Pesquisar no Blog

sábado, 29 de abril de 2023

Momentos difíceis pedem uma educação mais positiva nas escolas

 

As notícias mais recentes sobre a questão da saúde mental de crianças e jovens são muito preocupantes. Entende-se por saúde mental infantil, segundo a Organização Mundial de Saúde, o bem-estar emocional, psicológico e social das crianças, o que influencia sua capacidade de pensar, sentir e agir adequadamente.

 

"É urgente que pais, cuidadores, profissionais da saúde e educadores estejam atentos aos sinais de possíveis transtornos mentais nas crianças, a fim de proporcionar a elas o suporte e tratamento adequados", diz Henrique Bueno, Mestre em Psicologia Positiva pela University of East London e CEO do Wholebeing Institute.

 

Como a Psicologia Positiva pode ajudar?

Cada vez mais crianças e jovens estão lidando com problemas emocionais que afetam desde o comportamento, relacionamentos e o desempenho escolar, causando sentimentos de isolamento, baixa autoestima e até mesmo pensamentos negativos e autodepreciativos.

 

É nesse contexto que a PP realiza um trabalho de educação positiva, oferecendo ferramentas necessárias para lidar com as emoções e auxiliar gestores escolares a criarem um ambiente mais acolhedor e positivo.

 

Em palestras e workshops em instituições de ensino, Henrique apresenta a ferramenta dos 4Ps, que ajuda alunos e educadores a lidarem com emoções “negativas”:

 

1 – Pausa: diante de uma emoção negativa, feche os olhos, respire profundamente três vezes. Encontre o nome dessa emoção. Raiva? Medo? Tristeza? O que você está sentindo?

 

2 – Permita-se sentir: você é humano. Super normal o que está sentindo diante de determinado acontecimento. Não se julgue ou critique por isso. Pode ter raiva, sentir inveja.

 

3 – Perspectiva: nesse momento, seja um pouco mais racional. Você já sentiu isso antes? Passou rapidamente ou demorou? É comum você ter esse tipo de emoção? Reflita sobre o assunto, não aja com impulsividade. 

4 – Plano: depois de entender sua emoção, permitir sentir, analisar o ocorrido, trace um plano para aprender a lidar com isso. Pense em como agir daqui pra frente. Você é o responsável por suas escolhas. 

“Quando vivemos emoções positivas, expandimos nossa mente e nosso coração, temos uma melhor visão do mundo, construímos novas habilidades e nos tornamos mais criativos”, Barbara Fredrickson, professora de Psicologia da Universidade da Carolina do Norte

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados