Estudo do C.LAB,
laboratório de insights da Nestlé, mostra que lares menores e arranjos mais
plurais estão redefinindo os rituais e afetos do fim de ano
O Natal dos brasileiros está mudando e essa
transformação começa dentro de casa. Uma pesquisa inédita realizada pelo C.Lab,
laboratório de pesquisa da Nestlé ligado à área de Consumer & Marketing
Insights (CMI), revela que a redução do tamanho dos lares, a diversificação dos
arranjos familiares e a valorização de vínculos de afinidade estão remodelando
a maneira como as pessoas celebram a data mais simbólica do ano.
A pesquisa foi realizada com 1.000 brasileiros de
todas as regiões do país, durante a primeira quinzena de dezembro de 2025, e
contou ainda com uma imersão qualitativa conduzida pela Vento, plataforma de
pesquisas que conecta especialistas, marcas e consumidores.
Juntas, as etapas quantitativa e qualitativa
investigaram hábitos, rituais e significados que permeiam o Natal no Brasil
contemporâneo, revelando o crescente desejo de fugir da ceia tradicional e o
aumento de amigos assumindo o “papel de família”, em um contexto de redução dos
núcleos familiares tradicionais.
Entre os entrevistados, apenas 29% se identificam
com uma família tradicional. Crescem as famílias pequenas e híbridas, que já
somam cerca de 30%, além daquelas geograficamente espalhadas (10%). Outra
tendência é a inclusão de amigos no núcleo afetivo: um movimento que já
representa 23% no Natal. “Os lares brasileiros mudaram, e o jeito de celebrar
mudará junto. As pessoas continuam buscando união, mas agora isso acontece em
formatos mais diversos, menos formais e mais alinhados às novas formas de
convivência. O Natal está se tornando menos sobre grandes eventos e mais sobre
presença, acolhimento e simplicidade”, afirma Célia Nishio, diretora de
Consumer and Market Insights na Nestlé Brasil
Famílias menores, celebrações mais leves
As transformações captadas pelo C.Lab dialogam com
tendências estruturais do país. Segundo o Censo Demográfico 2022, a média de
moradores por domicílio caiu de 3,3 para 2,79, enquanto aumentam arranjos
monoparentais, lares estendidos e famílias formadas por afinidades.
Essas mudanças impactam diretamente as festas:
- 29%
afirmam que os grupos diminuíram;
- 27%
dizem que as celebrações ficaram mais simples;
- Apenas
22% mantêm o mesmo formato de anos anteriores.
- Separações,
mudanças de cidade, novos relacionamentos e perdas também modificam o modo
de festejar: 26% relatam transformações recentes no modo de celebrar.
Natal segue sendo ponto de
encontro, mas com novos contornos
Apesar das mudanças, o Natal permanece
essencialmente doméstico:
- 60%
celebram na própria casa; e/ou
- 59% na casa de familiares.
Os rituais continuam marcados pela tradição:
- 51%
cozinham juntos,
- 39%
trocam presentes,
- 37%
mantêm práticas religiosas.
- A
comida permanece como o principal símbolo afetivo da data, associada à
união (55%), tradição (49%) e alegria (46%).
A Nestlé aparece como uma das marcas mais
associadas à mesa das celebrações, destacada pela qualidade, alegria e
tradição. “A mesa continua sendo o coração afetivo do Natal. Mesmo com grupos
menores e formatos variados, o ato de compartilhar permanece central”, conclui
Célia.
Hub de insights e
tendências
Criado em 2020 pela área de Consumer &
Marketing Insights (CMI), o C.Lab é um laboratório de pesquisa da Nestlé Brasil
e um dos pilares estratégicos da companhia para entender o consumidor.
Combinando metodologias inovadoras, tecnologia e expertise analítica, o hub
reduz em até 70% o tempo de desenvolvimento de estudos, e permite gerar
insights robustos, acionáveis e em maior velocidade.
Em 2025, o C.Lab aprofundou análises sobre
alimentação, comportamento, cotidiano e celebrações, mapeando também tendências
emocionais e culturais que moldam o fim de ano. “Compreender como o brasileiro
celebra é compreender como ele vive. Essa escuta nos ajuda a construir marcas
mais humanas e alinhadas às expectativas das pessoas”, afirma a executiva.
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