Movimento global #IsoladasSimSozinhasNão, liderado no País pelo Instituto
Avon e endossado pela Avon, Natura e The Body Shop, busca alertar a população para a importância da vigília social e
das redes de apoio para mitigar os casos de violência doméstica durante o
isolamento.
Instituto Avon, Avon, Natura
e The Body Shop uniram forças para projetar imagens com mensagens de apoio em
diversos pontos do Brasil para alertar sobre uma epidemia silenciosa que se
agrava à sombra da Covid-19: o aumento da violência doméstica durante a
quarentena. Segundo levantamento da Central de Atendimento à
Mulher - Ligue 180, durante a primeira semana de isolamento no País, já houve
um aumento de quase 9% no número de atendimentos. A
ação, parte da campanha #IsoladasSimSozinhasNão, movimento global das marcas do
grupo Natura & Co em prol das vítimas durante o período de isolamento,
busca criar uma rede de apoio entre vizinhos, amigos e familiares e dando-lhes
informações e ferramentas para que saibam como agir diante de um caso de violência.
Ao longo da última semana,
as marcas, em parceria com coletivos audiovisuais de todo o País, projetaram
imagens com mensagens de apoio, convidando vizinhas, amigas e familiares a
cuidarem da vida de mulheres que possam estar sofrendo confinadas o dia todo
com seus agressores dentro de seus lares, o lugar mais letal para aquelas que
estão em situação de violência. Em São Paulo, com o apoio do Governo do Estado,
as projeções ocorreram em pontos turísticos, tais como a Pinacoteca, Museu da
Língua Brasileira e Casa das Rosas. As imagens foram também projetadas em
quatro locais de Recife (PE) e em diversas outras cidades do país como Salvador
(BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Belém (PA), Natal
(RN), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
No próximo domingo também está previsto um movimento nas
redes sociais em parceria com influenciadoras das marcas para amplificar a
mensagem de apoio às mulheres vítimas de violência e estimular vizinhas, amigas
e parentes a acolhê-las e saberem como ajudá-las.
“Em tempos de isolamento
social, percebemos uma figura que antes passava despercebida nessa causa: a
vizinhança. Como passamos mais tempo em casa, notamos mais as rotinas e hábitos
de nossos vizinhos. Mas por que não aproveitar essa chance e estreitar laços
que podem ir além de proximidade física e ajudar a salvar a vida de mulheres
que possam estar vulneráveis?”, explica Danielle Bibas, vice-presidente de
Marketing da Avon Brasil.
Iniciativa do
Instituto Avon, ativada por Avon, Natura e The Body Shop, a campanha
#IsoladasSimSozinhasNão foi inicialmente lançada em 30 de março, em todos os
países da América Latina onde o grupo opera, dando luz à situação de mulheres
que estão vulneráveis em um contexto de pandemia global. No Brasil, o conceito
e ação das projeções foram desenvolvidos pela agência Wunderman Thompson.
“A violência
doméstica se alimenta do silêncio e da invisibilidade. Ela se perpetua na
indiferença, quando o autor acha que ninguém está olhando. Por isto é
fundamental conscientizar e ativar a rede de apoio às vítimas, criando um
círculo de confiança formado por amigos, familiares e vizinhos. Estamos agindo
no sentido de dar visibilidade à esta questão premente, divulgar a rede de
acolhimento e serviços públicos e apoiar as organizações de amparo às vítimas”,
afirma Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon.
Sobre a Avon
A Avon, parte do grupo Natura &Co
desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em
1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a
promoção do empreendedorismo feminino. Concentra no Brasil, onde está desde
1958, a sua maior operação e força de vendas – mais de 1 milhão de
revendedoras. A Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento
global pelo empoderamento das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na
inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades
empreendedoras para tornar as economias e as sociedades mais fortes.
Seu portfólio diverso inclui produtos
inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como
Renew e Color Trend. Além disso, seu catálogo também oferece itens para Moda
& Casa.
Para obter mais informações sobre a
Avon, visite o site: www.avon.com.br.
Sobre o Instituto Avon
Há 17 anos, o Instituto Avon se
dedica a salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que
tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à
plena realização da mulher: o câncer de mama e a violência contra mulheres e
meninas. Ano após ano, o trabalho do Instituto tem contado com parcerias
importantes e a colaboração e a dedicação de muitas pessoas e organizações para
fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e
saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada
que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no
Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações,
beneficiando 5,7 milhões de mulheres.
Violências contra as mulheres e
meninas
No enfrentamento das violências contra
as mulheres e meninas, o Instituto Avon atua há 12 anos e já destinou R$ 34
milhões para 193 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de
proteção à mulher em situação de violência. Além disso, já contribuiu com a
formação de mais de 4 mil agentes públicos (policiais, ouvidores, juízes, e
agentes de saúde), possibilitou que mais de 7 mil advogados e terapeutas
passassem a oferecer serviços gratuitos à população por meio do Mapa do
Acolhimento e 10 mil atendimentos online pelo aplicativo Mete a Colher.
Para cumprir com a missão de mobilização da sociedade, as
iniciativas do Instituto se dividem em quatro grandes pilares de atuação:
Conhecimento, Articulação, Apoio a Projetos e Engajamento e Impacto. Mas o
grande diferencial da organização sem fins lucrativos para a concretização de
seus projetos e ações é a capacidade de articulação de diferentes stakeholders,
como empresas públicas e privadas, funcionários, ONGs, movimentos sociais,
organismos internacionais e órgãos públicos de todas as esferas. O Instituto
conta, ainda, com a força de vendas Avon, composta por mais de 1 milhão de
Revendedoras, que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como
rastreadoras de necessidades específicas de atendimento da população em suas
respectivas comunidades.
Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto Avon
estar presente em 100% dos municípios brasileiros.
Facebook: InstitutoAvonOficial
Instagram: @InstitutoAvon
Youtube: Instituto Avon
Natura
Nenhum comentário:
Postar um comentário