Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de agosto de 2021

1º de setembro celebra o Dia do Profissional de educação física

Data também lembra a importância do acompanhamento com um profissional qualificado

 

Nesta quarta-feira, 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. A data, reconhecida em 1998, com a Lei nº 9696, vem para reforçar a importância desse especialista para a melhora/manutenção da saúde. Ainda mais em tempos de pandemia, com o isolamento/distanciamento social e o crescimento do sedentarismo.

Pesquisas já demonstram o aumento de casos de obesidade, consumo de álcool e automedicação durante a pandemia. Mas isso não se restringe apenas aos adultos. Um estudo, publicado pela Revista Jama, dos Estado Unidos, revelou o impacto entre crianças e adolescentes, de cinco a 11 anos. Conforme a pesquisa, nesse período, o índice de sobrepeso subiu de 36,2% a 45,7%.

Antônio Aguiar, gestor fitness da Bodytech Goiânia Shopping, pontua que a atividade física é crucial para o bem-estar humano. "A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de atividade por semana, isso, já proporciona diversos ganhos, como a prevenção de doenças, por exemplo", destaca. Ele continua: "o exercício também é importante na reabilitação, seja ela pós-cirúrgica ou até mesmo como prevenção/tratamento de lesões".

Ele ressalta que é imprescindível o acompanhamento com o profissional de educação física. "Nós podemos adaptar os treinos de acordo com o praticante, a necessidade dele e claro seu condicionamento físico. Assim, cuidamos do treino com responsabilidade, diminuindo o risco de lesões", pontua.


Atividade física para além do corpo perfeito

Antônio Aguiar destaca que além dos ganhos físicos, a atividade física ajuda no controle do estresse, fortalece o condicionamento físico, melhora o sono, o humor, e claro, auxilia nos cuidados com doenças cardiovasculares, câncer e outras, provocadas e/ou aumentadas pelo sedentarismo. Portanto, ele aconselha: "se você ainda não começou a prática de atividade física, não perca mais tempo, invista em você, para além do corpo perfeito, para ter saúde".

Pensando nisso, ele elencou cinco dicas para começar uma rotina de exercícios. Confira:

1- Planeje bom horário durante o dia e encaixe pelo menos 30 minutos para se exercitar com calma e no seu ritmo

2- Use seu despertador para lembrá-lo de levantar e caminhar ou simplesmente fazer alguns agachamentos ou flexão de braço.

3- Estabeleça metas plausíveis, isso ajuda a manter a motivação

4- Tenha uma companhia, faça compromisso, mesmo que seja com seu cachorro, com um amigo ou um família, pra correr, andar ou ir à academia, dessa forma um poderá motivar o outro.

5- Faça uma reeducação alimentar, uma alimentação balanceada e focada nos objetivos ajuda a ter uma melhor performance, ajuda a se manter mais disposto(a) e ajuda o corpo a render mais durante o exercícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados