Veterinário explica os tabus existentes em relação ao assunto
É comum que em alguns pets a pelagem localizada próxima a região dos olhos seja mais escura do que as de outras áreas do corpo. Embora nada tenha sido comprovado, alguns especialistas acreditam que isso ocorra devido a acidez das lágrimas.
Segundo o médico veterinário da loja virtual Petlove, Márcio Waldman, alguns cachorros têm problemas de drenagem nessa região. “Ao invés da lágrima escorrer para dentro dos canais de drenagem que levam a região nasal, flui pelo canto, formando a famosa expressão ‘pelo queimado’ ”, ressalta.
Para analisar melhor o caso, estudos foram feitos e os especialistas chegaram a seguinte conclusão: cachorros brancos com o sintoma descrito acima possuem o mesmo PH da lágrima do que os outros sem o mesmo problema. “Logo, a questão da acidez fica um pouco comprometida na sua essência”, afirma Waldman.
Até o momento, foi confirmado que a quantidade de ferro contida na lágrima tinge o pelo branco de uma cor que lembra ferrugem, mas não se pode afirmar que todos os cães com tingimento nessa região têm uma quantidade maior de ferro na lágrima que o normal.
Para
os donos que desejam amenizar esse efeito no pelo dos pets, um especialista
deve ser consultado. Em alguns casos, se o médico veterinário identificar uma infecção,
ele pode receitar um antibiótico que, em pequena quantidade, tende a clarear
temporariamente a mancha.
Petlove

Nenhum comentário:
Postar um comentário