· Iniciativa revela dados consolidados sobre telemedicina entre 2020 e 2025 e inaugura uma nova era de transparência, gestão e visão estratégica na saúde brasileira
· Número de
atendimentos remotos cresceu 15 vezes
· 72% das
consultas são resolvidas e finalizadas no ambiente digital
· Clínico
geral e Psiquiatria estão entre as especialidades mais buscadas
O Brasil passa a
ter, pela primeira vez, um retrato oficial e transparente do uso da
telemedicina no país. A Saúde Digital Brasil (SDB) e a Serasa Experian lançam o
Painel de Indicadores da Saúde Digital, a primeira base nacional com dados
consolidados de atendimentos digitais entre 2020 e 2025. Confira o painel na
íntegra pelo link: https://saudedigitalbrasil.com.br/painel-de-indicadores/
De acordo com os
primeiros resultados do painel, o número de atendimentos remotos saltou de 200
mil em 2020 para mais de 3,1 milhões em 2025, totalizando quase 8 milhões de
consultas digitais realizadas no período. O painel também revela que 98% dos
atendimentos aconteceram por vídeo, consolidando a telemedicina como uma
prática segura, humana e acessível.
Além disso, os
dados do novo indicador também revelaram que 72% das consultas são resolvidas e
finalizadas no ambiente digital, fator que evidencia toda a eficácia da
medicina à distância. Ainda nesse recorte, 36% dos atendimentos geram
solicitações de exame aos pacientes, 26% são capazes de emitir atestados quando
necessário, 15% prescrevem medicações controladas e apenas 6% terminam com
encaminhamento para outra especialidade ou médico presencial.
“A criação desse
painel é um marco histórico de maturidade e credibilidade para
o mercado de saúde digital no país. Tem como objetivo fornecer dados inéditos
do setor e o Brasil passa a ter acesso a uma fotografia clara, validada e
segura sobre o comportamento e os resultados dos atendimentos médicos digitais,
que vai munir iniciativas pública e privada com informações essenciais que
podem dar embasamento para priorização de investimento, desenvolvimento e
governança de projetos voltados à saúde, um setor que cresceu exponencialmente
nos últimos cinco anos e para o qual informação de qualidade e tecnologia são
fundamentais para sustentar esse crescimento”, afirma Carlos Pedrotti,
presidente da Saúde Digital Brasil.
Transparência inédita para o ecossistema da saúde
Desenvolvido
pela Serasa Experian, o painel foi criado a partir do processamento e
padronização técnica de bases de dados enviadas por empresas privadas que
oferecem serviços de saúde digital, incluindo serviços prestados à saúde
privada e pública via SUS. Todos os dados anonimizados foram validados pela
datatech e tratados em ambiente seguro, sem coleta de informações sensíveis de
pacientes, médicos ou instituições.
Para Valdemir
Bertolo, CEO da Serasa Experian, a criação do painel inaugura uma nova etapa de
governança e transparência no uso de dados no setor de saúde:
“A digitalização
da saúde se tornou um pilar fundamental para garantir acesso, eficiência e
qualidade no cuidado, principalmente em contextos que necessitam do acesso
rápido aos profissionais e da ampliação da oferta em regiões com menor
capilaridade presencial. Como uma datatech, que atua com dados, tecnologia e
inteligência analítica para otimizar a tomada de decisão, trabalhamos no
desenvolvimento desse painel a fim de embasar análises do setor de saúde que
podem indicar tendências de comportamento e usabilidade. Esse tipo de aplicação
tecnológica, que transforma insights em movimentações relevantes dentro do
segmento, é o que nos move no sentido da inovação, da democratização da saúde
no Brasil e da construção de um futuro melhor para todos”.
A telemedicina
segue em expansão por todo o Brasil, se consolidando como uma das principais
ferramentas para ampliar o acesso e a continuidade do cuidado em saúde. O
relatório idealizado pela SDB e desenvolvido pela Serasa Experian também revela
dados demográficos sobre a ferramenta proporcionais à população de cada Estado
frente ao número de habitantes. Veja abaixo as TOP5 regiões que mais realizaram
consultas digitais ao longo dos últimos anos:
Como o painel ajuda a transformar a saúde no Brasil
O Painel de
Indicadores da Saúde Digital consolida diretrizes sobre ética, segurança da
informação, interoperabilidade e humanização no cuidado digital. Ele permitirá
compreender quem utiliza a telemedicina, em que regiões, quais especialidades
são mais demandadas, o tempo de atendimento e os desfechos clínicos, criando um
retrato robusto e tecnicamente validado do setor.
Ainda de acordo
com o painel, algumas das especialidades médicas mais buscadas pelos
brasileiros são a de Clínico geral, Clínica Médica (médico especializado em
diagnósticos e medicações mais completas) e Psiquiatria. A Medicina da Família,
a Ginecologia e a Pediatria, entre outros, também têm forte procura.
Confira no
gráfico a seguir as 10 principais especialidades de consultas realizadas:
Evento de lançamento
O Painel de
Indicadores da Saúde Digital será apresentado oficialmente ao mercado em um
evento exclusivo no dia 3 de dezembro, na sede da Serasa Experian, em São
Paulo, e que contará com a presença de autoridades do setor, representantes de
empresas de tecnologia e saúde, além de lideranças governamentais e acadêmicas,
em um debate sobre o futuro da telessaúde e a importância dos dados para
políticas públicas baseadas em dados.
Metodologia
Os dados desta
primeira edição abrangem o período de 2020 a 2025 e foram enviados em remessa
única e anonimizada pelas empresas participantes, seguindo etapas de upload em
plataforma segura pela Serasa Experian. A SDB não recebeu e nem manipulou as
bases individualizadas. A Serasa Experian conduziu o processamento, a
validação técnica e a padronização dos dados. Nenhum dado sensível foi
coletado e não há identificação de empresas, pacientes ou profissionais.
Sobre
a Saúde Digital Brasil
Criada em 2020,
a Saúde Digital Brasil (SDB) é a entidade que representa o setor empresarial de
saúde digital no país. Reúne empresas que desenvolvem tecnologias e prestam
serviços em telessaúde, atuando para que a inovação no cuidado em saúde avance
com segurança, ética, qualidade e inclusão, sempre orientada ao interesse público
e à responsabilidade social.
A SDB conecta
sociedade civil, governo e mercado em torno de um propósito comum: ampliar o
acesso a uma saúde digital responsável e centrada no paciente, contribuindo
para que a transformação digital da saúde seja sustentável e baseada em
evidências.
Com legitimidade
institucional e protagonismo técnico, a SDB fortalece o ecossistema por meio de
promoção de boas práticas, grupos de trabalho ativos, produção de conhecimento
de referência, articulação regulatória e iniciativas de impacto, como o Painel
de Indicadores Setoriais, que dá visibilidade aos dados reais do setor,
impulsiona boas práticas e apoia decisões mais efetivas na gestão da saúde no
Brasil.
Guiada pelos
valores de inovação, qualidade assistencial, colaboração, ética, segurança e
privacidade, a SDB representa empresas que estão moldando o presente e o futuro
da assistência em saúde no país.
experianplc.com


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