Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Dia da Educação: confira as principais dicas dos especialistas

28 de abril, é celebrado o Dia da Educação. A data, criada pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em 1960, exalta a importância do conhecimento e da aprendizagem. Ela também é uma oportunidade para refletirfmos sobre como a educação pode transformar indivíduos, comunidades e o mundo em geral. Esta efeméride busca incentivar o acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de sua origem, gênero, raça ou condição social.  

Com os diversos acontecimentos do país, consultamos especialistas de diversas áreas para falar sobre a temática. Confira! 

 

EDUCAÇÃO E RACISMO

“A escola, assim como outras instituições, se estruturam e são estruturadas pelo racismo, que afeta negativamente o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes ao criar um ambiente de exclusão, desvalorização e falta de oportunidades equitativas. Para ela se transformar em um ambiente capaz de promover a valorização das diferenças, são necessárias políticas sistêmicas em âmbito de rede de ensino", afirma Helton Souto, presidente do Instituto DACOR. 

 

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Não tem como falarmos sobre o Dia da Educação sem lembrar dos últimos acontecimentos em algumas escolas do Brasil. Os ataques ocorridos chocaram a todos e trouxeram questões à tona. Como as escolas podem atuar nessa prevenção? Como os professores podem abordar isso em sala de aula e qual a melhor maneira de tratar isso com as crianças?  

Segundo Celso Lopes de Souza, psiquiatra e fundador do Programa Semente, que atua na formação socioemocional de alunos e educadores em diversas escolas brasileiras, uma das maneiras de atuar na prevenção é acionar as autoridades em casos de ameaças feitas à escola ou à universidade e seguir as orientações das autoridades. “É importante evitar a “catastrofização”. A escola deve evitar o anúncio [sobre a ameaça] antes da hora certa, antes de procurar as autoridades policiais”, afirma. 

O fundador do Programa ainda alerta que é essencial a instituição manter uma comunicação transparente com os pais – e isso deve ser cobrado pelos responsáveis, mesmo em escolas que não receberam ameaças ou não sofreram ataques. 

 

DIVERSIDADE ÉTNICA, BULLYING E SOCIOEMOCIONAL 

Tão importante quanto garantir que a escola tenha a melhor metodologia de ensino ou infraestrutura é construir um ambiente seguro para que alunas e alunos se sintam confortáveis com suas identidades. Somente por meio de canais de conversa livres e escuta autêntica por parte das instituições de ensino é que é possível propor momentos nos quais os alunos possam realmente se expressar, independente da temática. 

Cláudio Falcão, Diretor Executivo do Sistema Anglo e Sistema de Ensino pH, acredita que é necessário trabalhar a inclusão de reflexões no conteúdo do dia a dia e, dessa maneira, alinhar o aprendizado da escola com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), “Temos uma série de atividades que são propostas dentro de diversos materiais: de ciências, de biologia, história, geografia, sociologia e filosofia. Nessas diversas áreas você evidencia, traz à tona, propõe o debate, propõe a discussão, faz uma análise conceitual ou uma análise histórica.”

 

EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS

Efemérides como o Dia da Educação são oportunidades muito importantes para impulsionar pautas que muitas vezes ficam restritas a gestores educacionais e especialistas, engajando o Brasil em reflexões sobre o tema. Além de considerar o papel da educação básica no desenvolvimento dos saberes, é necessário entendermos sua importância na formação de uma nova geração de membros da nossa sociedade. 

“A educação básica tem a missão de promover a formação e desenvolvimento humano dos estudantes de forma global, para que eles sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, responsável, inclusiva e democrática, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", afirma Arthur Buzatto, CEO da Vereda Educação.

 

PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL NO CENÁRIO ATUAL

Diante o cenário de ataque e ameaças às escolas em diversos locais do Brasil, a discussão sobre qual o papel da gestão escolar na prevenção de casos de violência e de apoio à comunidade escolar ganha força.  

A gestão possui um papel muito importante na prevenção e resposta à violência, é responsabilidade da instituição garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos os alunos, professores e funcionários. Isso inclui a adoção de medidas para prevenir a violência, incluindo a implementação de programas de educação e conscientização sobre violência, bullying, assédio e outros comportamentos inapropriados para a boa convivência em sociedade.  

Para falar sobre o assunto, indicamos como fonte o Christian Coelho, consultor em gestão educacional com mais de 20 anos de experiência, especialista em andragogia e CEO do Grupo Rabbit, maior consultoria educacional da América Latina.

 

AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL JOVEM

A discussão de temas como racismo, intolerância religiosa, fake news, meio ambiente e respeito aos Direitos Humanos promove reflexões importantes que ajudam os jovens novos pontos de vista sobre o mundo. 

“O estudo de cidadania estimula a curiosidade intelectual dos estudantes, seu desejo de conhecer, sua abertura ao novo, o que lhes expõem a uma gama mais ampla de experiências e de debates”, afirma Áquila Nogueira, gestor de projetos educacionais da BEĨ Educação.

 

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM 2023 

Juliana Storniolo, Diretora de Ensino da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, projeto que oferece cursos para gestores e educadores, traz um panorama sobre os desafios da gestão escolar em 2023 e como eles impactam o cenário da educação. 

Segundo a diretora, os temas mais complexos estão relacionados às mudanças da sociedade. “Vivemos em um mundo que está em constante mudança, por isso um dos maiores obstáculos enfrentados pelos gestores é formar profissionais para um futuro que ainda não conhecemos”.

 

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Temos que refletir sobre as práticas ditas como “inovadoras” que estão sendo aplicadas, mas que na verdade não geram resultados tão bons quanto as práticas mais tradicionais. Hoje nós estamos muitas vezes recriminando o que já é aplicado, o que já está na educação há muitos anos em diversos países ao invés de aplicarmos aquilo que está funcionando e testarmos com calma aquilo que é novo. 

“Talvez estejamos com excesso de inovação na área da educação, onde na realidade não se está inovando, já que nem sempre essas novas práticas têm gerado grandes resultados educacionais. Isso envolve também a tecnologia, que não tem sido executada muitas vezes de maneira pedagógica. Aplicar coisas novas sim, mas aquelas que foram testadas e que geram realmente resultados. Utilizar novas tecnologias educacionais sim, mas aquelas que realmente tem um apelo educacional e que estão aliadas firmemente na pedagogia”, afirma Fabrício Garcia, da Qstione.

 

FUTURO DA EDUCAÇÃO E A EMPREGABILIDADE

Um estudo inédito realizado em março de 2022 pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Arymax, desenvolvido pelo Plano CDE, mostra a importância do ensino técnico na inserção do jovem no mercado de trabalho. Por isso, há alguns pontos para tratar sobre o papel da educação na empregabilidade e como o futuro de ambos está interligado. emprego e permanecer nela, garantindo um espaço ativo no mercado de trabalho. 

Para tratar sobre a relação entre o futuro da educação e a empregabilidade, Camila Miranda, Analista de Recursos Humanos da Elleve, fintech de crédito educacional, traz um panorama que retrata como o futuro de ambos os temas está interligado.

“A educação sem dúvidas contribui para a inserção e permanência da população no mercado de trabalho e no processo de empregabilidade como um todo. Na medida em que, quando o profissional investe em educação, há uma melhoria em diversos aspectos, como: aumento de renda, maior probabilidade de obter um emprego formal, maior probabilidade de recolocação profissional, entre outros”, destaca a analista.

 

www.miracomunica.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados