De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio
às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma fração ínfima das empresas
brasileiras sobrevive os primeiros cinco anos de vida. Para ser mais exato,
dentro deste período, cerca de 62% delas encerram suas atividades e quebram de
maneira precoce.
Assustador, não é mesmo? Afinal, isso representa o
pai de família, que dependia dos negócios, e agora tem dívidas, ou até mesmo o
profissional que investiu suas economias de anos, ou até décadas, no negócio só
para vê-lo quebrar e cair aos pedaços.
No entanto, chamo sua atenção para algo muito
importante: será mero acaso a razão pela qual tantas empresas quebram no
Brasil? Minha percepção e a de vários outros especialistas é que não. Na
verdade, existem fatores muito previsíveis que indicam uma probabilidade
superior de determinada empresa ter uma vida longa e próspera.
Nesse sentido, existe uma grande diferença entre
acaso e estratégia. Acaso é semelhante a uma loteria, é esperar as coisas
caírem do céu sem tomar as ações necessárias, como já dizia o velho ditado:
“Não é possível colher algo que você não tenha plantado previamente”.
Estratégia, por outro lado, está relacionada com
ações sequenciadas e aplicadas por um determinado período de tempo. O que
vários chamam de sorte, muitas vezes, é o resultado da aplicação de estratégias
efetivas na vida e nos negócios.
No mundo empresarial, se fala em estratégias de
vendas, de liderança e engajamento de times, de produtividade e de negócios de
forma geral.
Dito isso, a falta de estratégias confiáveis é uma
causa quase que certeira para a mortalidade das empresas, quero dizer que:
- esperar que seu time fique motivado espontaneamente, não é estratégia, é acaso;
- esperar ser produtivo e ter mais tempo, sem saber os fundamentos para isso, não é estratégia, é acaso;
- esperar que clientes batam na sua porta e comprem de você sem uma abordagem comercial inteligente, não é estratégia, é acaso, ou melhor, milagre!
Agora, eu te pergunto: quer contar com o acaso ou
prefere ter estratégias e, assim, ter mais sorte na vida?
Se você respondeu estratégia, podemos falar com
mais profundidade sobre quatro estratégias de negócios que separei para te
ajudar a ter mais sucesso em seu empreendimento, seja ele qual for.
- Visão de futuro
Alice
perguntou: Gato, pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso
depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei
para onde ir! – disse Alice.
Se você não
sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
(Alice no
País das Maravilhas)
Embora
lúdica, essa história representa um conceito fundamental no mundo dos negócios.
A visão de futuro representa a imagem de onde você e sua empresa desejam chegar
e isto se traduz em objetivos e metas empresariais.
- Áreas de resultado chave
Nunca
haverá tempo para fazer tudo, isso por uma razão muito simples: nosso dia só
tem 24 horas. Nesse sentido, se tudo é prioridade, nada é prioridade. Dentro de
tudo que existe de atividades dentro de uma organização, quais são as áreas
chave que devem ter sua atenção e energia?
- Indicadores de Performance
O poder do
foco é absoluto, tudo o que focamos se expande. Indicadores são os grandes
objetos de foco por meio dos quais empresários e gestores podem avaliar o
desempenho de sua organização. Sejam de performance de funcionários, ou até
mesmo de vendas, indicadores são a métrica pela qual líderes sabem se seus
times estão ganhando ou não.
- Estratégia comercial e de marketing
Vendas é,
em geral, o coração de qualquer empresa. Já se foi o tempo em que se abriam as
portas dos negócios e os clientes entravam sozinhos. Hoje, a realidade é de
competitividade acelerada e empresários precisam ser criativos e táticos para
manter picos de faturamento.
Embora sejam simples, as estratégias não são
simplistas, e a maioria avassaladora das empresas brasileiras não possui esse
tipo de direcionamento.
Convido você agora a refletir sobre o futuro de sua
empresa. Onde exatamente você quer chegar? Tente escrever isso em termos de
tamanho, faturamento, atividades-chave, enfim, quais métricas podem te oferecer
a evidência de estar cumprindo seus objetivos?
Convido também a pensar sobre áreas chaves e
indicadores: quais são os pontos cruciais que você como gestor ou empresário
precisa estar atento?
Imagina agora como estaria o faturamento de sua
empresa, e seu caixa, caso você dispusesse nos últimos anos de uma estratégia
comercial bem definida, agressiva e eficaz?
Surgiram boas reflexões? É exatamente esse o papel
de um coach de negócios quando trabalha em parceria com um empresário: ajudá-lo
a conquistar resultados positivos para sua empresa através de novas estratégias
e competências de negócio.
Através de uma forte visão de futuro, identificamos
quais as áreas chave de alavanca de um determinado negócio e traçamos
indicadores para acompanhamento de performance, com o objetivo de aumentar o
faturamento e lucratividade.
Espero que ao ler até aqui você tenha encontrado
direcionamento para criar novas estratégias em direção ao sucesso e
prosperidade, e que assim, deixando o acaso de lado, você possa conquistar mais
sorte na vida e negócios!
Valdez Monterazo - Master Coach, especializado em negócios,
psicologia positiva e carreira. Ajuda empresários e executivos a maximizar seu
resultados empresariais, ter mais tempo e qualidade de vida. É Partner Associado na Sociedade Brasileira de
Coaching, maior referência em desenvolvimento de negócios e soluções
corporativas no Brasil. Ocupa a posição de Coach Executivo e de Negócios
no BNI (Business Networking International), maior e mais bem sucedida rede de
networking de empresários no mundo.
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