Pesquisar no Blog

domingo, 29 de agosto de 2021

Volta às aulas: aprenda a tirar manchas para salvar o uniforme das crianças

  


Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec, ensina como deixar o uniforme sem sujeiras de canetinha, gordura e tintas

 

Após mais de um ano de aulas online devido a pandemia no Brasil, os alunos poderão voltar a frequentar a escola presencialmente a partir de agosto. Para iniciar o segundo semestre do ano letivo, é preciso deixar tudo preparado para o retorno dos pequenos a escola. Manter o uniforme limpo e em bom estado é uma das preocupações dos pais para a volta às aulas. Um dos grandes desafios é tirar as mais diversas manchas causadas pelas crianças, seja ao comer, ao brincar ou até mesmo durante os estudos. Para acalmar os papais de plantão, Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec, separou algumas dicas para deixar os uniformes como novos para o retorno as salas de aula.


Antes de tudo, leia as etiquetas

Existem no mercado alguns produtos específicos para tirar manchar ou para o clareamento de roupas, mas tais substâncias devem ser utilizadas com cautela, seguindo as instruções do fabricante e as informações contidas na etiqueta de cada peça.


Uniformes brancos

A primeira medida a tomar é tentar tirar as manchas amareladas antes das lavagens, com produtos específicos para esta finalidade e que não comprometam as fibras. Como a roupa branca suja com muita facilidade, é importante que a lavagem seja feita com sabão alcalino e água fria. Após, deixe as peças de molho para que fiquem mais brancas e para eliminar resquícios de outras manchas. É importante enxaguá-las bem para tirar todo o tipo de resíduo existente. As peças brancas devem ser lavadas separadamente, não podendo ser misturadas outras coloridas, que podem manchar ou danificar o tecido. Utilize a dose certa de sabão, pois o excesso do produto pode gerar o efeito contrário. Ao terminar, estenda as peças à sombra e do avesso. Para casos que não se consiga o resultado esperado, procure uma lavanderia profissional, como a 5àsec, que conta com serviços específicos para roupas brancas.


Canetinha

Caso a caneta estoure, a indicação é tentar absorver a tinta com um pano limpo ou algodão umedecido, sem esfregar, apenas pressionando levemente no local. Se a mancha estiver na peça por mais tempo ou em casos de riscos, é indicado que seja aplicada uma porção de sabão líquido concentrado diretamente no local. Espalhe levemente com as pontas dos dedos, deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com um pano limpo, algodão ou papel toalha. Caso seja necessário, repita o processo antes de lavar normalmente.


Gordura

Alimentos fritos ou gordurosos podem sujar facilmente os uniformes. Para retirar a mancha, aplique uma camada de detergente neutro no local afetado, com a roupa ainda seca. Após deixar o produto agir por 15 minutos, lave normalmente com as outras peças.


Meias

Parte integrante e que ajuda a compor o uniforme, as meias ficam encardidas quando as crianças decidem caminhar descalças. Para resolver esta questão, é necessário utilizar sabão em barra neutro. Basta esfregar as meias com sabão e água e deixá-las de molho sem enxaguar com uma mistura de água e um pouco de alvejante sem cloro.


Tintas à base de água

A melhor opção é enxaguar as roupas imediatamente com água morna para, em seguida, lavar bem com sabão líquido concentrado. Se a tinta estiver seca há muito tempo, isso pode danificar as fibras. Neste caso, procure uma lavanderia profissional, como a 5àsec, e verifique se há a possibilidade de remover a mancha.


Alimentos como sorvete ou chocolate

Toda e qualquer roupa que contenha manchas, principalmente de alimentos, não devem ser misturadas com outras peças antes de tentarmos remover a sujeira. O primeiro passo é lavar previamente utilizando água morna e um removedor de manchas, sempre respeitando as especificações da etiqueta de cada roupa. Se a mancha não desaparecer, coloque a peça na máquina de lavar e utilize um alvejante adequado para o tipo de material do tecido e cor em questão.

 


5àsec

https://www.5asec.com.br

Instagram: @5asecBr

Facebook/5aSecBrasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados