Julho é laranja para informar e sensibilizar a população sobre a importância da Ortodontia preventiva, em crianças a partir dos 6 anos. A campanha também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa noite de sono.
O mês
de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros
costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. O slogan da campanha é “Cuidados
precoces, sorrisos pra toda a vida”. A cor laranja foi escolhida por
simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a mobilização ganhou uma
mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.
A Campanha Julho Laranja está em seu terceiro ano e foi idealizada pela odontopediatra e ortodontista, Cibele Albergaria. A campanha contou com a parceria e apoio dos ortodontistas: Ricardo Fabris Paulin, Denise Poubel Vilar, Patrícia Zambonato Freitas e Daniela Gamba Garib Carreira.
Julho Laranja
A Dra. Cibele Albergaria
explica que sempre esteve informada sobre ações sociais promovidas por
odontopediatras. Então, inspirada na Campanha Outubro Rosa (conscientização
sobre o câncer de mama), idealizou o Julho Laranja.
“Como ortodontista, eu
não via esta responsabilidade social. Inspirada na Campanha Outubro Rosa, tive
este insight.
Encontrei esta forma de conscientizar a população sobre a importância da
especialidade e o porquê consultar o Ortodontista.”
De acordo com a
Ortodontista, a intenção da campanha em julho é ser difundida em todo
o mundo. “Desejamos chamar a atenção para a importância das estratégias
preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e
condições bucais, o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento e
outras intervenções ortodônticas”, destacou ela.
Cibele reforçou também
que, desde seu lançamento em 2019, a campanha teve um excelente começo e com
“magnética” aderência da comunidade odontológica. “A campanha foi projetada
para colocar a Ortodontia em evidência. Também está de acordo com o ideal que a
prevenção representa, que é uma expressão maior de bem-estar e de que as
pessoas podem experimentar na área da saúde.”
Apesar da pandemia da
Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por bastante notoriedade da campanha (no
Brasil e em outros países). E, mesmo com a crise sanitária instalada em todo o
mundo, o trabalho permaneceu firme.
“Com a crise, os
ortodontistas voltaram mais confiantes e motivados a atender em seus
consultórios, pois divulgamos a Campanha em todos os estados e no Distrito
Federal”, disse.
Saúde Pública
O presidente do CRO-DF,
Marco Antônio dos Santos, diz que a campanha tem o objetivo de alertar
quanto à importância de prover cuidados ortodônticos preventivos e
interceptivos, no âmbito da Saúde Pública.
“A campanha também busca
conscientizar a sociedade sobre doenças e condições bucais, também quanto ao
tratamento da apneia do sono em pacientes em fase de crescimento e os que
apresentam outras intercorrências. O nosso trabalho no CRO-DF é incentivar e
promover campanhas que visem melhorias na saúde e qualidade de vida da
população.”
Iluminação
Em razão da campanha,
órgãos do governo federal serão iluminados com a cor laranja. São eles:
Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) e Tribunal Superior do Trabalho (TST) (durante o mês todo);
Congresso Nacional (de 5
a 19 de julho);
Palácio do Planalto e
Ministério da Saúde (de 14 a 23 de julho).
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