Entenda como funciona na prática o aprendizado dessas habilidades na escola e porque elas têm sido tão exigidas atualmente
A transformação digital
e as novas tecnologias mudaram a forma como nos comunicamos, nos relacionamos,
aprendemos e, claro, isso também inclui as relações de trabalho.
Por isso, nos dias
atuais, e pensando num futuro bem próximo, desde cedo na escola, o aprendizado
de habilidades técnicas em conjunto com as habilidades emocionais, nunca foi
tão necessário.
De acordo com uma
pesquisa realizada pela OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico, que congrega os principais países desenvolvidos do mundo, mostrou
que as habilidades emocionais como empatia, capacidade de liderança,
criatividade, entre outras, somadas aos conhecimentos acadêmicos, são
fundamentais para que os jovens se insiram plenamente na sociedade.
Outro levantamento
recente realizado pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou as 15 habilidades do
futuro que estarão em alta em 2025 para que os profissionais possam se
desenvolver para acompanhar as mudanças do mundo moderno. Entre as principais
podemos identificar o pensamento analítico e a inovação, a aprendizagem ativa,
a criatividade, o raciocínio lógico, a inteligência emocional e a resolução de
problemas.
Mas como essas
habilidades são aprendidas na escola?
Susan Clemesha,
diretora acadêmica da Sphere International School, rede de escolas
internacionais que faz parte do Grupo SEB, explica que a escola sempre entendeu
que competências comportamentais que envolvem o pensamento criativo, a
inovação, cooperação, resolução de problemas, entre tantas outras são
complementares ao aprendizado das habilidades técnicas.
"A escola possui
um modelo exclusivo, o OPEN Framework, que possui quatro pilares e que promove
um ensino completo, que ajuda o aluno a se alinhar às necessidades de um futuro
cada vez mais complexo, interconectado e em constante mudança", afirma.
Em um dos projetos
trabalhados no OPEN, o Exhibition, alunos do Year 5 se reúnem em grupos,
selecionam questões e problemáticas que sejam de interesse comum e fazem uma
análise profunda com base em suas próprias pesquisas para chegar a uma solução
para o caso escolhido.
Neste processo de
investigação colaborativa, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas
habilidades técnicas por meio de suas pesquisas, seus estudos, conclusões e
decisões que chegaram após todo o conhecimento adquirido durante a análise do
caso.
O fato de se reunirem
em grupos, deliberarem sobre o tema do projeto até o senso comum e trabalharem
juntos para chegarem a resolução do problema é como as habilidades emocionais
são diariamente desenvolvidas, tornando os alunos cidadãos conscientes,
equilibrados e comunicadores.
Sphere International School
Nenhum comentário:
Postar um comentário