Presença online e antecipação, além de logística bem-organizada são peças-chave, afirmam as sócias da Jahe Marketing; comércio precisa estar preparado também no offline
Data
importada do calendário norte-americano, a Black Friday acontece este
ano em 26 de novembro e já virou evento consolidado no comércio brasileiro. O
evento tornou-se também a porta de entrada das grandes vendas do final do ano,
com as férias e o Natal logo à frente.
Mesmo
em um período de dificuldades para a economia, a expectativa é que a temporada
seja de bons rendimentos para o comércio. Por exemplo, uma pesquisa recente da
Conversion – uma agência especializada em SEO – ouviu a opinião de 400
brasileiros. De acordo com o levantamento, 88% dos entrevistados pretendem
fazer compras durante a Black Friday – 63% deles devem fazê-lo online.
Já
em relação ao Natal, calcula-se que as vendas movimentem mais de R$34 bilhões
no varejo, crescimento de 4,3% em relação a 2020, de acordo com a Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E como toda essa
intenção se transforma em movimento para o comércio?
“Pesquisas
online, troca de informação entre usuários e os reviews de quem tem
autoridade no assunto continuarão sendo importantes na decisão de compra",
diz Thaís Faccin, uma das sócias da Jahe Marketing, assessoria de marketing
especializada em soluções 360°. "Por isso, presença online e preparo para
vender mais e melhor no final do ano são itens imprescindíveis para atender bem
os consumidores, e fidelizar clientes satisfeitos.”
Mas
por onde começar?
A
seguir, a Jahe Marketing dá algumas dicas para que as campanhas de marketing
sejam imbatíveis
1.
Adiante-se
Acompanhe
o movimento dos consumidores, que estão comprando mais cedo. De acordo com o
mais recente relatório do Google Guia do Varejo 2021, as compras de fim de ano
costumavam ser feitas mais próximas das datas festivas. Agora, mais
consumidores compram ao longo de um número maior de meses.
Esse
novo hábito pode gerar dados úteis para suas campanhas ao longo de novembro e
dezembro, como essa informação aqui: comparações de preço começam mais cedo.
Nos EUA, 31% dos consumidores começam as compras de Natal já em junho, e 59%
compram antes para evitar a falta de estoque.
2.
Estoque esperto
Você
sabe que o gerenciamento de estoque é vital para a saúde do seu negócio. E,
embora o final do ano possa acabar virando um pesadelo se ele não for feito de
maneira adequada, o período também pode ser uma ótima oportunidade para
aumentar a receita – movimentando itens que estavam parados por meio de
promoções atraentes.
"Aproveitar
eventos como a Black Friday e o Natal para oferecer brindes e pacotes
promocionais do estilo 'leve junto e pague menos', ou ainda o desconto
progressivo, é uma boa maneira de dar vazão a esse estoque. Só não vale dobrar
o preço alguns dias antes e baixar para 'a metade do dobro' no dia da promoção.
Os consumidores estão de olho, e essa é uma péssima estratégia para a sua
reputação", diz Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing.
3.
Logística bem-pensada
Outro
motivo para se preparar mais cedo é evitar o improviso, que pode gerar atrasos,
consumidores insatisfeitos e sobrecarga na equipe de atendimento, dizem as
sócias da assessoria. Calcule a margem de desconto que é possível oferecer sem
colocar suas contas no vermelho, cheque as opções de frete possíveis (e reais)
e monte um plano para oferecer uma logística bem-organizada.
"Ela
servirá de marketing para a sua empresa quando os clientes satisfeitos
começarem a divulgar suas experiências por aí – e, como sabemos, o boca a boca
é uma propaganda poderosa!", afirma Faccin.
4.
Entre na cabeça do cliente
"Entender
o que cada um procura na hora de fechar negócio ajuda a saber como oferecer seu
produto ou serviço", diz Inatomi. Ela menciona um dado de 2018 que
continua relevante: uma pesquisa da consultoria Provokers, parte do relatório
do Google sobre a Black Friday, apontou que 30% das pessoas procuram adquirir
nesta data coisas que já desejam há muito tempo.
"Essa
porcentagem é significativa e indica que parte da sua estratégia deve
considerar aqueles que já visitaram seus canais de venda online", complementa.
Para
isso, é importante fazer uso dos dados gerados por esses acessos. Quais foram
os produtos mais visualizados? Quem são esses consumidores? Essas informações
podem determinar que produtos terão descontos, quais serão destacados em seus
anúncios (sejam eles nas redes sociais ou em espaços tradicionais) e até servir
para uma ação de remarketing.
5.
Evite o atrito
Já
desistiu de um produto porque o processo até ele era complicado demais? As
sócias da Jahe Marketing lembram que muitas jornadas de compra não chegam ao
final por simples desistência do consumidor. "Um cadastro complicado, um
site confuso e demorado, ou promoções que, na hora H, não eram lá essas coisas
– 80% de desconto no produto, frete mais caro que o item que você desejava, por
exemplo) – são alguns dos fatores que explicam isso", diz Faccin.
Assim,
evitar o atrito é facilitar a navegação do seu cliente, fazendo com que ele não
perca tempo decifrando sua vitrine online. E não é preciso viver de tentativa e
erro. O Google oferece gratuitamente ferramentas como o Grow My Store
(disponível em inglês) para uma avaliação rápida, gratuita e completa do seu
site.
6.
Sua marca se importa?
Cada
vez mais, os negócios serão cobrados por ações e posicionamentos que provem
que, além do lucro, estão comprometidos com um mundo mais justo e sustentável.
"Promoções são essenciais para ganhar os clientes, mas entre dois produtos
muito parecidos, muitos consumidores já pensam em qual marca e negócio é mais humana",
diz Satye Inatomi.
Nessa
hora, ser transparente e mostrar sua conexão com a comunidade local pode fazer
muita diferença. Parceria com artesãos, pequenos produtores e o cuidado com
suas embalagens são algumas opções para se destacar. Faça dessas mudanças uma
política permanente.
Para
finalizar, é importante pensar no foco da sua estratégia. "Nossa
experiência diz que conhecer bem seu negócio e seu cliente ideal causa um
impacto grande no resultado. Dessa forma, é possível criar táticas diferentes
para cada data no final do ano", afirma Thaís Faccin.
"Além
da Black Friday e do Natal, há também a Cyber Monday e diversas
ações que podem ter como foco a chegada do 13º, das férias ou a volta às aulas.
Valer-se de uma ação com foco em mídia programática,
por exemplo, pode impulsionar vendas e visibilidade”, finaliza Inatomi.
Jahe Marketing
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