Especialista em
arte e moda explica o significado cultural e as sensações que as cores são
capazes de nos proporcionarDivulgação
Com certeza, elas estão bem na sua frente agora, te
influenciando e mandando mensagens para o seu cérebro sem que você perceba.
Seja através de sensações, por vias culturais ou experiências pessoais, as
cores têm o poder de influenciar nosso humor, nossas emoções e até alguns de
nossos comportamentos.
Para compreender alguns dos efeitos aos quais
estamos sujeitos quando nos deparamos com diferentes matizes, João Braga,
especialista em história da moda, membro da Academia Brasileira de Moda
e professor de história da arte do bacharelado em artes visuais da
Faculdade Santa Marcelina, explica que a simbologia das cores é fruto de um
processo cultural. “Luto, no ocidente, é retratado com o preto; no Japão, com
azul claro; já para as rainhas francesas do século XVI, como Luísa de
Lorena Vaudémont, era o branco. Isso é um traço cultural, de uma
região ou de um tempo”.
Em contrapartida, as cores podem ser
responsáveis por nos trazer sensações que são irresignadas aos aspectos sociais
e contemporâneos. “Por essas e outras, as marcas se utilizam das artes e das
cores para passar sensações para seus consumidores. Um ventilador com hélices
amarelas ou vermelhas não irá passar a mesma sensação de frescor que aquele com
hélices azuis. Isso porque o vermelho e o amarelo são cores solares”.
As cores podem também estar relacionadas a
desejos e vontades – mais uma vez ferramenta de grande utilidade para as
marcas e a publicidade. “Se pensarmos nas grandes redes de fast food mundiais,
a maioria tem logomarcas em vermelho e amarelo, que remetem ao
ketchup e à mostarda, grandes realçadores de sabor. Logo nosso
cérebro associa a marca com algo saboroso”, relata o professor.
Ainda sobre o vermelho, João
Braga cita o filme O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante, do diretor
Peter Greenaway (1989), referência de escolha de cores como ferramenta
para causar sensações nas artes. Todos os capangas do filme, que se passa em um
restaurante, levam consigo uma faixa vermelha em seus figurinos, assim
como os alimentos consumidos no salão principal são da mesma cor. “O vermelho,
de forma geral, vai ressaltar as emoções intensas, como a sensualidade, o amor
e o ódio colérico”, adiciona o professor. “Na cozinha, se ressalta o verde,
simbolizando o frescor dos alimentos e das ervas utilizadas. Do lado de fora,
se sobressai o azul, simbolizando o ar, a liberdade daquele ambiente”.
O laranja tem em sua natureza a
capacidade de chamar a atenção e, hoje, é muito utilizado em sinais
de materiais radioativos e risco de incêndio. É utilizado também como
sinal de atenção nos uniformes de funcionários de limpeza urbana, que estão
sempre expostos aos riscos do trânsito das grandes cidades.
O branco traz em si a sensação de
iluminação e pureza – motivo pelo qual é utilizado, nos dias
atuais, para vestidos de noivas. “Durante a Roma Antiga, o branco também
foi utilizado com esse mesmo propósito, mas por aqueles que exerciam cargos
públicos, como senadores e homens da lei. A cor deveria representar a essência
do indivíduo – íntegro, puro e iluminado”, completa o professor.
A cor púrpura é até hoje ligada à
nobreza, ao luxo e à riqueza – outro aspecto herdado dos tempos da Roma Antiga.
“Somente o imperador podia usar púrpura em sua toga naquele período, já que a
pigmentação tinha que ser extraída de um molusco, e essa era uma mão de
obra cara”. Púrpura é diferente do roxo, símbolo
do luto religioso. “Durante o amanhecer, nos primeiros raios de sol, o céu se
torna roxo – um símbolo de que as trevas ainda não foram dissipadas, mas a luz
está por vir. Aí vem a conexão com a morte”, explica.
Por fim, João Braga explica que isso é apenas uma
gota no vasto estudo das cores – que podem ser analisadas a partir de muitos
diferentes prismas. “Essa é uma pesquisa que já dura séculos e compreende
muitas ciências, desde as artes até a física. Por isso, é importante que quem
se interessa pelo tema, não tenha medo nem receio de se aprofundar de
cabeça”, finaliza.
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