Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Cinco áreas do Direito Público para fazer carreira

Área prestigiada e rentável,Direito Público é bastante seletivo e exige profissionais com formação mais aprimorada 


O Direito Público é uma das áreas da advocacia de maior prestígio dentro do segmento jurídico.  A área oferece muitas oportunidades para os futuros advogados, mas também cobra uma formação ampla e primorosa. Nos três níveis de governo, União, estados e municípios precisam de profissionais de diferentes especialidades para garantir a preservação dos interesses de todos.

 

"Quando falamos em Direito Público, o que entra em questão é a prevalência do bem comum. As decisões do poder público são tomadas para beneficiar a população, refletindo-se em todas as ações da sociedade. É importante esclarecer que o direito público se divide em interno e externo. Enquanto o primeiro é voltado às relações entre o poder público e a sociedade local, o segundo é compreendido como o ramo do Direito em que os Estados soberanos e as organizações estão presentes nas relações internacionais, por meio de tratados, convenções ou acordos", explica o advogado Helcio Kronberg, idealizador da Faculdade Pan-Americana, focada na formação de profissionais que desejam seguir a carreira pública.  “Mas nem por isso o Direito Privado será esquecido.  De absoluta relevância para operadores do Direito, temas relacionados precisam fazer parte da formação do discente pois se internaram nas relações sociais”, ressalta o advogado..

 

Kronberg lista cinco principais áreas do Direito Público em que os futuros bacharéis poderão atuar:


 

Direito Administrativo

 

Responsável por regulamentar as relações entre a administração pública e os cidadãos, o Direito Administrativo é uma das matérias mais importantes para quem deseja tentar concurso público. Os principais trabalhos relacionados são fiscalização e conservação dos bens e patrimônio público, exercício do poder por parte da polícia e responsabilidade civil. A área rege a atuação dos funcionários do Estado, o funcionamento de ministérios, órgãos e instituições públicas.


 

Direito Ambiental

 

Por conta de sua relação de proximidade com o Direito Administrativo e do embasamento constitucional, o Direito Ambiental é classificado como um ramo do Direito Público. É a área que regula a relação dos indivíduos, governos e empresas com o meio ambiente a fim de conciliar os aspectos ecológicos, econômicos e sociais com a melhoria da condição ambiental e bem-estar da população. 


 

Direito Eleitoral

 

O Direito Eleitoral é destinado a estudar o processo de escolha de representantes para a ocupação de cargos eletivos, incluindo os sistemas eleitorais e sua legislação. É a área que melhor traduz a defesa da democracia, estabelecendo normas que garantem o exercício do voto em condições justas. O profissional é fundamenal para garantir a legitimidade das eleições e o respeito à vontade da maioria.


 

Direito Internacional

 

Área jurídica  com crescente adesão por causa da globalização, o Direito Internacional regula as relações entre os países, para a garantia de boa convivência. No Direito Público, a área tem por objetivo analisar as relações e evitar conflitos entre as nações, respeitando a soberania de cada uma. Não se aplica somente às nações, mas também às instituições, como a ONU (Organização das Nações Unidas) ou a OMC (Organização Mundial do Comércio).


 

Direito Penal

 

O Direito Penal é o segmento do Direito Público que regula o poder punitivo do Estado. Ele detém a competência de selecionar as condutas humanas consideradas indesejadas e que podem colocar em risco a convivência em sociedade. Quem deseja trabalhar nessa área poderá escolher entre diversos segmentos, como o Direito Penal Comum, aplicado aos cidadãos comuns pela Justiça Comum; o Direito Penal Militar, aplicado a militares pelos Tribunais Militares; e o Direito Penal Eleitoral, aplicado em caso de crimes eleitorais específicos pela Justiça Eleitoral. Nas áreas, os futuros profissionais podem ser advogados, defensores públicos, promotores de justiça e juízes criminais.

 

 


Helcio Kronberg - Leiloeiro público formação nas áreas de gestão e jurídica. Possui mestrado e é Doutorando em Direito, docente e diretor da Faculdade Pan-americana de Administração e Direito (FAPAD). É autor de vários livros, além de jurisconsulto com várias titulações acadêmicas. Desde 2018 faz parte do rol dos leiloeiros mais notáveis do Brasil.

Kronberg Leilões


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados