Confira dicas da ONG
Aldeias Infantis SOS Brasil para inserir as brincadeiras tradicionais no dia a
dia da família
O Dia Mundial do Brincar (28 de maio)
foi estipulado na 8ª Conferência Internacional de Ludoteca em 1999, para nos
lembrar que toda criança precisar ter tempo e espaço para brincar. A
brincadeira é parte fundamental de qualquer infância saudável, pois estabelece
conexão entre o mundo imaginário e o mundo real.
Roucheli Tavares, Coordenadora Nacional da
Política de Salvaguarda da Aldeias Infantis SOS Brasil explica: "É através
do brincar que as crianças aprendem a lidar com o mundo e a processar as
informações que recebem, por isso é preciso dar liberdade para que elas se
expressem livremente", diz. Quando os adultos interferem com constância no
ato de brincar ou tentam ensinar a criança brincar "corretamente",
podem prejudicar as construções internas que ocorrem. Os momentos de recreações
livres são essenciais para o desenvolvimento pleno, tanto físico como
emocional.
As atividades devem ser adequadas para cada
idade, mas, desde os primeiros dias de vida, bebês devem ser incentivados com
brincadeiras que irão estimular o desenvolvimento motor e cognitivo, além de
fortalecer a conexão entre pais e filhos. Devido à correria do dia a dia,
dificilmente os adultos responsáveis conseguem brincar com os pequenos. No
entanto, essa interação, pode trazer grandes benefícios no desenvolvimento da
criança, aumentar a qualidade do tempo entre família, bem como a qualidade do
vínculo existente.
Segundo Roucheli, é importante que os adultos
participem e garantam a segurança das atividades, mas sem interferir demais,
deixando que as crianças explorem o espaço e os objetos. Para isso, reforça que
é preciso ter um ambiente preparado para recebê-las, que não ofereça perigos.
Muitos adultos não compreendem os benefícios
do brincar para a criança, porém é nas brincadeiras que encontramos melhoras,
por exemplo, na coordenação motora. Elas também são importantes no combate ao
sedentarismo (principalmente na era virtual) e permitem o autoconhecimento
corporal, "Quando o bebê bate palma ou a criança consegue montar um quebra
cabeça, estão experimentando o que são capazes de realizar. Quando perdem em
algum jogo ou os amigos não querem brincar da maneira que solicitou, também
gera resiliência.", comenta Roucheli.
Com o isolamento social, o Dia Mundial do
Brincar se torna uma oportunidade para as famílias tirarem algumas horinhas do
dia para se divertir, fugindo dos jogos eletrônicos. Para ajudar, preparamos
algumas dicas de passatempos tradicionais que irão fazer os pais relembrarem a
infância e mergulharem em aventuras diversas com os filhos.
·
Pular corda
Uma das atividades mais antigas, que com
certeza muitos já brincaram na escola ou na rua com os amigos. Além de gastar
muita energia, a atividade permite estimular, de forma lúdica, a coordenação
motora, a noção de tempo e contratempo, além da percepção e imagem corporal.
Você vai precisar de:
Uma corda comprida e espaço para pular.
Como se joga:
Duas pessoas devem segurar cada uma das
pontas da corda e girar, batendo-a no chão. Enquanto isso, uma terceira pessoa
deve pular por cima dela. Quem errar, perde a vez e passa a segurar a corda.
·
O mestre mandou
Além de muita diversão, auxilia a criança a
desenvolver a noção corporal, coordenação motora, lateralidade e disciplina.
Como se joga:
Nesta brincadeira, uma pessoa é escolhida
para ser o líder, enquanto as demais devem seguir suas ordens repetindo seus
movimentos, direções e ações. A cada rodada, muda o líder. As rodadas podem ser
medidas através da música ou de um cronômetro. Pode ser feita com os amigos
também por meio de videoconferência.
·
Jogo das Sombras
Uma forma barata, simples e divertida de
brincar. Além de desenvolver a coordenação, pode ajudar a criança a perder o
medo do escuro
Você vai precisar de:
Uma lanterna e uma parede.
Como se joga:
Em um quarto escuro, basta acender a lanterna
em direção a parede. Ela permite a projeção de vários desenhos com sombras,
feitas pelas mãos. Para ficar mais interessante, vocês podem tentar adivinhar o
que o outro está tentando fazer.
·
Stop
Direcionada para crianças que já sabem ler e
escrever, além de muito legal e simples, a brincadeira ajuda a estimular a
criatividade, rapidez de raciocínio e a melhorar o vocabulário.
Você vai precisar de:
Uma folha de papel e um lápis para cada
participante.
Como se joga:
Desenhe uma tabela em tópicos numa folha de
papel para cada jogador. Para cada coluna da tabela escreva um tema, como:
Objeto, Filme, Animal, Cor, Nome, Fruta, Flor, Cidade, Time. Escolha os temas
de acordo com a idade e conhecimento da equipe que vai jogar. Assim que todos
estiverem com suas tabelas feitas na sua folha de papel, os participantes
mostram as mãos e somam a quantidade de dedos que cada um colocou para
descobrir qual é a letra que vai ser direcionada para o jogo. Os participantes
terão que escrever abaixo de cada tema, uma palavra com início da letra
sorteada. Quem terminar primeiro, grita: ‘Stop’, e, na mesma hora, todos devem
parar de escrever. Cada palavra correta vale 10 pontos. Mas, se alguém escrever
a mesma palavra que outro jogador, marcará somente 5 pontos. Soma-se no final
da linha quantos pontos foram conquistados. Assim se segue com várias letras.
No final, quem fizer mais pontos é o vencedor. Na quarentena, dá para combinar
com os amigos uma videoconferência e todos podem brincar juntos, cada um de sua
casa!
·
Mímica
Estimula a criatividade, o desenvolvimento
cognitivo e motor.
Você vai precisar de:
Papel e caneta.
Como se joga:
Para preparar a brincadeira, você pode
escrever em um papel nomes de filmes. Pode ser separado em times, ou todo mundo
joga junto. Cada participante sorteia um papel e, através de gestos, é preciso
fazer os outros adivinharem. Se estiverem jogando com times, a mímica é feita
por um membro de cada time e ganha quem acertar primeiro.
Aldeias Infantis SOS Brasil
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