Segundo dermatologista do Seconci-SP, hidratação e roupas adequadas são essenciais para proteger a pele
A radiação solar tem efeito cumulativo, resultando em envelhecimento precoce, manchas e aumentando o risco de câncer de pele. A proteção solar deve ser um cuidado diário e no verão, que começa dia 21 de dezembro, a atenção deve ser redobrada. É o que explica Sigefredo Griso, dermatologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção).
Segundo Griso, a proteção vai além do filtro solar e envolve uma combinação de medidas preventivas, como evitar a exposição solar direta entre às dez da manhã e quatro da tarde, usar camisas de manga longa com fator de proteção ultravioleta ou usar roupas leves e de cores claras, além de chapéus, bonés e óculos de sol com proteção UV. “Procure ficar à sombra de árvores ou barracas quando estiver ao ar livre”, completou.
Outras dicas importantes para manter a pele saudável no verão é ingerir bastante água, lavar o rosto regularmente e reaplicar protetor solar após nadar ou suar excessivamente. “Depois da exposição ao sol, se necessário, use produtos calmantes e hidratantes”, diz o dermatologista.
Vale
lembrar que este é o mês da campanha Dezembro Laranja que visa à prevenção e
detecção precoce do câncer de pele.
Protetor
solar para rosto e corpo
Griso explica que o protetor facial costuma ter fórmulas mais leves, livres de óleo e substâncias que obstruem os poros, para evitar acne e oleosidade excessiva no rosto, que é uma área mais sensível. Já o protetor corporal tende a ter texturas mais densas e pode ser formulado para cobrir áreas maiores de forma mais econômica.
A recomendação é que o fator mínimo de proteção seja 30, para uso diário. Nos casos de exposição intensa, como praia ou piscina, FPS 50 ou superior é o mais indicado.
“Mesmo
em ambientes fechados é importante usar o protetor solar, principalmente, se
você estiver perto de janelas. A luz emitida por telas de computadores e
lâmpadas também podem causar danos na pele”, conclui o dermatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário