Em tempos de pandemia, as escolas se desdobram em
mil formatos para atender às demandas e manter o processo educacional vivo.
Essa preocupação atingiu inclusive o ensino público que, apesar de enfrentar
muitas questões burocráticas, teve de se adequar a essa nova realidade.
Os discursos em prol da Educação são sempre muito
inflamados, mas se encontram em “piloto automático”, ou seja, eles estão muito
presentes na fala, mas será que as pessoas realmente sentem o que clamam?
Pensando na corrente hierárquica de uma escola particular, a “banda toca” da
seguinte maneira: as instituições de ensino estão atendendo no formato remoto,
fato que não foi esse o serviço contratado pelos pais, mas como dizem, "é
o que tem pra hoje". Esses pais, por consequência, pressionam as
instituições para a redução das mensalidades e sabemos que a corda arrebenta
sempre do lado mais fraco, forçando a todos priorizarem os seus custos e
eliminarem os seus gastos.
Essa corrente pressiona os mantenedores a tomar uma
atitude diante desse cenário conturbado, geralmente cedendo às exigências dos
pais e reduzindo as mensalidades, mantendo assim a instituição de ensino
respirando por aparelhos, caso ainda haja algum disponível. Nessa redução de
receita, cada escola opta por direcionar essa redução, seja impactando o lucro
da instituição ou simplesmente repassando esse déficit aos profissionais de
Educação, reduzindo seus salários em troca de oxigênio empresarial. Milhares de
professores terão seus salários reduzidos em detrimento da pressão feita pelos
pais, mas o discurso "em prol da Educação" segue inflamado.
Valorizar e fazer valer os discursos em prol da
Educação seria, nesse momento, primordial. Falo por tantos colegas de profissão
que, passando por essa situação, agonizam pensando no futuro próximo que há de
chegar. Não sinto essa mesma dor, posso dizer que leciono em uma instituição
que entendeu esse delicado equilíbrio e optou pela condição humana daquele
profissional que sempre “carregou” todo esse piano, esteve à frente do campo
lutando por essa linda bandeira chamada Educação. Entendendo essa cadeia de
ocorrências, que rapidamente vai derrubando cada peça desse quebra-cabeça, fica
mais claro para compreendermos e refletirmos sobre as partes e o todo.
Fabio Carneiro - professor de Física no Curso
Positivo.
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