Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

ARTRITE AFETA MAIS AS MULHERES

Doença acomete 1% da população adulta e de 2 a 3 vezes mais mulheres

 

A reumatologia é um campo vasto que abriga muitas doenças que afetam o sistema osteoarticular como por exemplo a  artrite reumatoide que é uma doença que provoca inflamação articular, principalmente de pequenas articulações, como das mãos e dos pés. Acomete cerca de 1% da população adulta e afeta 2 a 3 vezes mais mulheres do que homens. O início geralmente é entre os 40 e 50 anos
"A causa ainda é desconhecida. É uma doença autoimune, ou seja, há uma destruição da cartilagem articular provocada por anticorpos do próprio sistema imunológico", explica a Dra. Tatiana Hasegawa, reumatologista do Grupo Zero Dor.
A dor ocorre nas pequenas articulações, principalmente das mãos e dos pés, porém, qualquer articulação pode ser comprometida: cotovelos, tornozelos, joelhos, ombros e quadris. A rigidez e a diminuição da mobilidade articular é um sintoma muito comum. Em cerca de 10-20% dos pacientes pode ocorrer acometimento fora da articulação: nódulos na pele, inflamação pulmonar (pleurite), ocular, anemia.
O diagnóstico é feito através do exame físico, história da doença do paciente e alguns exames subsidiários. Não existe um exame específico para a doença.

O tratamento efetivo da artrite reumatoide requer um diagnóstico precoce e intervenção adequada para impedir o dano articular irreversível. A progressão da doença costuma levar a incapacidade da função articular. Os objetivos do tratamento são aliviar a dor, melhorar a capacidade funcional, prevenir as deformidades, adaptar o paciente ao meio e melhorar sua qualidade de vida.
O tratamento pode ser dividido em medicamentoso e não-medicamentoso.
A escolha do melhor esquema terapêutico deve levar em conta alguns aspectos relacionados à duração e à gravidade da doença, benefícios da medicação e possíveis efeitos colaterais, custos do tratamento, preferência do paciente e resposta a tratamentos prévios.


É importante ressaltar que a fisioterapia é fundamental em toda a fase da doença, com a finalidade de corrigir a perda do movimento articular, atrofia ou fraqueza muscular, instabilidade e desalinhamento.


O uso adequado de órteses poderá auxiliar na conservação de energia, na função articular e na preservação de deformidades maiores.


O prognóstico é favorável, se a artrite reumatoide for tratada adequadamente. Menos de 15% dos pacientes terão um curso deformante. A artrite é uma doença progressiva e está associada a grande incapacidade funcional. O objetivo do tratamento é estacionar ou retardar a evolução da doença, buscando sempre sua remissão.


A prática de atividade física regular é importante para o paciente com artrite reumatoide. As mais recomendadas são as atividades físicas aeróbicas de baixo impacto, como: hidroginástica, pilates, musculação, esteira, bicicleta. O exercício físico irá ajudar na manutenção e no ganho da amplitude do movimento articular. O melhor tratamento sempre envolve uma equipe bem orientada.

 


Grupo Zero Dor

www.grupozerodor.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados