Pesquisar no Blog

domingo, 29 de agosto de 2021

4 dicas de descarte adequado (e sustentável) para as roupas que você não usa mais

Antes de descartar uma peça de roupa, tenha certeza de que ela não se encaixa em nenhuma dessas opções


A moda circular e a sustentabilidade são temas cada vez mais abordados não apenas por fashionistas e profissionais da moda, mas por consumidores em geral. Enquanto a indústria busca opções para produzir jeans mais sustentáveis, etiquetas com papel reciclado e até as peças em malha com garrafas PET recicladas, os consumidores também podem contribuir com o meio ambiente ao adotar práticas como o descarte adequado na hora de tirar do armário as peças que não são mais usadas. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso de um jeito mais ecológico:


1 – Customização: Será mesmo que aquela peça deixou de fazer parte do seu estilo ou será que ela só está precisando de uma repaginada? Com alguns materiais e uma boa dose de inspiração, é possível personalizar uma peça e transformá-la em algo completamente diferente e super dentro do seu estilo. Experimente remover mangas, desfiar barras, pintar com tintas de tecido, aplicar patches, broches e até plumas ou lantejoulas. Se tiver certeza que essa peça não serve mais para você, ela pode virar um vestido de bonecas ou até uma roupinha para o seu pet. E por quê não investir no patchwork?


2 – Doação: Apesar de muitas pessoas doarem roupas apenas no inverno, por conta de campanhas como a do agasalho, a doação de roupas pode ser feita em qualquer época do ano, não apenas para familiares, amigos e conhecidos, mas também para pessoas em situação de vulnerabilidade, por exemplo. Se não souber onde realizar essas doações, você pode procurar pelo Exército da Salvação (que distribui roupas, calçados e até cobertas) ou alguma Associação ou Organização Não Governamental (ONG) da sua cidade.


3 – Troca: As plataformas digitais são grandes aliadas para quem deseja trocar peças de roupas. Existem grupos, inclusive categorizados por cidades e estados, nos quais é possível enviar e receber fotos das peças e combinar a melhor forma de realizar a troca. Brechós e bazares também podem oferecer esse tipo de acordo em que o consumidor deixa suas peças usadas e leva outras da loja.


4 – Revenda: Ainda falando sobre brechós, eles são os mais conhecidos por comprar roupas usadas. E quem preferir, também pode abrir lojinhas próprias em sites de revenda para comercializar as peças que não usa mais. Uma ação recém-lançada pela Malwee e pelo Repassa é um bom exemplo disso. A “Malwee + Repassa: Receba na Hora” dá às pessoas que adquirirem a "Sacola do Bem" no e-commerce da Malwee a opção de receber, no ato, 40% do valor das roupas repassadas e antecipar o saldo Repassa, sem riscos e sem necessidade de acompanhamento das vendas.

“O Moda Sem Ponto Final, posicionamento de marca da Malwee, é exatamente sobre isso: não colocar um ponto final nas histórias dessas roupas. Uma peça que não usamos mais e que já fez parte de momentos importantes para nós, ainda pode fazer parte de momentos importantes para outras pessoas. O descarte não precisa ser prejudicial para o meio ambiente e ainda pode deixar o dia de alguém mais feliz. Isso mostra como a moda circular é benéfica para todos”, explica Patrícia Calixto, Gerente de Produto e Marca da Malwee.

 


Malwee

www.malwee.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados