No Brasil surgem milhares de novas empresas a cada
ano. Entretanto, segundo o IBGE, 21 % delas fecham após o primeiro ano e 60%
encerram suas atividades com menos de cinco anos de vida. Mas será por que isso
acontece?
Para que um empreendedor possa ter sucesso, ele
deve entender por que as empresas quebram. Neste artigo, vamos investigar os
principais motivos pelos quais as empresas vão à falência. Assim, você pode
aprender com os erros dos outros e evitar cometê-los no seu negócio.
Um estudo realizado pela CBInsights, plataforma
global de análise voltada para empreendedores, fez um levantamento do motivo
que levou 339 empresas ao redor do mundo à falência.
Entre muitas cartas e testemunhos de CEOs tristes e
arrependidos com erros do passado, o estudo é um grande ensinamento de por que
as empresas quebram.
Os principais motivos para as
empresas fecharem as portas
Entre as centenas de motivos, alguns mostraram ser
mais frequentes e comuns. Vamos a eles!
Ignorar o mercado
Empresas falham quando não estão resolvendo um
problema do mercado. Muitas vezes, o empreendedor tem uma grande ideia, uma
ótima tecnologia por trás, mas essa solução não atende ao mercado.
Nessas horas é preciso repensar o produto ou
serviço para que ele seja útil ao público-alvo, mesmo que isso signifique mudar
completamente o foco da empresa. E eis aí o próximo motivo.
Resistir à mudança
Uma empresa que não está apta a mudar seus
produtos, crenças e modo de operar, está fadada ao fracasso. Ao perceber que
algo está segurando o crescimento do negócio, um bom empreendedor sabe reagir
de forma rápida para mudar o que for preciso. Apegar-se às próprias ideias de
forma obtusa não combina com quem quer empreender.
Esquecer-se do capital de giro
Tempo e dinheiro são recursos finitos, por isso, é
preciso saber usá-los com sabedoria. Planejar a necessidade de um fundo de
emergência, saber onde gastar e ter recursos para manter a empresa funcionando
até o ponto de virada é imprescindível para que o negócio não entre na
estatística e feche precocemente.
Segundo pesquisa do Sebrae, 42% das empresas não
calculam o nível de vendas necessário para cobrir custos e gerar lucro. Para
isso, é preciso ter alguém que saiba fazer o planejamento financeiro do
negócio. O que nos leva ao próximo erro.
Negligenciar a equipe
Muitos empreendedores acreditam que podem dar conta
de todos os aspectos de seu negócio sozinhos. Claro, algumas vezes é preciso
começar sozinho, mas para dar certo é importante trazer pessoas que agreguem em
diversas áreas.
Para quê tentar cuidar das finanças quando o seu
principal talento é com vendas? O bom empreendedor entende que é preciso
delegar. Talvez o seu negócio até tenha colaboradores, mas eles são as pessoas
certas para fazer a empresa crescer? Reavalie a sua equipe.
Precificar
Saber dar preço ao seu negócio, seja em serviços,
seja em produtos, é uma arte muito delicada. Muitas vezes, o custo para manter
a empresa é muito elevado em relação à receita gerada por suas vendas e é
preciso repensar os preços oferecidos ao mercado.
Altos preços podem espantar os clientes, em
contrapartida, valores muito baixos podem desvalorizar o seu negócio.
Precificar vai além de uma ferramenta de sobrevivência, é também uma ferramenta
de marketing. Para não cometer esse erro, estude e busque o máximo de conhecimento
sobre precificação.
Ao entender melhor os erros, dá para perceber que
todos podem ser evitados com um bom planejamento e organização, correto?
Estude, dedique-se e, se errar, levante-se e comece de novo!
Aproveite para compartilhar com seus colegas este
artigo para que eles também possam entender por que as empresas quebram!
ECQ
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