Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Fisioterapeuta oferece dicas para a prática de esportes durante épocas mais frias


Fábio Akiyama explica quais são as boas práticas para realizar atividades físicas em períodos de baixa temperatura


A chegada do inverno e a baixa temperatura pode diminuir a vontade de praticar exercícios e outras atividades que ajudam a melhorar a saúde. Ainda assim, é necessário encontrar maneiras de realizar essas atividades no dia a dia, mesmo com o frio.

O fisioterapeuta especializado em postura e osteopatia Fábio Akiyama explica que não há contra indicação da prática de esportes durante esse período, na verdade é exatamente o contrário. “A atividade física é essencial em qualquer estação do ano para manter o corpo ativo e saudável. A única diferença é que com a temperatura mais baixa é importante fazer algum tipo de aquecimento, ou alongamento, que permita que o sistema muscular e metabólico receba esse exercício e evite ocasionar qualquer lesão”, explica.

Com a maior parte das academias fechadas por conta da pandemia, fazer exercícios em casa é a melhor maneira de se movimentar e manter a saúde em dia, além de uma boa alimentação. Para o aquecimento, basta subir ou descer alguns lances de escada, que é algo de fácil acesso.

É possível fazer as atividades com objetos comuns, como cadeiras de apoio e garrafas como pesos. “Um profissional pode ajudar a entender como realizar esses movimentos sem causar dores. Além disso, muitos canais estão disponibilizando aulas dos mais diversos esportes gratuitamente na internet”, reforça o fisioterapeuta.

As estações mais frias do ano não devem impedir que as pessoas pratiquem atividades físicas. É essencial lembrar que o sedentarismo causa uma série de problemas, como adaptações posturais que podem gerar encurtamentos e dores crônicas.

Um fator que costuma ser mencionado é sobre a faixa etária para cada tipo de exercício, mas Akiyama ressalta que idade não é um fator limitador. “Cada um tem necessidades específicas e isso deve ser levado em consideração acima de tudo. Tanto jovens quanto idosos podem realizar as mesmas atividades, mas com intensidades diferentes caso necessário”, finaliza.






Fábio Akiyama - fisioterapeuta e trabalha com a microfisioterapia, terapia que estimula a autocura através do toque, ou seja, faz com que o corpo reconheça seu agressor e inicie o processo de reprogramação celular. É pós-graduando em técnicas osteopáticas e terapia manual, além da formação em osteopatia visceral, posturologia clínica e equilíbrio neuro muscular. Possui curso na área de tratamento da articulação temporomandibular (ATM) e introdução ao Método Rosen. Em 2014, realizou um curso de especialização em prevenção e tratamento de lesões de membros inferiores e análise biomecânica de corrida, pela The Running Clinic no Canada. Atua desde 2012 também como instrutor de Pilates e treinamento funcional. Em 2015, foi monitor no Instituto Salgado de Saúde Integral no módulo avançado do curso de formação em microfisioterapia. Para saber mais, acesse www.mindtouch.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados