Além de manter um contato próximo mesmo
em tempos de home office, a telemedicina pode ser uma saída prática para quando
seja necessário um atendimento especializado
O
mundo profissional vem se transformando diariamente por conta da pandemia do
novo coronavírus. Não é apenas a adaptação e logística de trabalhar de forma
remota que precisam ser levadas em consideração, mas os profissionais precisam
entender a nova rotina e o choque de realidade sentido com a mudança
emergencial que foi necessária para diminuir a curva do contágio e evitar mais
pessoas infectadas com o vírus. Se no mundo antes da pandemia as empresas já
precisavam prover um ambiente de trabalho saudável, essa missão agora tem um
papel ainda mais importante.
Além
de recursos como equipamentos, interação social e ajuda financeira extra, o
apoio médico e psicológico deve ser priorizado durante o isolamento. O Brasil é
o país com o maior número de ansiosos do mundo. Segundo dados da Organização
Mundial da Saúde (OMS), são cerca de 18 milhões de brasileiros que sofrem de
ansiedade. Número que tende a crescer com a vida dentro de casa. “Agora, mais
do que nunca, as empresas precisam ficar atentas com a saúde de seus
colaboradores, pois muitos deles só têm contato diário com os colegas de
trabalho”, comenta Paula Valente, responsável pela área de pessoas da Docway, empresa brasileira de inovação com foco em saúde.
De
acordo com a especialista, algumas dicas básicas são fundamentais para que os
profissionais continuam saudáveis e focados durante o período de home office:
Conversar
com o time – É
importante entender não apenas como está a rotina de trabalho do colaborador,
mas também como está sua vida nesse novo momento. Perguntar sobre o dia a dia,
como estão os filhos e os animais de estimação, pode ser uma forma de mostrar
empatia e preocupação. “Nós temos sugerido discussões sobre temas relevantes
para que as pessoas possam se cuidar, principalmente em relação a COVID-19 e
saúde mental, seja por webinars ou comunicação interna, procurando um
equilíbrio dentro do contexto que estamos vivendo”, explica Paula Valente, área
de Pessoas da Docway.
Investir
em telemedicina – Muitas
vezes o colaborador só precisa de uma orientação, de uma consulta ou ainda de
uma receita, é nesse contexto que a telemedicina pode ajudar nesse novo
momento. Ganham-se horas de trabalho, pois é possível ver um médico de dentro
da própria casa, com um horário marcado, ali mesmo, no home office, com um
atendimento muito mais prático e rápido. “É muito mais seguro e confortável, as
empresas agora precisam pensar fora da caixa, a Docway é uma solução simples
que pode resolver muitos problemas, saindo do padrão de oferecer uma palestra
sobre alimentação saudável ou um simples plano de saúde para seus
colaboradores, somos uma solução que engloba várias áreas da saúde, com
consultas personalizadas para cada pessoa”, ressalta Paula.
Além
de resguardar a vida dos empregados nesse momento que se vive uma pandemia
mundial, ninguém é exposto ao vírus indo no hospital ou posto de saúde, todo o
atendimento é feito por meio de uma videochamada com o médico, como uma
consulta presencial. O profissional pode receitar remédios, pedir exames, tudo
como em uma consulta presencial normal.
Monitore
ainda mais de perto as jornadas de trabalho – é comum que por conta das demandas dos afazeres domésticos
ou mesmo por se distrair com algo na TV, com os filhos ou pet que o colaborador
perca a hora e trabalhe mais que o combinado. Fique atento para que isso não se
torne uma rotina, lembre-o de que é necessário criar uma rotina para o seu
próprio bem.
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