Autora do
recém-lançado livro "A Coragem de se apaixonar por você",
Gisele Miranda destaca cinco
equívocos que prejudicam a performance
no
trabalho e ensina a evitá-los para otimizar o tempo e as tarefas
Atualmente, lidamos com um mercado de
trabalho cada vez mais exigente e competitivo, por isso, fala-se muito em produtividade.
Resumidamente, o conceito de "ser produtivo" está associado à relação
da capacidade de produção versus o tempo disponível e, consequentemente, é bem
relevante no mundo dos negócios, pois implica inclusive no lucro da
organização.
"De forma
geral, todos buscam constantemente produzir mais em um período mais curto de
tempo, por inúmeros motivos - seja para usufruir de mais horas livres, render
mais no ambiente de trabalho, ter uma melhor administração da própria rotina,
entre outros. Muita gente às vezes se pergunta por quê o dia não tem mais do
que 24 horas, pois esse período às vezes pode parecer curto para darmos conta
de tantas atividades", comenta a mentora de Carreira e Liderança Gisele
Miranda.
Além disso, as
empresas costumam cobrar produtividade dos colaboradores, e muitas vezes esse
"termômetro" é feito por meio das entregas e resultados apresentados.
"Ou seja, quem é visto como pouco produtivo não costuma ser bem visto no
ambiente corporativo, nem alcançar destaque na empresa. Por isso, é importante
prestar atenção nesse tipo de comportamento para poder evitar", diz.
Existem inúmeras
listas com dicas de produtividade, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda não
conseguem ser tão produtivas como gostariam. Caso esse seja o seu caso,
provavelmente você está cometendo alguns deslizes. Pensando nisso, Gisele
listou cinco erros bastante comuns, e deixa algumas dicas para driblá-los:
Em "A coragem de se apaixonar por você", a autora destaca que as mulheres precisam se conectar a sua verdadeira essência, reconhecendo-se como a mulher fantástica e superpoderosa que são Divulgação |
Distração com o celular toda hora - Atualmente, recebemos notificações no
celular a todo momento, seja do Whatsapp, Facebook, Instagram, e-mail, além de
inúmeros outros aplicativos. Com isso, se pararmos para olhar toda vez que o
celular apita, perdemos muito tempo e mais que isso, a concentração.
Além do mais, o
celular é um grande vilão da produtividade, afinal os conteúdos,
principalmente, das redes sociais, são infinitos. Gisele destaca que é
importante equilibrar todas as demandas do dia. "Tenha foco e atenção ao
que é mais urgente naquele momento, deixe o celular um pouco de lado e mantenha
um planejamento sempre à disposição com as prioridades, prazos e datas
importantes das suas tarefas'', ensina a mentora.
Falta de planejamento - É fundamental planejar sempre, em relação ao
tempo para cada atividade, e qual será a agenda de cada dia. Para Gisele, sem
esta organização, as horas do dia acabam sendo usadas apenas para "correr
atrás do relógio", ou seja, não existe nenhuma realização de fato.
"Precisamos
desligar o piloto automático, e ir além do fazer por fazer. De vez em quando, é
necessário respirar e refletir se aquela tarefa que está sendo executada é de
fato urgente, ou até mesmo necessária. Somente analisando a real importância de
cada atividade realizada no dia a dia, de cada plano delineado, conseguimos
alcançar a produtividade. Faça um plano eficiente e assertivo", diz a
especialista.
Não priorizar tarefas - Logo cedo, ou no dia anterior, como preferir,
reserve alguns minutos e elabore uma lista com tudo que precisa ser feito. Isto
o ajudará a visualizar as tarefas mais importantes e conhecer aquilo que
realmente deseja alcançar. "Lembre-se que o dia só tem 24 horas. Esse
número não vai subir para trinta horas só porque você ainda tem muita coisa
para resolver", alerta Gisele.
Portanto, defina o
que é prioridade, e detalhe como irá lidar com cada uma. "Eu sei que os
afazeres nunca acabam, o dia começa com uma lista de 15 itens e finaliza com
25, ao invés de diminuir, só aumenta. Por isso, não importa a quantidade, mas
sim você ter clareza das suas prioridades. A partir de um gerenciamento de
tempo eficiente, é possível produzir mais e com qualidade", comenta a
autora.
Querer fazer várias coisas ao mesmo tempo - Por mais que o mundo
corporativo valorize os profissionais "multitarefa", diversos estudos
científicos mostram que o cérebro humano não consegue realizar duas ou mais
ações simultaneamente. Segundo as pesquisas, a mente tende a alternar entre as
tarefas e, consequentemente, essa mudança de foco faz com que leve mais tempo
para concluí-las.
Segundo Gisele, é a
organização que faz o tempo render. "Elabore a sua agenda, não importa se
é de papel, virtual ou até mesmo algum aplicativo do celular, o mais importante
é você analisar tudo o que precisa ser feito e distribuir isso ao longo do dia,
da semana ou do mês", ensina a mentora.
Não delegar - Certamente, existem inúmeras pessoas no seu time com
talentos e habilidades para executar determinadas tarefas, que talvez você não
tenha tempo hábil para fazer. Por isso, não tenha medo de confiar e delegar
essas funções a elas.
Porém, Gisele faz
uma ressalva: "Não basta delegar, ou seja, ao comunicar e distribuir
determinada tarefa, compartilhe com o seu time qual a importância desta
atividade, e como ela irá contribuir no resultado final do que vocês têm
buscado. Uma gestão humanizada é outro fator extremamente importante quando o
assunto é produtividade, além da organização e do planejamento", finaliza
Gisele Miranda - Mentora de Carreira & Liderança, autora e palestrante,
Gisele Miranda atua há 25 anos auxiliando mulheres a despertarem 100% de seu
potencial na carreira e na vida pessoal, tornando-se protagonistas de sua
própria história. Com formação em Psicologia Positiva, Neurolinguística e
Neurociências, tem como principal missão fomentar e empoderar as lideranças
femininas nas organizações, guiando mulheres e empresas rumo ao sucesso. É
autora do recém-lançado livro "A Coragem de se apaixonar por você"
(Editora Gente).
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