Agora, um presente carrega mais
emoção do que antes e a metodologia também analisa o significado por trás do
ato de dar presentes e as melhores opções para cada personalidade
O Dia dos Namorados neste ano, assim como a Páscoa e o Dia das
Mães, terá que se adaptar à nova realidade de pandemia e isolamento social, já
que também irá enfrentar um novo cenário do comércio, com o fechamento das
lojas físicas – que fez com que muitas pessoas aumentassem ou começassem a
comprar online. Segundo dados da pesquisa Barômetro COVID-19, realizada pela
empresa de pesquisa Kantar, quase 75% da população teve seus hábitos de compra
alterados.
O e-commerce será a alternativa de muitas pessoas para presentear
seus namorados. Por isso, essa escolha terá um significado ainda maior, pois
ela representará todo o sentimento e amor que a pessoa gostaria de transmitir
naquele momento, mesmo à distância.
Para ajudar as pessoas a navegarem nesse universo, a Kantar usou o
NeedScope, uma solução que utiliza modelos de arquétipos da psicologia
analítica, para entender como os presentes se conectam emocionalmente com cada
pessoa. Ele agrupa as características dos arquétipos, divididos em cores –
amarelo laranja, marrom, azul, roxo, vermelho - sendo possível diagnosticar as
simbologias dentro das peças de comunicação, por exemplo.
“Dar um presente é mais que um simples ato de escolher, comprar e
enviar. Ainda mais neste momento atual. Dar presente significa atenção
especial, significa parar para pensar no outro, traz uma conexão emocional
muito forte” afirma Karina Collenghi, gerente de contas da Kantar e
especialista em NeedScope. “Não podemos subestimar o poder de dar presentes,
mesmo sendo uma lembrancinha. Psicólogos acreditam que presentear é uma forma
importante de se conectar com familiares e amigos”.
Presentes para os namorados, segundo Jung
VERMELHO Troca ousada
- Dar presentes é estimulante e uma aventura, quer que a pessoa se sinta energizada e radiante. Os presentes são ousados e se destacam por serem diferentes do comum.
Exemplos: Presentes mais resistentes, com
formatos mais arrojados para fazer uma declaração autêntica e forte e trazer à
tona o lado selvagem.
ROXO Gesto extravagante
- Dar presentes é um ato chamativo e extravagante, quer que a pessoa se sinta especial e importante. Os presentes são únicos e impressionantes
Exemplos: O embrulho é um presente por si
só, com cores profundas e decorações requintadas. Presentes luxuosos e de
grande estilo, um toque especial para dar glamour.
AZUL Símbolo perspicaz
- Dar presentes é propositalmente engenhoso, quer que a pessoa se sinta inteligente e perspicaz. Os presentes são criativos e seletivos
Exemplos: O embrulho é elegante, sutil e
minimalista, sem poluição visual com tons clássicos e neutros. Uma experiência
esclarecedora, que provoca o pensamento e a imaginação.
MARROM Recompensa atenciosa
- Dar presentes é um ato pessoal e atencioso, para que a pessoa se sinta amada e cuidada. Os presentes são repletos de sentimentos calorosos
Exemplos: Experiências que promovem uma
sensação de relaxamento e bem-estar. Presentes que remetem a uma sensação de
caseira, reconfortante e feitos à mão.
LARANJA Presente generoso
- Dar presentes é um ato genuíno e prático, com o intuito de mostrar à pessoa que ela é sempre bem-vinda e valorizada.
Exemplos: Presentes que representam um
laço e uma conexão genuína. Embrulho sem complicações para maior praticidade,
com cores quentes e agradáveis e embalagens reutilizáveis.
AMARELO Surpresa espontânea
- Dar presentes é prazeroso e divertido, quer que a pessoa se sinta feliz e vibrante. Os presentes são divertidos e encantam
Exemplos: Presentes atrevidos e
divertidos que encantam e surpreendem com seu senso de humor. Embrulho com
cores vibrantes, que se destaca com detalhes divertidos.
A psicologia de dar presentes
A Kantar lançou um material gratuito que explica os significados
de cada um dos arquétipos dentro do ato de dar presentes. Para baixar, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário