Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Butantan reinaugura Edifício Vital Brazil, cartão-postal da instituição, e abre Biblioteca Científica para o público

Abertura para visitantes será no dia 02 de maio; prédio passou

por restauração com investimento de R$ 19 milhões

 

 

Um dos prédios mais simbólicos do Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Edifício Vital Brazil será reaberto ao público a partir do dia 2 de maio. A cerimônia de entrega ocorreu nesta manhã, 28 de abril e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. 

A construção fica em um dos pontos mais altos dos 725 mil m², que compõem o Parque da Ciência do Butantan e abriga também a Biblioteca Científica do Butantan, agora totalmente modernizada. 

A reinauguração também marcou a data em que se comemora o aniversário do fundador do Butantan, Vital Brazil, que dá nome ao prédio. O investimento total da obra de restauro chegou próximo dos 19 milhões de reais, provenientes da Fundação Butantan, que atua em apoio ao Instituto Butantan. A intervenção no edifício durou 36 meses.  

A Biblioteca Científica do Butantan, antes usada apenas por estudantes e pesquisadores, agora será aberta ao público geral e visitantes do Parque da Ciência. O espaço foi ampliado e ganhou novos ambientes para palestras, aulas e para pesquisas individuais. O acervo é constituído por cerca de 4.500 obras relacionadas às temáticas de pesquisas desenvolvidas na instituição, em áreas como herpetologia, artrópodes, biodiversidade, saúde pública, medicina, soros e vacinas, biologia, farmacologia, tecnologia, imunologia e patologia – muitos dos títulos são centenários.  

O prédio abriga também o Espaço Semear Leitores, projeto realizado em parceria com a Fundação Bunge, com objetivo de estimular o contato de crianças com os livros de maneira prazerosa, incentivando a leitura e promovendo a ampliação do universo cultural infantojuvenil. 

“Desde a sua fundação, há 122 anos, o Butantan tem sido um equipamento de São Paulo dedicado à ciência e também à educação e ao lazer. A reabertura do Edifício Vital Brazil atende a essas vocações, modernizando e ampliando a biblioteca e os espaços acadêmicos, e também oferecendo locais de visitação que se somam ao Parque da Ciência”, ressalta Esper Kallás, diretor do Instituto. 

 

A obra e sua restauração

A construção, concebida pelo arquiteto e engenheiro Mauro Álvaro de Souza Camargo foi inaugurada em 1914, já para abrigar a biblioteca e também alguns laboratórios. E se transformou ao longo dos anos em um cartão-postal, uma espécie de ponto instagramável ao ar livre, já que além da exuberância arquitetônica e a aparência de prédio do início do século 20, ostenta na fachada a inscrição Instituto Butantan, avistada por quem fotografa o prédio de qualquer degrau da imponente escada de acesso a partir do serpentário.  

Todas essas características foram preservadas no projeto de restauração e a execução do projeto trouxe grandes surpresas. Uma delas foi a evidência de pinturas murais escondidas por um forro de gesso. As ilustrações, recuperadas por técnicas de restauro em pintura, revelaram figuras marcantes da ciência, como Edward Jenner (1749-1823), responsável pela criação da vacina da varíola, e Louis Pasteur (1822-1895), cientista que revolucionou o combate a doenças infecciosas. Em um trabalho artesanal e detalhista, foram realizadas raspagens com bisturi para identificar as sete camadas de tinta que escondiam a primeira coloração adotada no prédio. 

Com parte do acervo já digitalizada, em breve toda a produção científica dos mais de 120 anos de história da instituição estará acessível para consulta no Sapientia, repositório digital do instituto disponível para todos os públicos. 

 

Serviço

Edifício Vital Brazil e Biblioteca Científica do Butantan

Data de abertura: 2 de maio de 2023

Horário: terça a sexta-feira, das 09h às 16h45 (mesmo horário de funcionamento dos Museus)

 

Espaço de Leitura Semear Leitores

Data de abertura: 2 de maio de 2023

Horário: terça a sexta-feira, das 12h30 às 16h30

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados