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sexta-feira, 16 de julho de 2021

Vacinação e a retomada do turismo

Avanço da imunização no País aumenta busca dos brasileiros por viagens


Com o avanço da imunização contra Covid-19 no Brasil, empresários e turistas começam a se mostrar mais esperançosos para a retomada das viagens. Em fevereiro deste ano, um estudo realizado pelo InterContinental Hotels Group (IHG) apontou que uma em cada cinco pessoas planeja compensar ainda neste ano a redução da atividade em 2020. 

Reforçando a tendência, pesquisa do Observatório Febraban revelou que 20% dos brasileiros pretendem viajar após serem imunizados, buscando destinos nacionais, ainda este ano. Já um estudo da Kantar mostrou que 65% das pessoas já planejaram fazer pelos menos uma viagem em 2022, quando estima-se que o turismo terá sua recuperação completa. 

A busca por destinos nacionais se tornou quase uma regra durante a pandemia de Covid-19, já que as restrições acabam dificultando o turismo internacional. Com isso, em 2020, 96% dos brasileiros que decidiram viajar buscaram um destino dentro do próprio país, de acordo com a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa). 

Com essa inclinação ao turismo nacional, cada vez mais cidades turísticas vêm se adaptando e montando cenários de maior segurança, criando as melhores condições para que os visitantes consigam conciliar cuidados - que ainda serão muito necessários - com entretenimento. 

Este é o caso de Olímpia, segunda maior cidade paulista em número de leitos (26.599), com mais de 600 meios de hospedagem. 

O município é conhecido por seus parques de águas quentes, e novas atrações “secas” não param de chegar, como o Vale dos Dinossauros e o Museu de Cera. 

O turismo representa 55% da atividade econômica de Olímpia e movimenta por ano cerca de R$ 1,5 bilhão, segundo a Prefeitura. Cerca de 7 mil pessoas trabalham formalmente no setor, algo equivalente a 12% da população de 55 mil habitantes (se considerarmos só a população economicamente ativa, essa representatividade do turismo sobe ainda mais). 

Além dos parques, sem dúvida os maiores impulsionadores do turismo, Olímpia também se destaca por ter os maiores resorts do Brasil. 

Os resorts se diferenciam dos hotéis e pousadas pela ampla estrutura gastronômica e de lazer que oferecem aos hóspedes. Hoje, eles respondem por mais de 40% da ocupação, de acordo Relatório de Perfil de Demanda elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo. 

Apesar de ter sido bastante afetada, assim como todas as principais cidades turísticas do Brasil e do mundo, toda essa estrutura se manteve, e mais, os investimentos para sua ampliação não pararam, mesmo em um cenário desafiador. 

Neste segundo semestre, por exemplo, será inaugurado o Solar das Águas Park Resort, que terá mil apartamentos e será o maior resort do País. O empreendimento recebeu mais de R$ 400 milhões em investimentos.

Sabemos que ainda é preciso avançar no calendário nacional de imunização, mas é notório que, com cada vez mais brasileiros vacinados, somado a outros movimentos importantes - como a criação do passaporte sanitário da Covid-19, projeto de lei de autoria do deputado federal Geninho Zuliani, em tramitação na Câmara, o momento é de esperança e otimismo. 

Proporcionar às famílias viajar novamente sem receios, tendo de se preocupar apenas com lazer, descanso e diversão, seja para Olímpia ou qualquer outro dos outros grandes destinos turísticos do Brasil, é o que esperamos. E essa realidade não está mais tão distante.

 

Rafael Almeida - empresário e CEO da Natos Multi


Conheça dez dicas para aumentar a sua produtividade como empreendedor

Agente Local de Inovação conta com técnicas simples que auxiliam na melhoria do rendimento nos negócios e na vida pessoal


Tornar-se mais produtivo, apesar de todas as limitações de capital, estrutura e recursos humanos, é um desafio que a maioria dos donos de pequenos negócios precisa encarar. Abrir uma micro ou pequena empresa é algo que exige dedicação e compromisso, até porque – na maior parte das vezes – o empresário faz tudo sozinho, ou conta com equipe reduzida. A boa notícia é que, com ideias inovadoras e mudança de atitude, é possível melhorar a gestão do negócio e ainda ter tempo para resolver problemas pessoais.

A Agente Local de Inovação (ALI) Maísa Silvestre, que atende empresas que participam do programa Brasil Mais, ressalta que é importante evitar que o “urgente não deixe tempo para o importante” e buscar sempre o equilíbrio entre o pessoal e profissional, para conseguir gerir o negócio, conseguindo tempo para refletir e inovar.  De acordo com ela, o planejamento permite que o empreendedor não trabalhe apenas para apagar incêndios e possibilita que ele descubra que, mesmo com ações simples, é possível colher bons resultados.

Um bom exemplo dos resultados que um plano de negócio e mudanças simples no modo de funcionamento da empresa podem proporcionar é o do empresário Thiago Marques Santiago, dono da Rustic Burguer Beer, em Macapá (AP). O empreendedor comenta que viu o faturamento da sua empresa aumentar em 15%, mesmo com restrição de horários por força da pandemia, e sem aumento de custos, apenas com a otimização de processos. Após ser atendido por um dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, dentro do programa Brasil Mais, um questionário respondido pelos funcionários identificou que a ordem dos produtos adicionais na comanda atrasavam o processo de produção e faziam com que a cozinha cometesse alguns erros.  “Foi até engraçado. Por meio do Brasil Mais conseguimos identificar um detalhe bobo e adequar a comanda, o que melhorou os processos de produção da nossa cozinha. Diminuímos o tempo de atendimento e a quantidade de pedidos que chegavam errados até os clientes”, comemora Thiago.

O empresário conta que também reorganizou as funções da equipe, o que ajudou a diminuir o tempo de espera dos clientes, que era um dos principais problemas identificados pelos consumidores. “Evitamos retrabalhos e ganhamos no faturamento e tudo foi muito rápido. A equipe se envolveu no processo”, ressalta o empreendedor. “Agora vamos modernizar mais e adquirir novos equipamentos. Estamos com uma previsão de aumentar o nosso faturamento em mais 10%, pois a modernização da cozinha permitirá uma melhor atuação nossa no delivery”, afirma o empreendedor.

A ALI Maísa Silvestre separou dez dicas que já podem ser colocadas em prática e recomenda que os empresários se inscrevam no programa Brasil Mais, para que seja feito um diagnóstico da empresa, que vai ajudar a melhorar o nível de competitividade do negócio e aumentar o faturamento, sem necessidade de grandes investimos. Confira as dicas:

1- Escute a si mesmo. Você tem que lembrar que não é uma máquina e seguir o que se adequa à sua realidade. Faça o que gosta, o que tem mais habilidade e descubra os horários em que você mais rende.

2- Organize as suas atividades. Separe poucas horas no fim de semana para organizar as atividades que serão realizadas nos próximos dias, sejam elas profissionais ou pessoais. Separe por ordem de prioridade e dificuldade.

3- Organize o meio. Para ter um bom desempenho você precisa de um bom clima organizacional, um espaço suficiente para as suas ferramentas de trabalho e uma boa iluminação

4- Silencie tudo o que te desconcentra. Se desligue do celular e das redes sociais

5- Realize as atividades por blocos e entre uma e outra, realize pequenas pausas, seja para o cafezinho ou para fazer algo que te faça bem.

6- Automatize as tarefas que podem ser automatizadas e delegue o que você não precisa fazer. Se você não fizer isso, não dará conta de cumprir todas as atividades que tem. Não adianta tentar abraçar o mundo. Dessa forma, você como líder consegue se dedicar mais às atividades de gestão e pelo crescimento do negócio.

7- Tenha um hobby ou projeto pessoal. Você precisa tirar um tempo para si.

8- Faça meditação. Ela aumenta foco e concentração.

9- Tenha um estilo de vida saudável. Alimente-se bem, exercite-se. Durma bem.

10- Evite o perfeccionismo. É preciso saber dosar esse sentimento. Lembre-se: feito é melhor do que perfeito e tudo que não pode ser uma solução, deve ser visto como um aprendizado.  Aproveite para enxergar oportunidades nessas situações.


Brasil Mais

Considerado o maior programa de produtividade do país, o Brasil Mais recebe inscrição de empreendedores de todas as unidades federativas. O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da (ABDI) e execução pelo Sebrae e Senai e visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. A meta é realizar 120 mil atendimentos até dezembro de 2022.

O Sebrae levou para dentro do Brasil Mais a metodologia que a instituição aplica, em todo o Brasil, nas empresas de micro e pequeno porte, por meio do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). As empresas participantes do programa recebem acompanhamento e orientação para inovarem e se tornarem mais produtivas, faturarem mais e gastarem menos. Durante quatro meses, os ALI acompanham a realidade do negócio, traçam um raio-X da situação da empresa e ajudam na construção e implantação de um plano de inovação juntamente com o empreendedor.


Após vacinar 99% dos habitantes, Noronha libera apresentações musicais em bares e restaurantes

O horário de funcionamento dos estabelecimentos também foi ampliado. Festas e shows continuam proibidos


O Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações de atividades no Arquipélago de Fernando de Noronha. Com o avanço do plano de convivência na ilha, bares e restaurantes podem funcionar até meia-noite. Além disso, entre 12h e 14h e entre 17h e 21h, está permitida a apresentação de música ao vivo, apenas com voz e violão.

Assim como outros municípios do Estado, Noronha recebeu autorização para realizar eventos sociais e corporativos com capacidade limitada de 50 pessoas ou 30% da capacidade do local - o que for menor. No caso dos eventos corporativos, o limite é de 100 pessoas ou 30% da capacidade do local; prevalece o que for menor.

Para a presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), Adriana Flor, a flexibilização das atividades dão esperança de dias melhores na ilha. " Para nós que trabalhamos com bares, restaurantes e entretenimento de forma geral, as novas liberações nos trazem esperança de que estamos no caminho certo para o novo normal. Mas sabemos que ainda precisamos ter muita responsabilidade e continuarmos com os cuidados para combater o novo coronavírus", comentou.

O artista Ricardo Dantas também comemorou as novas liberações: "Estávamos parados há meses, com todo o setor de entretenimento passando por uma grande dificuldade. Estou feliz com as novas liberações, mas, infelizmente, as medidas ainda não atendem toda a classe artística. Esperamos que isso aconteça em breve".

Permanece proibido a realização de festas e shows na ilha. Também continua vedado o funcionamento das atividades não essenciais no horário compreendido entre 0h e 5h.


Microsoft se mantém como a marca mais imitada em tentativas de phishing desde o início de 2021

A divisão Check Point Research publica nova edição do relatório sobre Phishing de Marca, referente ao período do segundo trimestre deste ano, no qual se destacam as marcas líderes de mercado mais utilizadas por hackers para roubo de dados pessoais

 

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, publica o Relatório sobre Phishing de Marca referente ao segundo trimestre de 2021, no qual são apontadas as marcas mais frequentemente imitadas por cibercriminosos em suas tentativas de roubar informações pessoais ou credenciais bancárias durante os meses de abril, maio e junho.

Em um trimestre em que a Microsoft alertou sobre uma nova campanha russa de phishing, Nobelium, a gigante da tecnologia foi novamente a marca mais repetidamente visada pelos cibercriminosos, como ocorreu no primeiro trimestre de 2021 e no quarto trimestre de 2020. De todas as tentativas de phishing de marca, 45% estavam relacionadas à Microsoft no segundo trimestre; ao passo que, no primeiro trimestre, foram 39% do total das tentativas. A empresa DHL também manteve sua posição como a segunda marca mais falsificada, com 26% de todas as tentativas de phishing relacionadas a ela, à medida que os cibercriminosos continuam tirando proveito da crescente dependência das compras online e suas remessas e entregas expressas.

O relatório da divisão CPR revela que a tecnologia ainda é o setor com maior probabilidade de ser alvo de phishing de marca, seguido pelos setores de remessas e entregas expressas e pelo varejo. No primeiro trimestre de 2021, o varejo havia sido surpreendentemente ultrapassado na lista pelo setor bancário, mas, agora, recuperou sua posição entre os três primeiros, possivelmente devido às vendas do Amazon Prime Day .

"Os cibercriminosos estão continuamente aumentando suas tentativas de roubar os dados pessoais ao se passarem por marcas líderes de mercado. Na verdade, no período que antecedeu o Amazon Prime Day no segundo trimestre, mais de 2.300 novos domínios foram registrados sobre a Amazon", diz Omer Dembinsky, gerente de pesquisa de dados da Check Point Software Technologies. "Lamentavelmente, é o elemento humano que muitas vezes falha quando não consegue perceber os golpes com erros ortográficos ou textos e e-mails suspeitos e, como tal, os cibercriminosos continuam a enganar as pessoas usando e-mails convincentes que alegam ser de marcas confiáveis para obterem informações pessoais."

Ainda em relação ao segundo trimestre, "também testemunhamos um aumento global em ataques de ransomware, que geralmente são disseminados inicialmente por meio de e-mails de phishing contendo anexos maliciosos", afirma Dembinsky. Por isso, ele recomenda fortemente aos usuários a serem cautelosos ao divulgar dados pessoais e credenciais bancárias, e a pensarem duas vezes antes de abrir anexos ou clicar em links de e-mail, especialmente e-mails que afirmam ser de empresas como Amazon, Microsoft ou DHL, pois são as marcas mais prováveis de serem imitadas.

Em um ataque de phishing de marca, os cibercriminosos tentam se passar pelo site oficial de uma marca conhecida usando um nome de domínio ou uma URL e design de página da web semelhantes ao do site original. O link para o site falso pode ser enviado às pessoas alvo por e-mail ou mensagem de texto; e um usuário pode ser redirecionado durante a navegação na web ou pode ser acionado a partir de um aplicativo móvel fraudulento. O site falso geralmente contém um formulário destinado a roubar as credenciais dos usuários, detalhes de pagamento ou outras informações pessoais.

Top phishing de marca no segundo trimestre de 2021

A seguir, as principais marcas estão classificadas conforme sua aparição global nas tentativas de phishing:

• Microsoft (presente em 45% de todas as tentativas de phishing em nível global)

• DHL (26%)

• Amazon (11%)

• Bestbuy (4%)

• Google (3%)

• LinkedIn (3%)

• Dropbox (1%)

• Chase (1%)

• Apple (1%)

• Paypal (0.5%)

E-mail de Phishing Microsoft - Exemplo de roubo de credenciais

Durante o segundo trimestre de 2021, a divisão CPR identificou um e-mail de phishing malicioso que tentava roubar credenciais de uma conta da Microsoft. O e-mail (Figura 1) enviado do endereço de e-mail falsificado da Microsoft (no-reply @ microsoft [.] Com) continha o assunto "Sua assinatura expirou" ("Your Subscription Has Been Expired"). O atacante estava tentando convencer a vítima a clicar em um link malicioso (https://adminsys[.]serveftp[.]com/nensa/fabio/ex/478632215/zer7855/nuns566623), o qual redirecionaria o usuário para uma página de login fraudulenta da Microsoft (Figura 2). No link malicioso, o usuário precisaria digitar os detalhes de sua conta da Microsoft.

Figura 1: O e-mail malicioso enviado com o assunto "Sua assinatura expirou"


Figura 2: página de login fraudulenta


E-mail de Phishing Amazon - Exemplo de roubo de credenciais

Nesse e-mail de phishing, observou-se uma tentativa de roubar as informações da conta de um usuário na Amazon. O e-mail (Figura 3) que foi enviado do endereço de e-mail Amazon Service (Service @ srv [.] Androidscrib [.] Com), continha o assunto "Sua conta amazon foi bloqueada" ("Your amazon account has been locked"). O atacante estava tentando induzir a vítima a clicar em um link malicioso, o qual redirecionaria o usuário para uma página maliciosa fraudulenta que se parece com o site de login real da Amazon (Figura 4). No link malicioso (https: // habitosdamente [.] Com [.] Br / wp-admin / includes / logs / update-your-account-information / security-measure /? Iyh_re), o usuário precisaria digitar sua nome de usuário e sua senha.


Figura 3: O e-mail malicioso enviado com o assunto "Sua conta amazon foi bloqueada"

                     Figura 4: página de login fraudulenta

Os dados no relatório sobre Phishing de Marca da Check Point Software foram alimentados pela inteligência ThreatCloud da Check Point, a maior rede colaborativa para combater o crime cibernético que fornece dados de ameaças e tendências de ataque de uma rede global de sensores de ameaças. O banco de dados da ThreatCloud inspeciona mais de 3 bilhões de sites e 600 milhões de arquivos diariamente e identifica mais de 250 milhões de atividades de malware todos os dias.




Check Point Software Technologies Ltd.

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quinta-feira, 15 de julho de 2021

Banco de Sangue de São Paulo convoca doadores em caráter de urgência

Queda nas doações se acentua nos últimos dias e estoques sanguíneos estão em estado crítico

 

Neste período do ano, os bancos de sangue sofrem com a ausência dos doadores, pois nos dias de inverno poucos se lembram que muitos pacientes internados nos hospitais necessitam das doações de sangue para sobreviver.

No Banco de Sangue de São Paulo, a situação está crítica, os estoques sanguíneos sofreram uma queda de 30% desde o início da estação. Porém, essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização de doadores.

"Precisamos de 160 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Porém, esta semana houve dias em que tivemos menos da metade desse número de doações, o que é muito preocupante", explica Bibiana Alves, líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo.

Para incentivar as pessoas a doarem sangue neste período, a instituição está veiculando uma campanha de inverno em suas redes sociais, intitulada "O frio chegou e precisamos da sua solidariedade - a gratidão aquece o coração", relembrando o conceito de que a doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar até 4 vidas.

O Banco de Sangue de São Paulo ampliou seu horário de atendimento, passando a funcionar diariamente, das 7h às 18h, na Rua Tomás Carvalhal, 711, Paraíso, inclusive aos domingos e feriados, oferecendo mais possibilidades para que a população possa organizar suas agendas de forma tranquila, reservando um tempinho para a doação de sangue.

O Banco de Sangue de São Paulo segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia de coronavírus.


Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.


Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Aguardar 48h para doar, caso tenham tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenham tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).


Serviço:

Banco de Sangue de São Paulo

Unidade Paraíso

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 - Paraíso

Tel.: (11) 3373-2000

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito R. Tomas Carvalhal, 329 - Paraíso.


Tratamento da Pfizer contra artrite psoriásica é incorporado pelo SUS

Citrato de tofacitinibe (Xeljanz), já distribuído pelo Ministério da Saúde para pacientes com artrite reumatoide, também será disponibilizado para pacientes adultos com artrite psoriásica

 

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) aprovou a distribuição do citrato de tofacitinibe (Xeljanz) para adultos com artrite psoriásica, uma doença articular sistêmica que compromete a saúde da pele e das articulações, causando grande impacto na qualidade de vida dos pacientes¹.

 

Produzido pela Pfizer, o citrato de tofacitinibe conta com um mecanismo que age nas células, inibindo a janus quinase, uma proteína importante nos processos inflamatórios característicos de doenças autoimunes, como a artrite. O medicamento é um tratamento oral, não biológico, do tipo MMCD (medicamentos modificadores do curso da doença) alvo-específico que chega como alternativa aos pacientes com artrite psoriásica ativa, moderada a grave, intolerantes ou com falha terapêutica aos medicamentos sintéticos ou biológicos modificadores do curso da doença.

 

“A chegada de Xeljanz ao SUS representa uma grande vitória para os pacientes portadores de artrite psoriásica. O medicamento tem eficácia equivalente à dos medicamentos biológicos, perfil de segurança manejável, comodidade de ser administrado por via oral e pode ser facilmente armazenado pelo paciente, uma vez que dispensa refrigeração”, afirma a diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine.


 

Artrite psoriásica

 

A artrite psoriásica é uma doença articular sistêmica que pode se manifestar por dor e inflamação articular, que em sua maioria das vezes acontece em pessoas com psoríase, podendo se manifestar e, simultaneamente ou não às lesões da pele¹. A enfermidade tem uma incidência de 323 casos a cada 100.000 pessoas² e tende a ocorrer por volta dos 40 a 50 anos de idade³.

 

Embora a relação entre as duas doenças tenha sido descoberta na década de 1960, ainda não há um consenso sobre fatores de risco4. Acredita-se que a causa pode ser multifatorial, estando relacionada a questões genéticas, imunológicas e ambientais 4.

 

As principais características da artrite psoriásica são as dores nas articulações, que podem aparecer em pequenas e/ou grandes articulações e coluna, além das lesões de pele da psoríase que são manchas avermelhadas e descamativas na pele5. A artrite psoriásica pode causar grande impacto na qualidade de vida dos pacientes , levando ao comprometimento de atividades cotidianas básicas. Nesse contexto, Xeljanz age diminuindo a atividade da doença e pode auxiliar na prevenção de danos irreversíveis nas articulações, além de aliviar a dor e melhorar a vida do paciente.

 

 

 

Pfizer

 

Referências:

1. Revista Brasileira de Reumatologia. Conceitos atuais e relevantes sobre artrite psoriásica. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042012000100010&script=sci_arttext> Acesso em 26 ago 2020.

2. Wilson FC, Icen M, Crowson CS, McEvoy MT, Gabriel SE, Kremers HM. Time trends in epidemiology and characteristics of psoriatic arthritis over 3 decades: a population-based study. J Rheumatol. 2009;36(2):361-7.

3. Trontzas P, Andrianakos A, Miyakis S, Pantelidou K, Vafiadou E, Garantziotou V, et al. Seronegative spondyloarthropathies in Greece: a population-based study of prevalence, clinical pattern, and management. The ESORDIG study. Clin Rheumatol. 2005;24(6):583-9.

4. Revista Brasileira de Reumatologia. Artrite psoriásica: entidade clínica distinta da psoríase? 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042012000400012#:~:text=Epidemiologicamente%2C%20a%20psor%C3%ADase%20pode%20ser,e%20preval%C3%AAncia%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o%20geral.> Acesso em 26 ago 2020.

 

5. Artrite Psoriásica. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Acesso em 02/07/21, em https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-psoriasica-2/

 


Julho Amarelo conscientiza sobre os cuidados para prevenir as hepatites virais

A campanha, instituída desde 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem por finalidade reforçar o controle das hepatites virais


A campanha “Julho Amarelo” tem a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos da hepatite viral e alertar sobre as formas de prevenção, além de incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B, buscarem o diagnóstico precoce, assim como o tratamento quando necessário. A hepatite, é uma inflamação do fígado que pode ser causada por diversos fatores, seja por um vírus, pelo uso de alguns medicamentos, álcool e drogas, assim como doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Tratando-se de vírus, inúmeros deles podem ser os causadores das hepatites virais, entretanto, a maioria dessas alterações são transitórias, com pouco significado clínico. Os que possuem maior importância médica, relacionada a inflamação hepática são os vírus da hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV).

De acordo com a médica gastroenterologista do Hospital Santa Cruz, Daphne Benetti Morsoletto (CRM 26004-PR RQE: 17980), as hepatites virais podem ser divididas em duas categorias: “Hepatites agudas, quando, normalmente o contágio aconteceu nos últimos 30 dias e a apresentação é de início recente, com sintomas de fraqueza, mal-estar geral, náuseas, redução do apetite, desconforto abdominal e icterícia (coloração amarelada de pele e mucosas) ou hepatite crônica, quando o contágio aconteceu há mais de 6 meses, neste caso os sintomas são muito discretos ou, mais frequentemente, inexistentes. O paciente até pode sentir algo inespecífico como fadiga crônica, porém o diagnóstico geralmente é feito por alterações de exames laboratoriais coletados de rotina”, explica.

Formas de contágio

Existem diferentes formas de contaminação, isso dependerá do tipo de hepatite. “A hepatite A é prevenida com cuidados de higiene, principalmente alimentar, com saneamento básico, tratamento de água, lavar bem frutas e verduras e evitar banhos em águas contaminadas”.

“A contaminação das hepatites B e C pode ocorrer quando em contato com sangue contaminado, compartilhando seringas, agulhas ou material para aspiração de drogas inaláveis (canudos de cocaína). Em especial a hepatite B pode ainda ser transmitida por via sexual, sendo de suma importância o uso de preservativos, alerta a médica especialista.


Prevenção

Assim como existem diversas formas de contágio, a forma de prevenção também deve ser avaliada caso a caso, mas a boa notícia é que a maioria das hepatites tem cura. “A hepatite A é uma doença que cura espontaneamente, não sendo necessário qualquer tratamento específico. A hepatite C tem cura mediante a um tratamento supervisionado por médico, que dura em média 3 meses, usando medicamentos com poucos relatos de efeitos colaterais. Já a hepatite B deve ser avaliada caso a caso”, afirma a Drª Daphne.

A vacinação ainda é a principal forma de prevenção contra as hepatites A e B. A imunização é feita da seguinte maneira:


Em crianças

Hepatite A: são administradas duas doses com seis meses de intervalo, aplicadas entre 1 ano e 3 meses e 5 anos de idade.

Hepatite B: as aplicações são em quatro doses, uma já nos primeiros dias de vida e as posteriores aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Em adultos

Hepatite A- 2 doses: Em qualquer momento, o adulto que não foi vacinado na infância pode receber a proteção. São duas doses, sendo que a segunda deve ser tomada seis meses após a primeira.

 Hepatite B- 3 doses: são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. A administração da segunda dose deve ser feita um mês após a primeira e a terceira, seis meses após a segunda.

Existe ainda a versão combinada que imuniza os vírus das hepatites A e B, porém ainda não há vacina contra o tipo C. Por este motivo, a melhor forma de evitar o contágio é a prevenção.

 

 

Hospital Santa Cruz

www.hospitalsantacruz.com


Julho Laranja: campanha promove a Ortodontia preventiva e cuidados com a saúde bucal

Julho é laranja para informar e sensibilizar a população sobre a importância da Ortodontia preventiva, em crianças a partir dos 6 anos. A campanha também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa noite de sono. 

O mês de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. O slogan da campanha é “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”. A cor laranja foi escolhida por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.

 

A Campanha Julho Laranja está em seu terceiro ano e foi idealizada pela odontopediatra e ortodontista, Cibele Albergaria. A campanha contou com a parceria e apoio dos ortodontistas: Ricardo Fabris Paulin, Denise Poubel Vilar, Patrícia Zambonato Freitas e Daniela Gamba Garib Carreira.


 

Julho Laranja


A Dra. Cibele Albergaria explica que sempre esteve informada sobre ações sociais promovidas por odontopediatras. Então, inspirada na Campanha Outubro Rosa (conscientização sobre o câncer de mama), idealizou o Julho Laranja.

 

“Como ortodontista, eu não via esta responsabilidade social. Inspirada na Campanha Outubro Rosa, tive este insight. Encontrei esta forma de conscientizar a população sobre a importância da especialidade e o porquê consultar o Ortodontista.”

 

De acordo com a Ortodontista, a intenção da campanha em julho é ser difundida em todo o mundo. “Desejamos chamar a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e condições bucais, o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento e outras intervenções ortodônticas”, destacou ela.

 

Cibele reforçou também que, desde seu lançamento em 2019, a campanha teve um excelente começo e com “magnética” aderência da comunidade odontológica. “A campanha foi projetada para colocar a Ortodontia em evidência. Também está de acordo com o ideal que a prevenção representa, que é uma expressão maior de bem-estar e de que as pessoas podem experimentar na área da saúde.”

 

Apesar da pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por bastante notoriedade da campanha (no Brasil e em outros países). E, mesmo com a crise sanitária instalada em todo o mundo, o trabalho permaneceu firme.

“Com a crise, os ortodontistas voltaram mais confiantes e motivados a atender em seus consultórios, pois divulgamos a Campanha em todos os estados e no Distrito Federal”, disse.


 

Saúde Pública


O presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos, diz que a campanha tem o objetivo de alertar quanto à importância de prover cuidados ortodônticos preventivos e interceptivos, no âmbito da Saúde Pública.

 

“A campanha também busca conscientizar a sociedade sobre doenças e condições bucais, também quanto ao tratamento da apneia do sono em pacientes em fase de crescimento e os que apresentam outras intercorrências. O nosso trabalho no CRO-DF é incentivar e promover campanhas que visem melhorias na saúde e qualidade de vida da população.”


 

Iluminação


Em razão da campanha, órgãos do governo federal serão iluminados com a cor laranja. São eles:


Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Superior do Trabalho (TST) (durante o mês todo);


Congresso Nacional (de 5 a 19 de julho);


Palácio do Planalto e Ministério da Saúde (de 14 a 23 de julho).


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