Consultor ensina
como empreendedores podem sobreviver à crise e aumentar a lucratividade
Em
2020, o alto índice de desemprego, agravado pela crise gerada pela pandemia,
fez disparar o número de empreendedores no Brasil. Segundo a pesquisa Global
Entrepreneurship Monitor (GEM), a quantidade de empreendedores motivados por
necessidade saltou de 37,5% em 2019 para 50,4% em 2020. Mas, em cinco anos,
cerca de 29% desses MEIs serão encerrados, é o que mostra a pesquisa
Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita
Federal.
O engenheiro
de software e consultor de empresas Guilherme Menezes, sócio-fundador da ZUG
Analytics, explica que o despreparo para administração, a falta
de planejamento e a falta de caixa são os principais motivos que levam ao
encerramento de pequenas e médias empresas. “O problema é que quem
empreende por necessidade normalmente não tem tempo de se planejar, nem de
estudar o mercado ou de se organizar para garantir a sobrevivência pelos
primeiros anos”, comenta o analista.
Menezes,
que é consultor de pequenas e médias empresas, explica que organização é
fundamental. “Muitos empresários usam vários softwares para
gerenciar seu negócio. Isso dificulta a organização, reduz a eficiência da
gestão, consome tempo e não permite que o empresário tenha um panorama global
da sua operação. É imprescindível que a empresa otimize esse processo e tenha
um controle de toda a sua operação em um software único, porque isso consumirá
menos tempo e essa eficiência se traduz, com as estratégias corretas, em ganho
de produtividade”, reforça.
Despreparo e falta de planejamento são os principais motivos
que levam à falência de pequenas e médias empresas
Freepik
O consultor explica que o mercado dispõe de
softwares de gestão a preços acessíveis e reforça que eles permitem ter, em
poucos cliques, acesso ao panorama completo da operação. “É possível
controlar estoque, fluxo de caixa, de vendas, base de clientes, contas a pagar
e essas informações são indispensáveis, por exemplo, para fazer a precificação
correta dos produtos”, exemplifica.
Saber
precificar seus produtos e serviços é, na avaliação de Menezes, uma arte e uma
ciência ao mesmo tempo. “O empresário tem que incluir o custo de compra, os
custos para vender e saber qual é a margem mínima e máxima pra ser competitivo
em termos de preço. Isso não é uma tarefa muito simples, é preciso ter um
processo de compra muito bem desenhado e uma gestão de estoque diária”,
completa. Segundo o especialista, disciplina operacional é outra característica
indispensável para uma boa gestão. “Todos os dias o empresário tem que
alimentar o software porque isso permite que acompanhe seus resultados para
traçar estratégias inteligentes de crescimento”, acrescenta.
Vendas on-line
O
Brasil tinha, em julho deste ano, 18.102.814 empresas ativas. Se destacar entre
tanta gente requer planejamento. “Boa parte das empresas que sobreviveram à
pandemia, além de gerar caixa suficiente, investiram nas vendas on-line, mas o
processo não é tão simples como muita gente pensa. É um processo que precisa de
planejamento completo. Gerir vendas tem a ver com gerir clientes, você precisa
conhecer quais são aqueles que compram mais de você, colocar o foco neles. Em
resumo, para o pequeno empresário crescer ele tem que praticar a gestão por
indicadores, por isso os softwares únicos de gestão são indispensáveis”,
afirma o consultor.
Outra
coisa importante é acompanhar o giro, saber quais produtos vendem mais e quais
emperram. Essa gestão permitirá que o empreendedor não tenha um custo alto com
estoque parado e permitirá direcionar a produção para os produtos que vendem
mais. “Definir estratégias adequadas é indispensável para aumentar a
produtividade, os lucros e, portanto, para garantir a sobrevivência das
empresas”, resume.
Dicas para empreendedores
-
Tenha organização e disciplina operacional
-
Use um software único de gestão
-
Invista em vendas on-line
-
Faça gestão por indicadores
-
Aprenda a precificar produtos e serviços
Fonte:
ZUG Analytics
Guilherme Menezes -
consultor de empresas e sócio-fundador da ZUG Analytics
Nenhum comentário:
Postar um comentário