Vamos juntos
desvendar as igualdades e diferenças quando segmentamos os consumidores por
classe social e algumas oportunidades e desafios para a prosperidade do setor
Recentemente
nos indagaram sobre a diferença dos hábitos de consumo entre as classes
sociais... Como especialistas no setor, nos debruçamos, inicialmente, sobre os
fatos e dados que temos em nossa última pesquisa realizada entre os dias 19 a
26 de setembro de 2022, em uma metodologia quantitativa online, que abrange o
Brasil todo e 1.045 entrevistas com consumidores a partir de 18 anos de idade,
das classes A, B e C, sendo 40% da Classe C.
A
pesquisa revelou que para o almoço em dias úteis, os locais
em que os respondentes costumam frequentar com a intenção de se alimentar
foram: primeiramente em casa, seguido pelos restaurantes de autosserviço (quilo
ou preço fixo) e pelos restaurantes e lanchonetes de serviço rápido. E ainda,
com uma relevância de 21% das respostas da amostra total, tivemos os
restaurantes de serviço completo (com garçons) – neste caso, 16% dos
respondentes da classe C informaram frequentar este tipo de local para o seu
almoço em dias úteis.
Locais que costumam frequentar – ALMOÇO EM DIAS ÚTEIS |
Classe A |
Classe B |
Classe C |
Total |
Em casa |
31% |
47% |
57% |
49% |
Restaurante de autosserviço |
44% |
40% |
24% |
34% |
Restaurante de serviço rápido |
35% |
41% |
23% |
27% |
Restaurante de serviço completo |
31% |
22% |
16% |
21% |
Antes de prosseguir nas investigações
para outras ocasiões
de consumo é importante registrar quais foram as três principais
motivações apontadas por estes consumidores na pesquisa, que os levam a
consumir presencialmente em bares, restaurantes, lanchonetes e outros locais do
foodservice:
- Encontro com amigos e
familiares
- Pratos/ Menus novos e
inovadores e/ ou que não podem ser reproduzidos em casa
- No terceiro lugar,
tivemos um empate estatístico entre:
- Ambientes com conceitos novos
e interessantes
- Almoço por conveniência/
necessidade
MOTIVAÇÕES PARA CONSUMIR PRESENCIALMENTE EM BARES, RESTAURANTES,
LANCHONETES (FOODSERVICE) |
Classe A |
Classe B |
Classe C |
Total |
Encontro com amigos e familiares |
65% |
63% |
65% |
64% |
Pratos/ Menus novos, inovadores, não reprodutíveis |
49% |
51% |
34% |
44% |
Ambiente com conceitos novos e interessantes |
40% |
38% |
30% |
36% |
Almoço por conveniência/ necessidade |
42% |
33% |
30% |
33% |
Tendo estas motivações na mente, nos
aprofundamos, portanto, em outras ocasiões de consumo relevantes, como
celebrações de aniversários, encontro com amigos, refeições no dia a dia com a
família e alimentação pressionada pelo tempo.
Para
o encontro com os amigos, descobrimos que a classe C
se comporta da mesma forma que o total da amostra, ou seja, escolhe
primeiramente ir aos restaurantes de serviço completo/ com garçons e
em seguida frequenta os restaurantes de serviço rápido/ sem garçons.
Locais que costumam frequentar – ENCONTRO COM AMIGOS E FAMILIARES |
Classe A |
Classe B |
Classe C |
Total |
Restaurante de serviço completo |
53% |
54% |
40% |
48% |
Restaurante de serviço rápido |
45% |
43% |
37% |
41% |
Ao analisar o comportamento para as celebrações de aniversário e refeições do dia a dia com a
família, temos uma inversão entre o primeiro local e o segundo. Enquanto para a
amostra total há maior incidência de escolha respectivamente do restaurante de
serviço completo na ocasião de celebração de aniversário e para o restaurante
de serviço rápido nas refeições do dia a dia, para a classe C temos o primeiro
local sendo em casa nestas duas ocasiões.
Locais que costumam frequentar – CELEBRAÇÕES DE ANIVERSÁRIO |
Classe A |
Classe B |
Classe C |
Total |
Restaurante de serviço completo |
60% |
58% |
36% |
50% |
Em casa |
32% |
38% |
52% |
43% |
Locais que costumam frequentar – REFEIÇÕES DO DIA A DIA |
Classe A |
Classe B |
Classe C |
Total |
Restaurante de serviço rápido |
53% |
49% |
37% |
45% |
Em casa |
33% |
36% |
49% |
41% |
Outra ocasião que temos diferenças é a da alimentação pressionada
pelo tempo.
O serviço rápido é o local mais frequentado (38% total x 32% classe C), mas o
segundo lugar diverge. Para o total da amostra é no restaurante de autosserviço
(29% total x 20% classe C), e para a classe C é “em casa” (23% amostra total x
31% classe C).
Locais que costumam frequentar – ALIMENTAÇÃO PRESSIONADA PELO
TEMPO |
Classe A |
Classe B |
Classe C |
Total |
Restaurante de serviço rápido |
44% |
41% |
32% |
38% |
Restaurante de autosserviço |
37% |
33% |
20% |
29% |
Em casa |
37% |
20% |
31% |
23% |
Depois de explorarmos estas ocasiões nas quais o
consumidor frequenta os locais para se alimentar, perguntamos
aos consumidores se eles ou seus familiares faziam pedidos de delivery
(ou take away - retirar o pedido no estabelecimento). Na
amostra total a resposta foi positiva para 80% do total.
Já para a classe C o número caiu um pouco, para 71%.
No entanto, ambos são muito significativos, indicando este hábito de
comer fora do local (em casa, no trabalho, onde quiser) comida preparada em
estabelecimentos de foodservice atinge
todas as classes A, B e C, com maior incidência na A (94%) e na B (83%).
Em
resumo, compreendemos que as motivações são semelhantes entre as classes
sociais, porém os dados de frequência dos diferentes consumidores nos
estabelecimentos que preparam refeição fora de casa nos apontam hipóteses de
ordem econômica e de acesso, para uma menor incidência de frequência fora do
lar, do que dentro do lar, na Classe C.
Para
que possamos nos aprofundar um pouco mais nos hábitos e preferências, a
pesquisa abordou também quais culinárias que os consumidores preferem comer em
restaurantes, cafés, padarias, bares e similares, para as 15 culinárias ou
pratos mais significativos.
Em
um primeiro bloco, composto por Pizzas, Sanduíches (hamburgueres,
cachorro-quente, wraps e outros), não há diferença significativa para a amostra
total e para a Classe C. Cerca de 30% dos consumidores preferem
consumi-los nos locais, seguido por comprá-los no delivery (50%
para pizzas e outros 37% para sanduíches). Portanto, estas culinárias são
preferencialmente consumidas no foodservice, seja no
local ou por delivery, pelos
respondentes, independentemente de classe social.
Em
um segundo bloco, composto por Açaís, Sorvetes, Cafés. Chás, Sucos. Vitaminas (e
similares), Bolos e Doces, Massas, Saladas e Pokes, Comida Brasileira caseira,
Comida Vegana e Vegetariana as diferenças de hábitos são leves,
cerca de 5 a 6 pontos percentuais menor em incidência de preferência para
consumi-las fora de casa para a Classe C com relação ao total, porém, mantendo
o hábito de preferir consumir estas culinárias no foodservice,
variando entre 9 e 41%, dependendo da culinária.
E
no terceiro bloco, composto por Comida Asiática (chinesa, japonesa etc.),
Grelhados/Churrascos/Espetos, Culinárias Internacionais (Árabe, Mexicana,
Portuguesa etc.), Peixes e Frutos do Mar e a Culinária Brasileira Regional
(nordestina, mineira etc.), a diferença se amplia para entre 9 e 13 pontos
percentuais menor em incidência de preferência para consumi-las fora de casa
para a Classe C com relação ao total, porém, mantendo o hábito de preferir
estas culinárias no foodservice entre 19 e 29%.
Para
finalizar, temos uma diferença importante no hábito de consumo de
3 tipos de culinária, que merecem investigações mais profundas para compreender
as oportunidades e motivações: a classe C indica que 65% não
consomem culinária vegana/ vegetariana, 58% respondem que não consome culinária
asiática (chinesa, japonesa etc.) e 52% dos respondentes da Classe C indicam
que não consomem culinárias internacionais (árabe, mexicana, portuguesa, entre
outras). As causas ou motivações podem ser associadas ao conhecimento da
culinária, acesso à experimentação ou econômico.
CULINÁRIAS NÃO CONSUMIDAS |
Classe A |
Classe B |
Classe C |
Total |
Vegana/ Vegetariana |
37% |
55% |
65% |
57% |
Asiática (chinesa, japonesa etc.) |
23% |
34% |
58% |
42% |
Outras culinárias internacionais (árabe, mexicana,
portuguesa, entre outros) |
16% |
29% |
52% |
36% |
Pudemos perceber que ao deixar uma
pergunta em aberto, em relação aos ingredientes ou
pratos que os tinham surpreendido positivamente nos 3 últimos meses que antecederam à
pesquisa, PEIXE CRU ficou entre os itens mais citados, além de Pimenta,
Páprica, Açafrão e Açaí. Talvez isso indique a falta de conhecimento e
experimentação de algumas culinárias, como a japonesa, além do acesso
econômico.
Para
fechar a pesquisa, perguntamos às 1.045 pessoas o que pediriam aos donos de
restaurante. As duas principais respostas foram associadas ao lançamento de
produtos mais baratos e gostosos e ao não sacrifício da qualidade, sendo mais
relevantes a questão do acesso econômico vir junto com o sabor para os
respondentes das Classes B e C, e a questão da qualidade para os respondentes
da Classe A.
PEDIDOS AOS DONOS DE RESTAURANTES, BARES E SIMILARES |
Classe A |
Classe B |
Classe C |
Total |
Lancem produtos mais baratos e gostosos |
29% |
42% |
52% |
44% |
Não sacrifiquem a qualidade dos produtos |
41% |
33% |
28% |
32% |
Como conclusão inicial, identificamos que
a Classe C é relevante em seu hábito de consumir
alimentação preparada fora do lar, seja no consumo no local ou fora do local
dos estabelecimentos, e há uma diversidade de culinárias e ocasiões de
consumo mais preponderantes.
Em um momento em que se
discute aspectos importantes da reforma tributária em nosso país, olhar as
necessidades desta classe social e os pedidos que fazem aos donos de
restaurante nos
revelam que nosso trabalho de manter o setor o mais competitivo possível,
com acesso às tendências e inovações para redução de desperdícios, preservação
do sabor e da qualidade dos alimentos e proporcionar custos menores é muito
importante e merece atenção de todo nosso mercado para que haja prosperidade no
setor de alimentação preparada fora do lar (foodservice).
Mais
informações sobre a Pesquisa podem ser encontradas em https://galunion.rds.land/pesquisa-com-consumidores-galunion-6edicao-2022
Caso
desejem saber mais, entrem em contato com sgalante@galunion.com.br ou pelo
site www.galunion.com.br.
(*) – Classificação por classes pelo Critério Brasil, da ABEP. Mais informações em https://www.abep.org/criterio-brasil
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