Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Para um cidadão melhor preparado, ensino de habilidades técnicas e emocionais devem começar cedo na escola

Entenda como funciona na prática o aprendizado dessas habilidades na escola e porque elas têm sido tão exigidas atualmente


A transformação digital e as novas tecnologias mudaram a forma como nos comunicamos, nos relacionamos, aprendemos e, claro, isso também inclui as relações de trabalho.

Por isso, nos dias atuais, e pensando num futuro bem próximo, desde cedo na escola, o aprendizado de habilidades técnicas em conjunto com as habilidades emocionais, nunca foi tão necessário.

De acordo com uma pesquisa realizada pela OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que congrega os principais países desenvolvidos do mundo, mostrou que as habilidades emocionais como empatia, capacidade de liderança, criatividade, entre outras, somadas aos conhecimentos acadêmicos, são fundamentais para que os jovens se insiram plenamente na sociedade.

Outro levantamento recente realizado pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou as 15 habilidades do futuro que estarão em alta em 2025 para que os profissionais possam se desenvolver para acompanhar as mudanças do mundo moderno. Entre as principais podemos identificar o pensamento analítico e a inovação, a aprendizagem ativa, a criatividade, o raciocínio lógico, a inteligência emocional e a resolução de problemas.

 

Mas como essas habilidades são aprendidas na escola?

Susan Clemesha, diretora acadêmica da Sphere International School, rede de escolas internacionais que faz parte do Grupo SEB, explica que a escola sempre entendeu que competências comportamentais que envolvem o pensamento criativo, a inovação, cooperação, resolução de problemas, entre tantas outras são complementares ao aprendizado das habilidades técnicas.

"A escola possui um modelo exclusivo, o OPEN Framework, que possui quatro pilares e que promove um ensino completo, que ajuda o aluno a se alinhar às necessidades de um futuro cada vez mais complexo, interconectado e em constante mudança", afirma.

Em um dos projetos trabalhados no OPEN, o Exhibition, alunos do Year 5 se reúnem em grupos, selecionam questões e problemáticas que sejam de interesse comum e fazem uma análise profunda com base em suas próprias pesquisas para chegar a uma solução para o caso escolhido.

Neste processo de investigação colaborativa, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades técnicas por meio de suas pesquisas, seus estudos, conclusões e decisões que chegaram após todo o conhecimento adquirido durante a análise do caso.

O fato de se reunirem em grupos, deliberarem sobre o tema do projeto até o senso comum e trabalharem juntos para chegarem a resolução do problema é como as habilidades emocionais são diariamente desenvolvidas, tornando os alunos cidadãos conscientes, equilibrados e comunicadores.

 

Sphere International School

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados