Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Por que as empresas devem contratar jovens aprendizes

O programa Jovem Aprendiz é uma política pública que foi criada em 2.000 para inserir jovens no mercado de trabalho, proporcionando sua primeira experiência de emprego. Através da lei 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, sendo os mesmos de idade entre 14 e 24 anos.

O principal objetivo do programa, além de gerar empregos para os jovens, é diminuir a evasão escolar. Por isso, a jornada de trabalho não deve ser superior a 6 horas diárias e deve ser ajustada com o horário da escola. Além da prática, existem cursos teóricos obrigatórios que devem ser feitos pelos aprendizes. E conforme a Instrução Normativa 146/2018, não é permitido que os aprendizes trabalhem aos domingos e feriados, nem tenham prorrogação e compensação da jornada de trabalho.

Segundo dados do IBGE, quase 25% da população do Brasil tem entre 15 e 29 anos e a taxa de desemprego entre os jovens de 14 a 17 anos foi de 42% em 2020. Para as empresas contratantes ainda existem incentivos fiscais e tributários na contratação de aprendizes como: isenção de multa rescisória, dispensa de aviso prévio remunerado, apenas 2% de FGTS, entre outras.

Para contratar aprendizes, as empresas devem procurar entidades qualificadoras que estão cadastradas no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para verificar o procedimento. A Vivenda da Criança é uma dessas entidades. Assim, ao contratar um de nossos aprendizes, a empresa também estará contribuindo para reduzir a desigualdade social na região de Parelheiros, extremo sul de São Paulo.

Entre em contato conosco para saber mais informações de como colaborar. Seu amor somado ao nosso pode transformar o mundo.

 


Sobre a Vivenda da Criança

A Associação Beneficente Vivenda da Criança é uma entidade sem fins lucrativos que atende mensalmente mais de 4 mil pessoas carentes da área mais pobre da periferia de São Paulo, na região da subprefeitura de Parelheiros, extremo sul do município.

Em 1989, a instituição iniciou suas atividades como um abrigo para meninos em situação de risco social. Com o tempo, ela cresceu e hoje oferece oportunidades para crianças, jovens e adultos se desenvolverem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais.

Para conhecer mais sobre o trabalho e projetos desenvolvidos pela Vivenda, além das redes sociais, você pode acessar o site: vivendadacrianca.org.br

 

Simone Rezende - graduada em Psicologia com extensão em Dependência Química pela Unifesp e pós-graduada em Psicologia Organizacional. Além da administração geral da instituição, atua no gerenciamento dos colaboradores, participa da elaboração de projetos para captação de recursos / sustentabilidade. É a responsável pela política de Proteção Social na Vivenda, desenvolvimento do planejamento estratégico, gestão, implantação de processos e políticas de excelência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados