31% dos moradores da região votam na simpatia como símbolo do país lá fora. Futebol, carnaval e belezas naturais são outros destaques, revela Pesquisa Observatório Febraban
Um povo que se destaca pela simpatia, alegria e
hospitalidade. Assim é a imagem com a qual os brasileiros acreditam serem
vistos em outros países, revela a última Pesquisa Observatório Febraban,
realizada entre os dias 15 de novembro e 2 de dezembro deste ano, em uma
amostra de 3 mil pessoas, das cinco regiões do país.
No Sudeste, a simpatia é o atributo mais citado,
com 31%, seguida de alegria (22%) e hospitalidade (18%).
Outra questão levantada pela pesquisa mostra que o
Brasil de “cartão postal” que atrai o estrangeiro é formado principalmente por
futebol, carnaval e natureza e belezas naturais.
Na região Sudeste, o futebol é citado como o
principal símbolo do país no Exterior (29% das menções), seguido por natureza
(18%) e carnaval (17%). Ao mesmo tempo, o turismo está entre as principais
áreas que fazem parte da “marca” do Brasil no cenário internacional.
Para 83% da população do Sudeste, o Brasil é um bom
país para fazer turismo; apenas 15% responderam ao contrário. Em 2025, o Brasil
alcançou oito milhões de turistas internacionais, o que representa crescimento
de mais de 40% em relação a 2024.
“O retrato obtido na pesquisa expressa uma imagem
majoritariamente favorável, centrada na autoconfiança da população sobre suas
qualidades e capacidade de acolhimento. Esse resultado pode dizer muito mais
sobre como o brasileiro se vê do que como ele é efetivamente visto nos outros
países”, explica Marcela Montenegro, diretora do IPESPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário