Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Professor dá dicas de estudo para cada disciplina da primeira fase da Fuvest 2022

 Especialista aponta os assuntos mais cobrados para facilitar a revisão dos conteúdos nos próximos meses

 

A prova da primeira fase da Fuvest 2022 será aplicada no dia 12 de dezembro deste ano. Os candidatos têm menos de quatro meses de estudos, então a organização e o planejamento são fundamentais para garantir o melhor desempenho. O professor Idelfranio Moreira, gerente de Inovações para Professores no SAS Plataforma de Educação, lista algumas dicas com base no Raio X elaborado pelo SAS para apresentar os temas mais cobrados nas últimas edições da primeira fase. “Nesta fase final, é hora de focar nos assuntos que mais caem, para aumentar as chances de uma boa pontuação”, afirma o professor.

A Fuvest indica, em seu manual do candidato, a lista de obras de leitura obrigatória. Considerando as provas desde 2009 até 2021, Interpretação Textual e Movimentos Literários são os temas mais cobrados na prova de Língua Portuguesa (67%), então conhecer os livros é o primeiro passo. “Observando as nove obras indicadas para o vestibular 2022, encontramos seis delas ligadas às fases do Modernismo no Brasil e em Moçambique, então é importante entender bem este movimento”, afirma o professor.

Para o exame de Língua Inglesa, Idelfranio destaca a Intepretação de Texto, com maior incidência (87% das questões). 

Ele explica ainda que as provas de Humanas, História e Geografia da primeira fase trazem questões que exigem capacidade de análise e de interpretação crítica dos fenômenos históricos e da realidade contemporânea, tanto mundial quanto brasileira. “História Contemporânea, do Brasil e Moderna, nesta ordem, representam os assuntos mais incidentes nos últimos 11 anos, somando juntas mais de 30% das questões. As Grandes Guerras Mundiais e a Era de Ouro do Capitalismo, Brasil República – desde o seu surgimento e consolidação até a Ditadura Militar e a Nova República –, Reformas Religiosas e as Revoluções – Inglesa, Francesa e Industrial – estão entre os temas mais recorrentes e que merecem atenção dos vestibulandos”, diz Idelfranio Moreira. 

“Em Geografia, os temas-chaves são ligados à Distribuição Espacial da População, Migração de Trabalhadores, Fluxos de Turistas e de Refugiados Políticos, Climatologia, Agenda Ambiental Internacional e Políticas Ambientais, Características e Efeitos da Globalização, que totalizam, pelo menos, 30% das questões”, completa. 

De acordo com o professor, o exame de Matemática da primeira fase apresenta questões que exigem conhecimentos de Matemática básica: “As Geometrias Plana, Espacial e Analítica representam mais de um terço das questões. Portanto, conhecer bem Áreas das Figuras Planas, Circunferência e Círculo, Volumes e Áreas dos principais, Equação Reduzida da Circunferência e Equação da Reta garante um bom número de pontos na prova. Vale destacar, ainda, a alta incidência de questões de Razões Trigonométricas, de Adição de Arcos e de Arco Duplo.”

Nas provas das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), Idelfranio pontua que as questões costumam ser contextualizadas e apresentar situações-problema. “Em Biologia, Fluxo de Energia e Matéria, Ciclos Biogeoquímicos e Ecologia das Populações fazem com que Ecologia sozinha represente quase 20% das questões no período analisado pelo SAS. Em Química, Ligações Químicas, Substância e Mistura e Classificação periódica fazem da Química Geral o assunto mais cobrado (mais de 33%); seguida da Físico-Química (32%), principalmente Gases Ideais, Soluções e Eletroquímica. Já em Física, o aluno deve manter foco total na Mecânica. Mais de 38% das questões são de Trabalho e Energia, Impulso e Quantidade de Movimento, Cinemática e Dinâmica. Somando-se a elas, Eletricidade é o segundo assunto mais cobrado (17%), mais especificamente Eletrodinâmica (Circuitos Elétricos)”, diz.

Por fim, o especialista lembra que Interpretação de Texto é a base do exame e exige prática, por isso, “reforçar o hábito da leitura constante, bem como resolver as questões das provas anteriores, são estratégias certeiras. Essa última ajuda o aluno a conhecer a prova e seu estilo, desenvolve a capacidade de entender os enunciados das questões e (re)ler os textos com foco no que é pedido”, finaliza.

A cartilha do Raio X da Fuvest está disponível gratuitamente no link: https://sasedu.co/raioxfuvest2021.

Veja abaixo os cinco temas mais abordados em cada disciplina da primeira fase:


Língua Portuguesa


1- Interpretação Textual: 39,48%

2- Movimentos Literários: 27,66%

3- Léxico: 6,15%

4- Teoria Literária: 5,67%

5- Sintaxe: 5,20%

 


Matemática


1- Geometria plana: 13,95%

2- Trigonometria: 12,21%

3- Geometria espacial: 10,97%

4- Funções: 9,88%

5- Geometria Analítica: 8,72%

 


História


1- Mundo Contemporâneo: 11,86%

2- História do Brasil - Sistema Colonial: 11,86%

3- Idade Moderna: 10,82%

4- República Oligárquica: 6,70%

5- Antiguidade clássica: 6,19%

 


Geografia


1- População: 10,92%

2- Questões Ambientais: 10,50%

3- Geopolítica: 9,66%

4- Clima: 6,30%

5- Vegetação: 6,30%

 


Biologia


1- Ecologia: 19,50%

2- Fisiologia Animal e Humana: 16,35%

3- Reino Vegetal: 15,09%

4- Genética: 15,09%

5- Citologia: 14,47%

 


Física


1- Mecânica: 38,41%

2- Eletricidade: 17,22%

3- Termologia: 11,26%

4- Óptica: 9,93%

5- Ondulatória: 9,27%

 


Química


1- Química Geral: 33,53%

2- Físico-Química: 32,94%

3- Química Orgânica: 17,65%

4- Atomística: 10,59%

5- Bioquímica: 2,94%

 


Inglês


1- Interpretação de Texto: 87,01%

2- Léxico: 10,39%

3- Adjetivos: 2,60%

 

 

 

Fonte: SAS Plataforma de Educação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados