Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Saiba como evitar mãos ressecadas devido ao uso de álcool em gel


Uso em excesso do álcool em gel leva a perda da proteção natural do nosso organismo ocasionando alergias e deixando a pele mais suscetível à queimaduras e infecções

Devido a Covid-19, a Organização Mundial da Saúde decretou uma pandemia mundial e há mais de 60 dias fomos orientados a reforçar nossa higiene pessoal, o que inclui no uso de álcool em gel, na impossibilidade de lavar as mãos com água corrente e sabonete.

A falta de informação e/ou conhecimento da população fez com que a procura e o uso do álcool em gel aumentasse consideravelmente, o que automaticamente, levou a um aumento de casos de ressecamento de pele, principalmente, das mãos. Saiba que algumas medidas, ajudam na prevenção ao Coronavírus e a sua pele. “O álcool em gel tem sido vendido como uma solução ao combate contra o Coronavírus, mas em excesso pode gerar outros problemas como: ressecamento das mãos e redução da proteção natural do organismo”, explica Luciana Munia, médica especialista em Dermatologia, da clínica Munia&Rolim, que continua: “Nosso organismo possui um filme chamado manto hidrolipidico e o uso em excesso do álcool em gel desidrata a pele e gera a perda deste manto, ocasionando assim alergias e ficando a pele mais suscetível à queimaduras e infecções”, enfatiza a especialista.

Segundo Luciana, a cápsula do Coronavírus tem uma cobertura de lipídios, que são gorduras, então o uso de qualquer sabonete é capaz de matar o vírus. “Em casa prefira água e sabonete, assim evita o ressecamento, as possíveis alergias e infecções. Outro alerta importante sobre o uso do álcool em gel é a utilização perto de forno elétrico, fogão e forno micro-ondas. O álcool é um líquido inflamável que pode explodir quando em contato com esses eletrodomésticos, gerando acidentes domésticos, como as queimaduras”, alerta.

Para evitar o ressecamento e se proteger:

*Primeiro aplique o álcool em gel 70% medicinal, na sequência hidratante,

*Para quem faz uso de protetor solar: Primeiro aplique o álcool em gel 70% medicinal, na sequência hidratante e depois a protetor solar,

Para quem faz uso de repelente: Primeiro aplique o álcool em gel 70% medicinal, em seguida o hidratante e depois o repelente.





Clínica Munia&Rolim

Drª Luciana V. Munia - Dermatologia Clínica e Cirúrgica, Cosmiatria e Laser

Dr. Churdley Rolim Sales Jr.- Cirurgia Vascular – Angiologia

São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados