Tecnologias
integram dia a dia de clínicas e consultórios, facilitando processos internos e
aprimorando jornada do paciente
Desde o início da
pandemia da Covid-19, o uso da tecnologia em clínicas, hospitais e centros de
diagnóstico passou a ganhar mais protagonismo, fazendo com que seus benefícios
se tornassem grandes aliados na rotina médica. A telemedicina, por exemplo, se tornou uma alternativa mais segura
para o atendimento médico. No entanto, a digitalização da medicina não se
restringe ao atendimento online.
A saúde digital
consiste em uma nova forma de atuação da medicina, aplicando abordagens e
ferramentas digitais em seus processos. As inovações já estão presentes em
clínicas, consultórios e hospitais, no intuito de oferecer mais estratégia ao
dia a dia dos gestores e, claro, aprimorar a jornada do paciente que,
atualmente, preza cada vez mais por uma experiência digital e de qualidade.
Quando a prática da
telemedicina foi liberada no Brasil (Lei nº 13.989/20), no início da pandemia,
foi preciso agir rápido para garantir o acesso à saúde em meio à crise
sanitária que rapidamente tomou conta do país. A Doctoralia, referência em
serviços de saúde em todo o mundo, estava pronta para o desafio e, assim que a
modalidade a distância foi liberada no país, a ferramenta foi disponibilizada
na plataforma para sua base de especialistas e pacientes.
Cadu Lopes, CEO da
Doctoralia no Brasil, Chile e Peru, explica que, ao oferecer comodidade,
segurança e praticidade, a telemedicina foi um dos principais pontos positivos
dentro da transformação digital do setor. "A pandemia acelerou a
digitalização de processos não apenas na saúde, mas em todos os setores. E a
telemedicina veio para facilitar o atendimento, encurtando a distância entre o
médico e o paciente, proporcionando mais segurança e autonomia nessa jornada de
cuidados", comenta.
Uma pesquisa divulgada
pela Doctoralia e pelo TuoTempo em dezembro de 2020, o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, revelou que 86% dos brasileiros aprovam o uso da
telemedicina. A experiência do paciente tem sido tão positiva desde então,
que 81% afirmaram que vão continuar utilizando a ferramenta pós-pandemia.
E pensando na
praticidade dos especialistas e dos centros médicos onde atuam, a Doctoralia oferece ferramentas que digitalizam a jornada dos pacientes,
possibilitando que agendem consultas totalmente online, além de avaliarem
profissionais de saúde e até mesmo tirarem dúvidas no fórum Pergunte ao Especialista. No Doctoralia Lab, também é possível encontrar centros de diagnósticos
próximos e marcar virtualmente diferentes exames.
"Mais do que
extremamente benéficas para os pacientes que procuram por praticidade na sua
rotina, essas funcionalidades podem ser muito úteis também para a clínica e
especialistas. Além de serem um diferencial entre a concorrência, elas permitem
a digitalização e o armazenamento de dados que contribuem para uma melhor
gestão da instituição", completa o CEO.
Nos Estados Unidos,
por exemplo, o governo criou este ano a lei 21st Century Cures Act ou Cures Act (lei das curas), que determina que centros médicos e
profissionais e instituições de saúde adotem a digitalização dos dados dos
pacientes. Dessa forma, torna-se possível criar um banco de dados unificado entre
os estabelecimentos médicos e hospitais norte-americanos e facilitar o
compartilhamento de informações entre a comunidade médica quando necessário,
como em casos de acidentes ou emergências.
Essa prática pode ser
realizada a partir do prontuário eletrônico que, no Brasil, é regulamentado desde 2002, mas
atualmente vive um movimento crescente de implantação em clínicas e hospitais
privados e públicos.
Trata-se de um
documento único, que reúne uma série de informações sobre a situação da saúde
do paciente e que valida a elaboração de um histórico dessa pessoa. Portanto, a
versão eletrônica nada mais é do que a migração desses dados para as
plataformas digitais. Dessa forma, tudo o que a equipe médica precisa para
fazer um atendimento de qualidade se torna alcançável através de um toque na
tela do celular ou um clique no computador.
De acordo com os dados
do Comitê Geral da Internet (CGI), 74% das instituições médicas nacionais já
adotam algum tipo de registro eletrônico para seus pacientes.
"E integrado ao
prontuário eletrônico, está a prescrição digital, outro serviço oferecido pela
Doctoralia que visa facilitar a relação entre médico e paciente, além de
promover maior adesão ao tratamento, uma vez que a prescrição é fácil de ser
acessada e conectada à ampla rede de farmácias e drogarias credenciadas",
pontua Cadu.
Em parceria com a Memed, referência em prescrição digital no Brasil, a Doctoralia oferece
agilidade e praticidade, tomando menos tempo do médico. Além disso, a
prescrição eletrônica apresenta uma economia considerável em materiais, como
papel carbono, canetas, carimbos, entre outros.
"Sem dúvidas, o
mundo está cada vez mais digital e isso amplia conexões entre pessoas e
serviços. Por este motivo, a Doctoralia e suas frentes de negócio buscam
conectar, validar e otimizar serviços digitais, fazendo-os funcionar de forma
única, efetiva e transparente para os especialistas da área da saúde, assim
como para os nossos usuários. Isso porque a digitalização da saúde veio para
ficar e é preciso se reinventar constantemente, no intuito de garantir o melhor
serviço e experiência ao paciente", finaliza o CEO da Doctoralia.
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