Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

TikTok: a rede social mais popular do momento

Provavelmente você já ouvir falar em TikTok, não é mesmo? Conhecida por muitos como a rede social das dancinhas, o aplicativo que já superou o Instagram nos Estados Unidos, vem crescendo em um ritmo acelerado e chamando a atenção das empresas, além do público em geral.



Lançado em 2018 através da fusão com o Musical.ly, aplicativo que se baseava em música, a proposta inicial do TikTok era promover a gravação e divulgação de vídeos curtos, que podem variar de 15 segundos a 3 minutos.

Embora esta ideia ainda permaneça, aos poucos, a plataforma foi sendo atualizada para que pudesse competir com outros grandes aplicativos do mercado. Causando preocupação na concorrência.



Parece que o jogo virou!

Há pouco tempo, o TikTok era conhecido como o “azarão” das mídias sociais, no entanto, nos últimos meses, o app se tornou o mais baixado no mundo, conforme a análise global realizada pelo jornal Nikkei Asia.

Atualmente, a rede social chinesa deixou para trás plataformas populares como o Facebook, o WhatsApp e o Instagram, tornando-se a mídia social mais utilizada pela Geração Z durante o tempo livre.

De acordo com o Nikkei Asia, a pandemia contribuiu com o aumento da popularidade do TikTok, que além de ser utilizado como um meio de entretenimento enquanto as pessoas estavam em casa, também passou a ser usado por muitos artistas e influenciadores digitais.



TikTok apresenta nova forma de criar conteúdos

Ainda que o conceito de criação de vídeos rápidos e engraçados tenha se popularizado com o Vine, em 2014, no último ano o TikTok resgatou esta tendência.

Ademais, hoje também é possível encontrar na rede social diferentes tipos de conteúdos, como educacionais, dicas de produtividade, desafios, tutorias, entre outros. As próprias marcas pegaram carona nesse sucesso e aproveitam para divulgar seus produtos e serviços.

Esta fórmula tem dado tão certo, que outras mídias sociais concorrentes resolveram surfar nesta onda, também, para atrair mais público. Um bom exemplo disso é o Instagram, que criou a funcionalidade Reels e, recentemente, anunciou que priorizará conteúdos em vídeos.



Como utilizar o TikTok na sua estratégia de marketing digital?


É muito importante lembrar que, apesar das funcionalidades parecidas destes aplicativos, Reels (Instagram), Shorts (YouTube) e TikTok, por exemplo, todos eles possuem muitas diferenças entre si. Por isso, o tipo de conteúdo precisa ser diversificado, explorando as vantagens que cada uma delas possui.

Victor Escobar, diretor da EscaEsco Comunicação, afirma que o conteúdo das mídias sociais precisa ser diferenciado porque, ao contrário do Instagram, que possui a capacidade de alcançar um público mais variado em suas ações, o TikTok conta com um público específico. “Antes de direcionados recursos e estabelecermos estratégias de marketing digital, temos que entender as características de cada rede social e o perfil de seus públicos”, acrescenta Victor.

O TikTok possui um alto poder de viralização, portanto, se existir afinidade de sua marca com o perfil da rede social e o seu o público estiver nela, esta é uma excelente oportunidade para se atingir bons resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados