Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Indicadores financeiros podem alavancar resultados e identificar problemas na área de contabilidade empresarial

 De acordo com Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, alguns conceitos são capazes de auxiliar os profissionais que atuam na área contábil e financeira, facilitando seu dia a dia


A contabilidade é uma área fundamental para o funcionamento de qualquer organização, porque é por meio dessa atividade que as empresas gerenciam suas finanças e tomam decisões estratégicas. 

Nesse contexto, os indicadores são ferramentas essenciais e podem ser utilizados para medir o desempenho financeiro de empresas, identificar áreas que precisam de melhorias e fornecer informações importantes para a elaboração de planos de ação. Além disso, esses índices ajudam a avaliar o impacto das decisões tomadas e a monitorar o progresso da empresa ao longo do tempo. 

De acordo com Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, profissional que se tornou uma das maiores referências de negócios e contabilidade, conhecido como o contador das estrelas,  a contabilidade é rica em informações para as tomadas de decisão dos empresários. “A lucratividade, por exemplo, já é um indicador fundamental. Enquanto o lucro é o resultado da operação depois de considerar as vendas, custos e despesas da entidade, a lucratividade mostra o quanto esse valor representa no faturamento da empresa. Com esse indicador, é possível mensurar se a operação justifica todo o tempo e dinheiro investido, além de entender se as decisões tomadas estão gerando resultados positivos”, pontua.

Outros indicadores também são capazes de facilitar a vida de profissionais que atuam na área contábil. “O fluxo de resultados, por sua vez, é uma análise horizontal do desempenho dos últimos períodos da empresa. É possível enxergar a variação do lucro, bem como das receitas e gastos da organização. O conceito é importante para entender quais são os momentos que apresentam os melhores e piores cenários da companhia. Além disso, também é possível utilizar a variação de caixa, que irá levar em consideração todas as entradas e saídas dos valores disponíveis. Assim, gestores conseguem observar se o resultado está sendo revertido, de fato, em caixa”, relata o especialista.

O ciclo financeiro das companhias também devem ser levados em consideração. “Esse ciclo representa o tempo que compete entre o dia do pagamento feito aos fornecedores, até o dia do recebimento das vendas realizadas, mostrando a velocidade com que essa empresa gera renda”, declara.

Um dos principais e mais famosos indicadores da área contábil é o EBITDA. “É extremamente utilizado por refletir, de fato, o quanto a operação é capaz de gerar em recursos. A sigla significa lucro antes de impostos, taxas, depreciação e amortização, e os dados gerados por essa metodologia são de grande importância para investidores e sócios, pois avalia a saúde operacional e o quanto de caixa pode ser gerado pelo negócio”, revela o vice-presidente do SERAC.

As clássicas análises verticais e horizontais também seguem em alta entre os indicadores de desempenho. “Enquanto a análise vertical serve para identificar a porcentagem de participação de determinado indicador nos resultados, a horizontal se baseia na evolução dos saldos das contas ao longo de um período”, finaliza.

Vale lembrar que o SERAC disponibiliza aos seus clientes esses e outros indicadores com o intuito de contribuir e auxiliá-los a gerar resultados ainda mais expressivos. 



Jhonny Martins - vice-presidente do SERAC, uma das maiores referências de negócios e contabilidade, conhecido como o contador das estrelas. É o parceiro estratégico de grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios.


SERAC
Instagram: @sou_serac


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados