A Associação
Pizzarias Unidas do Brasil registra um crescimento de 337% do setor na capital
do estado de São PauloFreepik
O mercado brasileiro de pizzaria teve um
crescimento de 499% nos últimos dez anos, segundo estudo inédito realizado pela Apubra -
Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Diante desse contexto,
São Paulo é considerada a capital da pizza ao registrar um crescimento
acumulado de 337%, passando de 467 (2012) para 2.866 (2022) estabelecimentos
ativos. O estado, que aparece em primeiro lugar no ranking nacional, com 28% de
pizzarias em operação, é seguido pelo Rio de Janeiro (10%) e Minas Gerais
(9%).
No âmbito regional, o Sudeste destaca-se como o
maior representante do segmento, visto que concentra quase 60% dos
empreendimentos em funcionamento. “Diante desse recorte, SP aparece com 57% de
pizzarias ativas. Em seguida, encontra-se Rio de Janeiro (21%), Minas Gerais
(18,2%) e Espírito Santo (3,8%)”, diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra.
Já entre as demais regiões estão Nordeste (21%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e
Norte (5%).
Por conta do crescimento exponencial registrado no
Sudeste do país, a região passa a ser um território extremamente competitivo,
por isso os empreendedores dessa região devem investir em treinamentos e
iniciativas capazes de otimizar o desempenho dos negócios. “Quem deseja
trabalhar no setor precisa ter em mente a importância de um bom planejamento
estratégico e da busca constante por aprimoramento a fim de se destacar em meio
a competidores já estabelecidos”, explica Cardamoni.
O presidente da Apubra também ressalta o papel de
um apoio nessa trajetória empreendedora como, por exemplo, o de uma associação.
“Empreender é uma jornada solitária. Portanto, estar próximo de empreendedores
que lidam com os mesmos desafios diariamente, é uma oportunidade de unir
forças. Nesses ambientes há muita troca de conhecimento e networking, o que
permite o alcance de um alto desempenho em um menor período de tempo e com
riscos minimizados”, pontua o executivo.
Metodologia
As informações foram extraídas de fontes oficiais
do governo, que compreende empresas cadastradas na Receita Federal, em situação
ativa, até dezembro de 2022. O estudo também segue os critérios estabelecidos
na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um
número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados
de mercado apenas das empresas pertencentes a Classificação Nacional de
Atividades Econômicas (CNAE) 56 e autodenominadas como pizzaria.
É importante ressaltar que o número final
apresentado no conteúdo não corresponde ao total de pizzarias atuantes no
Brasil. Trata-se de uma amostragem e estima-se que esse dado corresponda a 75%
do mercado. “Para nós é uma grande satisfação concluir esse estudo, que
esperamos servir como guia para todos os profissionais que atuam no mercado da
pizza, de empresários a fornecedores, até aqueles que almejam empreendedor no
setor. Entendemos a necessidade de investir em capacitação constante e
reforçamos o nosso compromisso com essa missão”, finaliza o presidente.
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