Pesquisar no Blog

sábado, 29 de abril de 2023

DEPENDÊNCIA DIGITAL - Um Problema Social que Merece Atenção

 

 A Perda de Conexão Com o Mundo Exterior



Não há dúvida de que a tecnologia revolucionou a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. No entanto, com o crescimento exponencial da internet e das redes sociais, surge uma nova preocupação: A Dependência Digital, inclusive um dos temas da Novela Travessia.

 

Em entrevista com a Dra. Gesika Amorim, mestre em educação médica, pediatra pós-graduada em Neurologia e Psiquiatria, especialista em Saúde Mental e Neurodesenvolvimento, ela faz um alerta sobre os perigos da dependência digital e como ela pode afetar a saúde mental e física das pessoas, em especial das crianças.

 

Segundo a Dra. Gesika, a dependência digital pode levar a problemas como depressão, ansiedade, transtornos obsessivo-compulsivos e isolamento social, comprometendo o processo de aprendizado e prejudicando os laços afetivos e emocionais com os pais, cuidadores, familiares e amigos.

 

"Hoje, uma grande parte das crianças se sente trocada pelo celular; elas percebem que seus pais ou cuidadores preferem a companhia do celular do que passar um tempo com ela, para brincar, conversar ou interagir de alguma outra forma", alerta a Dra. Gesika Amorim.

 

Mas O Que Leva Alguém A Se Tornar Dependente Da Tecnologia?

A resposta está na dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Quando usamos a internet, recebemos e-mails, recebemos curtidas e comentários em nossas redes sociais, fazemos downloads e interagimos virtualmente com outras pessoas, nos da um certo prazer, certo?

"No caso da dependência digital nas crianças, acontece o mesmo. O problema é que se tornou comum a prática de muitos pais recorrerem aos aparelhos tecnológicos para manter as crianças ocupadas, mas acabam prejudicando seu desenvolvimento emocional e social", explica a especialista.

Para combater a dependência digital, é importante encontrar um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a vida real.

Algumas sugestões são:

·   Limitar o tempo de uso da tecnologia,

·   Praticar atividades físicas, hobbies

· Se desconectar periodicamente da internet.

 

"O grande problema é que seguimos conectados, navegando na internet, em nossas redes sociais, exibindo os nossos perfis, verdadeiros ou falsos, na maioria das vezes querendo a vida do outro, fingindo ser o que não somos e enlouquecidos atrás de “likes”, engajamento, comentários, e tudo isso em casa, sozinho, sem precisar lidar com o mundo do lado de fora das telas. E assim, vamos perdendo a noção da realidade à nossa volta. Acredito que este tenha sido o maior prejuízo na área de saúde/ social que a pandemia trouxe." - diz a Especialista.

 


Os pais também podem estabelecer regras claras e limites para o uso da tecnologia pelas crianças, e dedicar tempo de qualidade para brincar, conversar e interagir com elas. A dependência digital é um problema sério que afeta a saúde mental e o bem-estar de pessoas de todas as idades.

 

"É importante reconhecer os sinais e tomar medidas para prevenir ou tratar esse problema. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas não podemos deixar que ela nos afaste da vida real e das relações humanas", finaliza a Dra. Gesika Amorim. 

Não ignore este alerta sobre esse problema social cada vez mais comum na sociedade atual. Ao perceber os sintomas da dependência, procure ajuda médica para tratamento e prevenção de outros transtornos.  



Dra Gesika Amorim - Mestre em Educação médica, com Residência Médica em Pediatria, Pós Graduada em Neurologia e Psiquiatria, com formação em Homeopatia Detox (Holanda), Especialista em Tratamento Integral do Autismo. Possui extensão em Psicofarmacologia e Neurologia Clínica em Harvard. Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI), Especialista em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental; Homeopata, Pós Graduada em Medicina Ortomolecular - (Medicina Integrativa), dentre outros títulos.
Instagram: @gesikaautismo
https://dragesikaamorim.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados