Exigência dos equipamentos nos carros que rodam no Brasil está prestes a completar 20 anos
No primeiro dia do ano de 2014 entrou em vigor no Brasil uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito - Contran que obrigava que todos os carros novos tivessem airbag e freios com sistema ABS. A medida passou a valer para os zero quilômetros fabricados a partir deste ano, porém continuava permitida a circulação de carros de outros anos que não possuíam os equipamentos.
Recentemente uma publicação do Presidente Luis Inácio Lula da Silva viralizou nas redes sociais e causou alvoroço, pois dava a entender que carros produzidos antes de 2014 seriam proibidos de circular pela falta de airbag e ABS. O mal-entendido foi rapidamente esclarecido pelo Ministério dos Transportes, que informou que os automóveis produzidos até 2013 poderiam continuar circulando normalmente no Brasil sem airbag ou ABS, mas aconselhou que motoristas com carros sem os referidos sistemas de segurança dirijam com maior atenção às regras da legislação e aos demais elementos presentes nas vias.
O primeiro airbag foi patenteado pelo engenheiro norte americano John W. Hetrick, em 1953 e funcionava a partir de um sistema de ar comprimido, que inflava uma bolsa de tecido em caso de impacto do veículo. No entanto, o dispositivo era muito grande e pesado, o que dificultava sua instalação. Em 1971 a ideia do airbag foi retomada pela indústria automobilística, quando a General Motors desenvolveu um protótipo de airbag para seus veículos.
Nos anos seguintes, outras montadoras também começaram a investir em tecnologia de airbags, mas somente em 1980 a Mercedes-Benz se tornou a primeira fabricante de automóveis a oferecer o airbag como item de série em seus modelos. O airbag funciona por meio de sensores que detectam uma colisão e, em questão de milésimos de segundo, inflam uma bolsa de ar para proteger os ocupantes do veículo. O dispositivo pode ser instalado em diferentes partes do veículo, como volante, painel, portas e bancos, dependendo do modelo e da montadora. Alguns carros mais modernos também contam com airbags laterais e de cortina, que protegem os ocupantes em caso de impacto lateral.
Já o primeiro sistema de freios ABS foi desenvolvido pela empresa aeroespacial americana Bendix Corporation, que o aplicou em aviões militares na década de 1950 e a partir daí, a tecnologia foi utilizada em carros de passeio. Em 1966, a Ford começou a testar um sistema ABS em seus carros, mas os custos de produção elevados impediram sua comercialização, mas em 1978, a Mercedes-Benz passou a oferecer o sistema como opcional em alguns de seus modelos. O sistema ABS funciona por meio de sensores que monitoram a velocidade das rodas. Se uma ou mais rodas começarem a travar durante a frenagem, o sistema freia e libera a frenagem várias vezes por segundo evitando que a roda trave, permitindo assim, que o veículo mantenha a estabilidade e a dirigibilidade.
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para manter o bom funcionamento tanto dos airbags, como do sistema ABS dos veículos. Por utilizarem os módulos eletrônicos dos veículos, qualquer modificação eletrônica pode também prejudicar o funcionamento adequado do módulo ABS. Peças desgastadas ou danificadas podem prejudicar o sistema de freios, incluindo o ABS, e comprometer a segurança do veículo.
Um outro ponto importante a ser observado, é a manutenção do sistema ABS feito por profissionais capacitados, a fim de evitar a falha ou perda parcial da funcionalidade do sistema de freio, os quais podem ser detectados através dos seguintes efeitos: roda presa, luz do ABS acesa no painel, pedal baixo durante acionamento do freio, entre outros. Cuidados preventivos que podem ser tomados com o sistema ABS são: revisão periódica do sistema de freio, evitar contaminação do fluido de freio durante a manutenção do sistema, evitar contato com água no módulo do ABS, evitar alteração das medidas das rodas e pneus do veículo, manter sempre limpo os sensores de detecção nas rodas.
Com relação ao airbag, também existem cuidados que podem ser tomados, como manter o cinto de segurança em boas condições de uso, e caso haja colisão e acionamento do airbag, o sistema completo deve ser substituído, incluindo os cintos de segurança, além de verificar regularmente se o sistema de airbag não está desabilitado.
Para o Gerente de Engenharia da Cia DPaschoal, Emerson Salles, por se tratar de dispositivos de segurança, é de extrema importância que os ambos estejam em dia no que diz respeito à conservação e manutenção. “Tanto o airbag quanto o ABS são sistemas que vieram para ajudar na segurança de todos os ocupantes do veículo e de pedestres, por isso eles precisam estar sempre em dia. Além de evitar qualquer tipo de modificação, que possa interferir no funcionamento, deve-se seguir todas as recomendações específicas do fabricante, que geralmente fornece informações sobre o uso e a manutenção dos sistemas de freios e de airbag”, indica Emerson.
A DPaschoal, possui 123 lojas instaladas em oito estados do
Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também
disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus
clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas no
sistema de suspensão dos veículos.
DPaschoal