espumantes entre janeiro e fevereiro, com um aumento de 80% e 71%,
respectivamente.
Uvas preferidas por
geração
Analisando os dados de
consumo, em 2021, a uva Tempranillo ocupou o primeiro lugar em todos os grupos,
na sequência Malbec, Pinot Noir e por fim, Cabernet Sauvignon. A quinta
colocada variou entre as gerações - os Baby Boomers ficaram com a Primitivo, a
Geração X e a Z com a Sangiovese, e os Millennials com Chardonnay.
Nenhum comentário:
Postar um comentário